Protótipo Garra Mecânica
Palavras-chave:
garra, mecânica, indústria, servomotores, arduinoResumo
A garra mecânica tem como finalidade apresentar o curso de automação industrial fornecido pelo Instituto Federal Fluminense aos visitantes do “sacaiff” e abordar temas sociais e industriais. O projeto consiste em um braço mecânico, um arduino UNO, um módulo Bluetooth, dois joysticks, uma placa de ensaio, jumpers, um botão, quatro servomotores, uma fonte de alimentação e uma bateria. Com o avanço da indústria 4.0, se torna indispensável o uso da automatização. Com isso, apresentamos a garra mecânica, que é capaz de diminuir o tempo e aumentar a escala de produção. Além disso, a garra mecânica também serve como instrumento de segurança. Em usinas nucleares, por exemplo, para não entrar em contato com os resíduos radioativos, o operador poderia utilizá-la para não se expor a riscos. A garra mecânica também é capaz de lidar com a LER (Lesão por esforço repetitivo) e a DORT (Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho), além de poder servir como instrumento de aprendizado dentro das salas de aula. A garra funciona com dois modos de operação que podem ser alternados apertando um botão. Para controlá-la manualmente utilizamos joysticks, e para controlá-la virtualmente utilizamos o Bluetooth. A alimentação dos motores se dá através de todas as orientações dispostas no trabalho, substituindo-as pelo respectivo texto. Cuidado de não apagar as imagens de plano de fundo da primeira e das demais páginas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Pedro da Silva Dutra, Matheus da Silva de Oliveira, Pedro Soldati Torres Guimarães, Pedro Renato Souza Duarte, Raul Álvaro Barroso dos Santos, Valéria Rodrigues Valle
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar o trabalho para avaliação, o autor concorda automaticamente em colocá-lo sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial (CC BY-NC).
Com esta licença, terceiros podem:
- Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar, remixar, transformar e criar a partir do material.
Contudo, ao fazer uso do material, terceiros:
a) Devem:
- Atribuir a autoria do material.
- Dar o crédito apropriado ao autor.
- Prover um link para a licença.
- Indicar se mudanças foram feitas.
b) Não podem:
- Sugirir, explicita ou implicitamente, que o autor do material o apoia.
- Sugerir, explicita ou implicitamente, que o autor do material apoia o uso que está sendo feito do material.
- Usar o material original ou derivado para fins comerciais.
Detalhes da licença podem ser encontrados em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0.