https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/issue/feed Congresso de Divulgação Científica, Cultural e Tecnológica do IFF Pádua 2023-11-22T00:00:00-03:00 Comissão Organizadora do Congresso de Divulgação Científica, Cultural e Tecnológica do IFF Pádua (SACAIFF) sacaiff@iff.edu.br Open Journal Systems <p>O Congresso de Divulgação Científica, Cultural e Tecnológica do IFF Pádua (SACAIFF) é um evento de periodicidade anual, organizado pelo <em>Campus</em> Santo Antônio de Pádua, do Instituto Federal Fluminense. É fruto do caminho trilhado de 2017 a 2021 pela Semana de Divulgação Científica e Cultural do <em>campus</em>, da qual herda a sigla. Pretende dar visibilidade às ações e aos agentes que contribuem para a produção e difusão do conhecimento na região Noroeste Fluminense, bem como refletir sobre a importância da Ciência, Cultura e Tecnologia no desenvolvimento local a partir de uma perspectiva ampliada de desenvolvimento que leve em conta a transformação social e o bem-estar dos cidadãos. Conta com a participação de alunos e trabalhadores da educação básica e superior, egressos, artistas, grupos culturais e representantes dos diversos setores da comunidade.</p> <p><strong>ISSN 2965-6508</strong></p> https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1689 Afeto em Cores 2023-10-04T15:18:46-03:00 Rafaela Moraes Cruz rafaela.cruz@iff.edu.br Alissa Oliveira Santiago sacaiff@iff.edu.br Rafaela Schelck Santana sacaiff@iff.edu.br Raphael Domingues Enetério sacaiff@iff.edu.br Andressa Soares dos Santos sacaiff@iff.edu.br Rafael Barbosa de Paula sacaiff@iff.edu.br Débora Miranda dos Santos sacaiff@iff.edu.br Ana Gabriela Leal Rodrigues Lima sacaiff@iff.edu.br Amanda Nunes Moreira sacaiff@iff.edu.br Ediani Maria Martins de Mello sacaiff@iff.edu.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="color: #000000;">O presente projeto, proposto pela Coordenação de Assistência Estudantil em parceria com os professores de Artes Visuais e Filosofia, busca e</span><span style="color: #000000;">stimular a dimensão afetiva da comunidade escolar do Campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense de forma a contribuir para o desenvolvimento cognitivo d</span><span style="color: #000000;">os</span><span style="color: #000000;"> nossos estudantes. </span><span style="color: #000000;">Assim, o projeto vem proporcionar</span><span style="color: #000000;"> um ambiente escolar com cor, </span><span style="color: #000000;">a partir da pintura das escadas e rampas de acesso às salas de aula, como forma de estimular</span><span style="color: #000000;"> a sensação de bem-estar na comunidade </span><span style="color: #000000;">e g</span><span style="color: #000000;">era</span><span style="color: #000000;">r</span><span style="color: #000000;"> predisposição para relações afetivas, emocionais e cognitivas. </span><span style="color: #000000;">A </span><span style="color: #000000;">expressão artística</span><span style="color: #000000;"> é fomentada no projeto </span><span style="color: #000000;">como forma de externar emoções e sentimentos da comunidade </span><span style="color: #000000;">e junto dela acentuar o </span><span style="color: #000000;">protagonismo estudantil/juvenil nas ações do campus Santo Antônio de Pádua. </span><span style="color: #000000;">Com essas frentes, o projeto busca in</span><span style="color: #000000;">centivar o trabalho colaborativo entre a comunidade escolar </span><span style="color: #000000;">e cada vez mais i</span><span style="color: #000000;">ntensificar </span><span style="color: #000000;">nos estudantes, servidores e </span><span style="color: #000000;">terceirizados</span><span style="color: #000000;">, </span><span style="color: #000000;">o sentimento de pertencimento à escola.</span></span></span></p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Rafaela Moraes Cruz, Alissa Oliveira Santiago, Rafaela Schelck Santana, Raphael Domingues Enetério, Andressa Soares dos Santos, Rafael Barbosa de Paula, Débora Miranda dos Santos, Ana Gabriela Leal Rodrigues Lima, Amanda Nunes Moreira, Ediani Maria Martins de Mello https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1656 Arranha-céus e Valas 2023-09-27T21:59:28-03:00 Carlos Eduardo Cardoso Eccard sacaiff@iff.edu.br Evyllen Lima Cardoso sacaiff@iff.edu.br João Felipi Reis Mosquine Peres sacaiff@iff.edu.br Leticia da Costa Silva Nogueira sacaiff@iff.edu.br Moisés Gabry Santos sacaiff@iff.edu.br <div> <p class="Standard">O "Arranha-céus e Valas: Desvelando a estrutura oculta da desigualdade” foi um projeto que propôs a criação de uma sala temática interativa, dentro do SACAIFF 2023com o propósito de conscientizar o público sobre questões relacionadas a desigualdade social e seus impactos, através de recursos como criação de obras de artes visuais autorais, atividades interativas com os visitantes, campanha de agasalho, vídeos com imagens da cidade de Santo Antônio de Pádua mescladas com depoimentos dos entrevistados e clipes sobre o tema central. Apresentamos os resultados da nossa pesquisa etnográfica que teve como objetivo caracterizar a visão de mundo de dois grupos sociais: pessoas em situação de rua e pessoas que não estão em situação de rua, no que diz respeito ao tema da desigualdade social, destacando e distinguindo as particularidades de cada um desses grupos.Os entrevistados em situação de rua atribuem sua condição a circunstâncias e escolhas pessoais, confiando na fé para uma mudança. No entanto, expressam insatisfação com a ajuda limitada da igreja.Por outro lado, os não moradores de rua minimizam a desigualdade social, acreditando no sucesso individual e considerando o preconceito social mais significativo que o racial, não vendo necessidade de cotas.Esses resultados refletem a influência profunda da desigualdade social arraigada e do modelo capitalista na percepção da vida.</p> </div> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Carlos Eduardo Cardoso Eccard, Evyllen Lima Cardoso, João Felipi Reis Mosquine Peres, Leticia da Costa Silva Nogueira, Moisés Gabry Santos https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1688 Arte Degrau 2023-10-04T15:03:47-03:00 Rafaela Moraes Cruz rafaela.cruz@iff.edu.br Larissa de Souza Almeida sacaiff@iff.edu.br Nicolas Masiero Lamim sacaiff@iff.edu.br Gabriel Bueno Garcia sacaiff@iff.edu.br Kaiqui Frontelmo Mercante sacaiff@iff.edu.br Yuri Nascimento Barros de Almeida sacaiff@iff.edu.br Pedro Vieira Valente Chagas sacaiff@iff.edu.br Karina Lugon David sacaiff@iff.edu.br Julia Custódio Liziário sacaiff@iff.edu.br Isadora Oliveira Moura sacaiff@iff.edu.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="color: #000000;">C</span><span style="color: #000000;">omo parte da recepção dos alunos na ação de volta às aulas 2020, </span><span style="color: #000000;">a Coordenação de Assistência Estudantil propôs o presente projeto, visando e</span><span style="color: #000000;">stimular a dimensão afetiva da comunidade escolar </span><span style="color: #000000;">do Campus Pádua do IFF, </span><span style="color: #000000;">contribui</span><span style="color: #000000;">ndo</span><span style="color: #000000;"> para o desenvolvimento cognitivo de nossos estudantes. </span><span style="color: #000000;">Parado durante o período da pandemia, em 2023 o projeto retoma com todas as forças e conta com diversas etapas, dentre elas convite aos professores de Artes Visuais e Filosofia para desenvolver o projeto de forma integrada; convite aos estudantes, servidores e terceirizados para participarem do projeto; encontros com os estudantes para levantamento d</span><span style="color: #000000;">e</span><span style="color: #000000;"> frases </span><span style="color: #000000;">para pintura </span><span style="color: #000000;">e a partir delas realização de reflexão sobre o caminhar para as salas de aula com a leitura das frases; minicurso sobre tipografia, lettering e psicologia das cores; pintura das escadas e da rampa com mensagens afetivas que tornassem o caminhar da comunidade um momento de estímulo a bons pensamentos, sentimentos e ações. O projeto culmina na apresentação à comunidade interna e externa na Semana Acadêmica da escola.</span></span></span></p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Rafaela Moraes Cruz, Larissa de Souza Almeida, Nicolas Masiero Lamim, Gabriel Bueno Garcia, Kaiqui Frontelmo Mercante, Yuri Nascimento Barros de Almeida, Pedro Vieira Valente Chagas, Karina Lugon David, Julia Custódio Liziário, Isadora Oliveira Moura https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1674 Banco Sustentável 2023-09-29T17:49:33-03:00 Annalice de Aguiar Santana sacaiff@iff.edu.br Camile Gulineli de Albuquerque sacaiff@iff.edu.br Daniel Jardim da Silva sacaiff@iff.edu.br David Carvalho Vieira sacaiff@iff.edu.br Eduardo Leite de Paula Filho sacaiff@iff.edu.br Emanuel Victor Raimundo Rosa sacaiff@iff.edu.br Hyrlana Ribeiro Costa sacaiff@iff.edu.br Laís Nascimento de Souza sacaiff@iff.edu.br Livya da Silva Abreu sacaiff@iff.edu.br Luma Barbosa Costa costaluma56@gmail.com Maria Luisa Ribeiro Marques Ramos sacaiff@iff.edu.br Mateus Souza Lopes sacaiff@iff.edu.br Thiago Machado Carneiro sacaiff@iff.edu.br <p>Esse tema foi escolhido após uma pesquisa Institucional sobre quais as necessidades dos alunos e servidores, a situação mais citada foi a falta de bancos, principalmente no horário do almoço. Levando em consideração essa situação, pensamos em fazer um banco em nosso trabalho do SACAIFF, analisamos também a falta de lixeiras e plantas em nosso Instituto, e por esses motivos definimos que o nosso projeto seria um banco com lixeira e um espaço para plantas embutidos, nosso objetivo foi construir um banco do zero que fosse sustentável, utilizando paletes, visando um ambiente de lazer para os estudantes e servidores, que na maioria das vezes não é encontrado por causa da falta de bancos.De acordo com pesquisas e aulas do nosso curso (principalmente de Gestão Ambiental), foi possível realizar nosso trabalho do com a orientação do nosso professor Luis Gustavo Rosadas Campos, levando em consideração a ergonomia corporal, os materiais disponíveis, entre outras coisas.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Annalice de Aguiar Santana, Camile Gulineli de Albuquerque, Daniel Jardim da Silva, David Carvalho Vieira, Eduardo Leite de Paula Filho, Emanuel Victor Raimundo Rosa, Hyrlana Ribeiro Costa, Laís Nascimento de Souza, Livya da Silva Abreu, Luma Barbosa Costa, Maria Luisa Ribeiro Marques Ramos, Mateus Souza Lopes, Thiago Machado Carneiro https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1643 Bobina de Tesla 2023-09-19T18:15:55-03:00 Lucas Sanches Moraes sacaiff@iff.edu.br Cleyton Eccard Cordeiro sacaiff@iff.edu.br Maria Clara Gabry Gomes sacaiff@iff.edu.br Arthur Pereira Mendes Oliveira Lugão sacaiff@iff.edu.br João Victor Thomás sacaiff@iff.edu.br Victoria da Costa Faria sacaiff@iff.edu.br <p>A bobina de Tesla representa uma evolução notável na eletricidade, simbolizando a aplicação da ciência e tecnologia para melhorar a qualidade de vida. Inventada por Nikola Tesla no final do século XIX, esta criação influenciou a pesquisa e desenvolvimento de várias tecnologias, desde a comunicação por rádio até a eletrônica moderna e iluminação fluorescente. A bobina opera com base no princípio da indução eletromagnética, gerando correntes elétricas por meio de duas bobinas: a primária com 3 voltas de fio, e a secundária com cerca de 375 voltas para nossos testes. A corrente oscilante na bobina primária gera um campo magnético variável, induzindo uma corrente elétrica variável na bobina secundária. Esta corrente resulta em um campo magnético e elétrico oscilante, capaz de acender uma lâmpada fluorescente. O circuito para essa façanha inclui interruptor, transistor, resistor, bateria e fios, onde o interruptor está conectado à extremidade positiva da bateria e ao emissor do transistor. O coletor do transistor liga-se à bobina primária, e o outro extremo da bobina está ligado simultaneamente ao polo negativo da bateria e ao resistor. O segundo extremo do resistor conecta-se à base do transistor e a um terminal da bobina secundária, enquanto o segundo terminal desta permanece desligado.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Lucas Sanches Moraes, Cleyton Eccard Cordeiro, Maria Clara Gabry Gomes, Arthur Pereira Mendes Oliveira Lugão, João Victor Thomás, Victoria da Costa Faria https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1648 Book Tour 2023-09-20T11:41:41-03:00 Giovana D’Ávila Souza Silveira sacaiff@iff.edu.br Julianne Carvalho Silva sacaiff@iff.edu.br Anita Mello Cordeiro sacaiff@iff.edu.br Mariana Dias Alexandre Pires sacaiff@iff.edu.br <p>Book Tour, uma ferramenta para o turismo, tem como principal objetivo mostrar um pouco de Santo Antônio de Pádua e seus Municípios, por meio da fotografia e contando um pouco da história de cada lugar, por meio de bibliografias e entrevistas com antigos moradores, incentivando então o turismo local. O nome Book Tour significa turismo em forma de livro, e é esse nosso desejo no final do trabalho de pesquisa, ter um “Book Tour” de Santo Antônio de Pádua. Como se trata de uma continuidade ao trabalho de pesquisa iniciado em 2021, nossos objetivos para esse ano é visitar Centros de Memória da cidade, secretaria de Turismo e demais órgãos relacionados; caracterizar os atores que auxiliarão na composição do livro sobre turismo, como antigos moradores e autoridades locais; descrever os capítulos que irão compor a obra; realizar os registros fotográficos e suas respectivas legendas; realizar as entrevistas com os atores locais (antigos moradores e autoridades locais); apresentar ao menos um Seminário sobre o Projeto; buscar parcerias para Publicação da Obra. Desse modo incentivaremos o turismo local, valorizando áreas da nossa cidade que por algum motivo foi esquecida, e ajudando até na economia, com o turismo sendo uma forte atividade econômica, nossos objetivos é poder fornecer benefícios à sociedade em formato de uma obra visual que possa favoreça a vinda de turistas para a cidade, com uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Santo Antônio de Pádua e o Instituto Federal Fluminense.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Giovana D’Ávila Souza Silveira, Julianne Carvalho Silva, Anita Mello Cordeiro, Mariana Dias Alexandre Pires https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1639 Cabelos trançados 2023-09-19T11:48:53-03:00 Anderson Borges Oliveira sacaiff@iff.edu.br Anne Beatriz Alves Santos sacaiff@iff.edu.br José Inácio Rodrigues Machado sacaiff@iff.edu.br Júlia da Silva Oliveira sacaiff@iff.edu.br Fábio Rodrigo Penna sacaiff@iff.edu.br <p>Em 2023, vinte anos após a promulgação da Lei 10.639/2003, alterada para Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena", no currículo oficial das Redes de Ensino, a resistência a essa temática permanece sendo ampliada em vários segmentos da sociedade, inclusive na própria escola. O próprio Instituto Federal Fluminense não vem sendo um espaço de representações positivas para que, no imaginário coletivo, ocorram autorreconhecimentos dos alunos e alunas negros. Considerando que o racismo adoece e mata, a saúde mental de nossos alunos e alunas negras deve receber a atenção e carinho devidos. Logo, a educação antirracista deve ser implementada com vigor. Partindo desse propósito, propomos um trabalho que retrate positivamente a estética negra por meio de cabelos trançados, como forma de empoderamento, combate ao racismo e reencantamento da comunidade em que vivemos.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Anderson Borges Oliveira, Anne Beatriz Alves Santos, José Inácio Rodrigues Machado, Júlia da Silva Oliveira, Fábio Rodrigo Penna https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1679 Chocadeira Automática 2023-10-01T13:40:09-03:00 Alexandre de Oliveira Mieli alexandre.mieli@iff.edu.br Raul Álvaro Barroso dos Santos raulalvaro@id.uff.br Gustavo de Oliveira Fonseca gustavo.cardoso0524@gmail.com Gabriel Sentineli Lima conteevil190200@outlook.com Gabriella Gonçalves de Oliveira gagodeoli19091965@gmail.com <p>Nos últimos anos, tem havido um grande aumento na criação de aves em incubadoras automatizadas. Esses equipamentos são capazes de regular a temperatura, umidade, rolagem de ovos e o arejamento de forma precisa, permitindo um controle mais efetivo do processo de incubação. Porém, muitos desses aparelhos disponíveis no mercado ainda possuem algumas limitações que podem comprometer a qualidade dos ovos incubados e, consequentemente, o sucesso da produção. Visando superar essas limitações, foi proposto neste trabalho o desenvolvimento de uma incubadora automática mais eficiente e precisa, a fim de melhorar os parâmetros da incubação. Existe, atualmente, uma grande demanda que visa a redução dos custos operacionais e aumento da rentabilidade de pequenas e grandes empresas, oferecendo um ambiente controlado e seguro para criação e incubação de aves. Inicialmente, pesquisas foram realizadas em conjunto com os orientadores para definir a escolha de materiais de qualidade com bom custo-benefício para a construção do equipamento, bem como os dispositivos para a realização do processo de funcionamento (motores, sensores, resistores, circuitos integrados, <em>display</em>). Com base nos resultados dessas pesquisas, iniciou-se a aquisição dos itens, com a posterior montagem da chocadeira, trabalhando, também, o aspecto estético. Finalmente, a chocadeira foi submetida a diversos testes para avaliar sua confiabilidade, demonstrando um desempenho excelente no que diz respeito ao controle de temperatura, ventilação e umidade.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Alexandre de Oliveira Mieli, Raul Álvaro Barroso dos Santos, Gustavo de Oliveira Fonseca, Gabriel Sentineli Lima, Gabriella Gonçalves de Oliveira https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1631 Composteira Doméstica 2023-09-15T22:22:02-03:00 Victor de Oliveira Barcellos Cunha sacaiff@iff.edu.br Hyan Matheus Arantes Azeredo Pinto sacaiff@iff.edu.br Matheus Da Silva Celestino Rodrigues Felix sacaiff@iff.edu.br Andrielly Marmelo Silva Pinheiro sacaiff@iff.edu.br Amanda Nunes Moreira sacaiff@iff.edu.br Manuelly dos Santos Barbosa sacaiff@iff.edu.br Pedro Vieira Valente Chagas sacaiff@iff.edu.br Thales Ferreira Costa sacaiff@iff.edu.br Thales Marques da Silva sacaiff@iff.edu.br Matheus Aurélio Neves sacaiff@iff.edu.br Fabiana Gripa Letieri sacaiff@iff.edu.br Matheus Henrique Bezerra Quintão Cardoso sacaiff@iff.edu.br <p>A compostagem é o processo de reciclagem de lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas substituindo o uso de produtos químicos. Produzir uma composteira doméstica é uma ótima opção para quem quer dar um melhor fim para o lixo orgânico e contribuir para o meio ambiente e não tem muito espaço. Os resíduos orgânicos que seriam jogados fora, são depositados na composteira para serem transformados em fertilizantes naturais e adubar a terra. Esses produtos produzidos a partir da compostagem pode e deve ser utilizado na agricultura familiar pois ele tem um melhor custo beneficio e um produto 100% natural. O objetivo é diminuir os impactos ambientais, reduzindo os resíduos orgânicos enviados aos aterros sanitários e evitar a contaminação do solo e água com o chorume. A composteira é formada principalmente pelo substrato, material orgânico e minhocas, que serão responsáveis pela produção de húmus. Em nosso trabalho, foi utilizado 2 recipientes com a presença dos materiais necessários para o funcionamento e mais um para a coleta de chorume. Nós esperamos ter a produção de chorume para produzir fertilizantes e adubo.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Victor de Oliveira Barcellos Cunha, Hyan Matheus Arantes Azeredo Pinto, Matheus Da Silva Celestino Rodrigues Felix, Andrielly Marmelo Silva Pinheiro, Amanda Nunes Moreira, Manuelly dos Santos Barbosa, Pedro Vieira Valente Chagas, Thales Ferreira Costa, Thales Marques da Silva, Matheus Aurélio Neves, Fabiana Gripa Letieri, Matheus Henrique Bezerra Quintão Cardoso https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1683 Controle de Veículo por Aplicativo 2023-10-01T13:48:16-03:00 Alexandre de Oliveira Mieli alexandre.mieli@iff.edu.br Raul Álvaro Barroso dos Santos raulalvaro@id.uff.br Brenda Duarte Miranda duartebrenda859@gmail.com Davi Silveira dos Santos davi07silveira07@gmail.com Gauthier Rodrigues Felix Benedito André gauthier0926@gmail.com Pablo Henryque Paes Bento da Rocha Pablopaesrocha@gmail.com Pâmela Rocha da Silva Pamela.roch00@gmail.com <p>O presente trabalho trata da montagem, da programação e dos testes de um carro guiado remotamente por aplicativo, utilizando circuitos e outros componentes eletrônicos. O protótipo foi desenvolvido com o intuito de verificar a viabilidade do controle de um veículo de pequeno porte através de um celular. Tal objetivo se justifica pelo fato de que, com este tipo de controle, possibilita-se o acesso de vários dispositivos à máquina, o que pode ser bastante importante em inúmeras aplicações reais. Para a construção da estrutura e sistema de tração do carro, foram utilizados um chassi de MDF, um motor DC para cada roda de borracha e um eixo metálico simples. O funcionamento possui como foco o Arduino Uno (cujo próprio <em>software</em> foi utilizado para a programação) e outros componentes como módulos Bluetooth HC-05 e Ponte H. A alimentação se dá por uma bateria de 9 V. Os resultados foram bastantes satisfatórios dentro do que o trabalho propôs, porém, certas melhorias precisam ser alcançadas para um controle mais preciso e direto do veículo, o que abre caminho para a continuação da pesquisa.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Alexandre de Oliveira Mieli, Raul Álvaro Barroso dos Santos, Brenda Duarte Miranda, Davi Silveira dos Santos, Gauthier Rodrigues Felix Benedito André, Pablo Henryque Paes Bento da Rocha, Pâmela Rocha da Silva https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1664 Cultura Visual e o poder das imagens 2023-09-29T16:22:52-03:00 Evyllen Lima Cardoso sacaiff@iff.edu.br Izabely Vieira Cesar da Silva sacaiff@iff.edu.br Nicolle Costa Rodrigues sacaiff@iff.edu.br <p>O Projeto de Pesquisa intitulado “Diálogos entre Filosofia e Arte: Um olhar em construção”, pesquisará o campo de estudos visuais, mais conhecido como cultura visual e o campo da Filosofia da Arte, mais especificamente a Estética Contemporânea. O campo de estudos da Cultura Visual trata-se de um campo de estudos recente, focado em investigar e entender as relações existentes entre à construção do visual nas artes, nas mídias (cinema, youtube, netflix, etc) e na vida cotidiana, e como essas construções vem impactando a vida de cada sujeito. A imagem, é o objeto de estudo central nesse campo de conhecimento, uma vez que por elas, são produzidos significados que estão modelando os espaços culturais em que vivemos e que quase sempre, modelam nosso jeito de pensar, agir e consumir, mas muita das vezes não nos damos conta disso. Nesse projeto de pesquisa, teremos como grande desafio, o de levar nossos alunos a uma caminhada rumo a uma alfabetização visual crítica (Hernández, 2007) permitindo a eles, desenvolver competências de análise e de interpretação perante a multiplicidade de textos existentes na contemporaneidade, como textos visuais, auditivos, corporais, uma vez que a compreensão desses textos tornar-se-á tão importante para compreender as construções subjetivas que cada sujeito realiza, através das imagens, permitindo com isso, desenvolver um melhor entendimento de si e do mundo a sua volta. Tudo isso embasado nas discussões da Filosofia da Arte e da Cultura Visual.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Evyllen Lima Cardoso, Izabely Vieira Cesar da Silva, Nicolle Costa Rodrigues https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1671 Degrau em cor 2023-09-29T16:17:52-03:00 Rafaela Moraes Cruz rafaela.cruz@iff.edu.br Ana Clara de Lima Gomes sacaiff@iff.edu.br Lucas de Souza França sacaiff@iff.edu.br Alex Rodrigues Rocha sacaiff@iff.edu.br Bruna Azevedo Moraes sacaiff@iff.edu.br Claudio Machado Tostes Junior sacaiff@iff.edu.br Daniela Pacheco Marques sacaiff@iff.edu.br Isaque Cardoso Victor sacaiff@iff.edu.br Maria Clara Gabry Gomes sacaiff@iff.edu.br Maria Eduarda Abreu Sampaio sacaiff@iff.edu.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="color: #000000;">O </span><span style="color: #000000;">presente </span><span style="color: #000000;">projeto visa estimular a dimensão afetiva da comunidade escolar - formada pelos estudantes, servidores e terceirizados - por meio do registro artístico no prédio do campus, </span><span style="color: #000000;">e é uma ação desenvolvida pela Coordenação da Assistência Estudantil do Campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense.</span><span style="color: #000000;"> Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, aspira-se com o projeto incentivar a afetividade nas relações entre a comunidade escolar e o sentimento de pertencimento nesta comunidade, além de fomentar a expressão artística, o trabalho colaborativo e o protagonismo estudantil. Para realização do projeto propõe-se a atividade de pintura dos degraus da escada com mensagens que transmitam afetividade à comunidade, precedida do convite aos professores de Artes e Filosofia da Instituição para realização de uma reflexão inicial, juntos aos estudantes do campus, sobre a expressão artística e a Educação Filosófica para o desenvolvimento humano. Espera-se com o projeto o estímulo da afetividade entre a comunidade escolar e seus desdobramentos na aprendizagem e nas habilidades sociais.</span> </span></span></p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Rafaela Moraes Cruz, Ana Clara de Lima Gomes, Lucas de Souza França, Alex Rodrigues Rocha, Bruna Azevedo Moraes, Claudio Machado Tostes Junior, Daniela Pacheco Marques, Isaque Cardoso Victor, Maria Clara Gabry Gomes, Maria Eduarda Abreu Sampaio https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1659 Energia eólica 2023-09-28T14:50:43-03:00 Francisco de Oliveira Debossan Games sacaiff@iff.edu.br Filipe Elias Lugão Faria sacaiff@iff.edu.br Miguel Oliveira Nogueira da Silva sacaiff@iff.edu.br Claudio Machado Tostes Junior sacaiff@iff.edu.br Glauber Bernardes Lima sacaiff@iff.edu.br Jabyz Rodrigues de Souza sacaiff@iff.edu.br Isaque Cardoso Victor sacaiff@iff.edu.br <p>A maquete foi projetada para proporcionar uma representação vívida e educativa do processo de geração de energia eólica. Com o uso de miniaturas de turbinas eólicas, a maquete oferece uma oportunidade única para os observadores entenderem de forma prática como a força dos ventos pode ser capturada e transformada em eletricidade limpa e renovável. Cada componente da maquete, desde as pás das turbinas até a rede elétrica simulada, foi construído para fornecer uma representação precisa e envolvente do processo. A metodologia abrangeu a pesquisa e design das miniaturas e os resultados obtidos na representação proposta sublinham a eficiência e confiabilidade da energia eólica como uma fonte de energia sustentável, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a preservação do meio ambiente. Ao explorar esta maquete, os observadores são capazes de compreender de forma holística como a energia eólica pode desempenhar um papel fundamental na transição para um futuro energético mais limpo e sustentável. Em última análise, este estudo demonstra que a energia eólica é uma solução viável para as demandas energéticas atuais e futuras, promovendo um mundo mais verde e sustentável.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Francisco de Oliveira Debossan Games, Filipe Elias Lugão Faria, Miguel Oliveira Nogueira da Silva, Claudio Machado Tostes Junior, Glauber Bernardes Lima , Jabyz Rodrigues de Souza, Isaque Cardoso Victor https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1690 Escada de afeto 2023-10-04T15:31:33-03:00 Rafaela Moraes Cruz rafaela.cruz@iff.edu.br Laura Alves Balbino sacaiff@iff.edu.br Grazielly Gesualdi Carneiro sacaiff@iff.edu.br Miguel Daibes Rabelo Ferreira sacaiff@iff.edu.br Yasmim Custódio da Silva sacaiff@iff.edu.br Yasmim Soares de Mello sacaiff@iff.edu.br Patrick Marins Jorge da Silva sacaiff@iff.edu.br Matheus Aurélio Neves sacaiff@iff.edu.br Thiago Ramos Muniz Pinheiro sacaiff@iff.edu.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="color: #000000;">E</span><span style="color: #000000;">scola é espaço de desenvolvimento humano. </span><span style="color: #000000;">A partir disso</span><span style="color: #000000;">, a Coordenação de Assistência Estudantil do campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense, decidiu estimular a dimensão afetiva de nossos estudantes por meio de </span><span style="color: #000000;">expressão</span><span style="color: #000000;"> artística, dando à escola a cara da comunidade escolar. </span><span style="color: #000000;">Sabendo que a</span><span style="color: #000000;"> expressão por meio da arte está relacionada também às cores, </span><span style="color: #000000;">part</span><span style="color: #000000;">e</span><span style="color: #000000;">-se do princípio de que a</span><span style="color: #000000;"> configuração cromática do ambiente escolar traduz o acolhimento da escola aos seus aprendizes e estimula o interesse deles pelo espaço e pela construção do conhecimento, </span><span style="color: #000000;">um dos objetivos do projeto. Dentre todos os espaços do campus de ampla exposição, adequados a receberem registros artísticos, como quadra de esportes, refeitório e paredes externas de sala de aula, que fica como proposta futura para continuação das ações, elegeu-se, para a primeira ação deste projeto, as escadas e rampa</span><span style="color: #000000;">s</span><span style="color: #000000;"> de acesso às salas de aula. </span><span style="color: #000000;">Unindo</span><span style="color: #000000;"> arte e filosofia </span><span style="color: #000000;">para reflexões de</span><span style="color: #000000;"> desenvolvimento humano, o projeto visa contribuir para expressar no ambiente do campus a afetividade, que deve estar para além da arte registrada no prédio, mas também no pensamento, movimento e comportamento de toda a comunidade. </span></span></span></p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Rafaela Moraes Cruz, Laura Alves Balbino, Grazielly Gesualdi Carneiro, Miguel Daibes Rabelo Ferreira, Yasmim Custódio da Silva, Yasmim Soares de Mello, Patrick Marins Jorge da Silva, Matheus Aurélio Neves, Thiago Ramos Muniz Pinheiro https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1637 ETHNOIFF 2023-09-19T11:10:28-03:00 Débora Miranda dos Santos sacaiff@iff.edu.br Ediani Maria Martins de Mello sacaiff@iff.edu.br Hyrlana Ribeiro Costa sacaiff@iff.edu.br Luana Bernard Stutz Falante sacaiff@iff.edu.br Luma Barbosa Costa sacaiff@iff.edu.br Marcelle Scramignon de Souza sacaiff@iff.edu.br Fábio Rodrigo Penna fabio.penna@iff.edu.br <p>O projeto ETHNOIFF se propõe a ser um instrumento de educação antirracista para conscientização étnico-racial da comunidade escolar em prol das humanidades. Por meio de estudos e discussões, via método híbrido, sobre reparação, inclusão, alteridade, diversidades e empoderamento, seu objetivo é o desenvolvimento de pensamentos que possam resultar em traduções de ações afirmativas pessoais e coletivas na comunidade escolar e na vida. Para tal, a partir da análise de discursos, já que a linguagem perpassa por todos os campos do conhecimento, a pesquisa relacionará diferentes áreas do saber, no intuito de oferecer uma discussão interdisciplinar sobre artes, cultura, patrimônio, educação, ética, política e as relações de poder que se constituem por meio dos meios e mediações sociais. O trabalho apresentará as ações afirmativas realizadas nos sete anos de projeto e, como reencantamento de mundo (Penna, 2021), os resultados obtidos.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Débora Miranda dos Santos, Ediani Maria Martins de Mello, Hyrlana Ribeiro Costa, Luana Bernard Stutz Falante, Luma Barbosa Costa, Marcelle Scramignon de Souza, Fábio Rodrigo Penna https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1669 F.A. (Alerta de Enchente) 2023-09-29T14:50:27-03:00 Giovane Frederico dos Reis Pereira sacaiff@iff.edu.br Luana Bernard Stutz Falante sacaiff@iff.edu.br Patrick Marins Jorge da Silva sacaiff@iff.edu.br Ryan Souza Silverio dos Santos sacaiff@iff.edu.br Thiago Ramos Muniz Pinheiro sacaiff@iff.edu.br <p>O trabalho busca expor um sistema que possa prever enchentes de forma automática, detectando o nível da água de um rio em relação ao fundo ou nível habitual e concluir que, naquela área o evento é iminente. O projeto tem como objetivo principal prevenir danos materiais e riscos à vida durante eventos de enchentes, emitindo alertas em tempo real para que as pessoas possam se preparar e tomar medidas de segurança. Como a concretização do projeto seria de grande escala, foi usado um protótipo para realização da tarefa, foram utilizados alguns equipamentos eletrônicos básicos, como protoboard, arduino, módulo wi-fi, sensor ultrassônico e display lcd. Também foram usadas na montagem física do projeto, peças impressas em 3D, que serviram para o encaixe dos elementos eletrônicos no suporte de madeira onde se localizava o recipiente plástico em que era medido o nível da água. Para a parte programada do projeto, utilizou a linguagem de programação C++ para o arduino e o módulo wi-fi, também faz parte do projeto um aplicativo que foi criado no site App Inventor e está ligado ao módulo wi-fi. Neste aplicativo está disponível a altura do nível da água de forma atualizada, também possui uma aba de pesquisa na web que permite o acesso a notícias.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Giovane Frederico dos Reis Pereira, Luana Bernard Stutz Falante, Patrick Marins Jorge da Silva, Ryan Souza Silverio dos Santos, Thiago Ramos Muniz Pinheiro https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1636 Feira de Antiguidades 2023-09-19T11:03:37-03:00 Lucas de Souza França Oliveira sacaiff@iff.edu.br Brenda Vitória Gomes da Silva sacaiff@iff.edu.br Lívia Lessa Medeiros Santos sacaiff@iff.edu.br Riquely Lanes Oliveira sacaiff@iff.edu.br <p>A necessidade e exigência de atualização e profissionalização ditam um ritmo acelerado em nossa sociedade, onde é exigido do cidadão uma visão crítica sobre os aspectos relacionados com a ciência, a tecnologia e a sociedade para que esse participe ativamente como um cidadão pleno. Neste trabalho, procuramos identificar as concepções espontâneas de estudantes, de diferentes níveis de ensino, sobre a tecnologia e seus relacionamentos e apresentamos uma análise dessas concepções. A tecnologia, que é o estudo dos conhecimentos e/ou habilidades necessários para se fazer algo, constitui mais do que um simples sinônimo dos avanços em uma determinada área, como por exemplo, eletrônica. A tecnologia consiste dos conhecimentos adquiridos para se fazer coisas e produzir resultados em diversas áreas, como a científica, cultural e até mesmo social, melhorando a vida das pessoas e da sociedade como um todo. A tecnologia começa com ferramentas simples, como pedras afiadas e paus. A pólvora e a bússola têm um impacto significativo, Revolução Industrial: No século XIX, a máquina a vapor, a tecelagem mecânica e a ferrovia impulsionam a produção em massa, no Século 20: O século testemunha avanços como a eletricidade, a invenção do avião, o rádio, a televisão, o computador e a internet e no Século 21: A tecnologia digital, smartphones, inteligência artificial e a internet das coisas se tornam dominantes. A exploração espacial continua avançando. O infográfico apresentará a evolução da tecnologia ao passar dos séculos até os dias atuais.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Lucas de Souza França Oliveira, Brenda Vitória Gomes da Silva, Lívia Lessa Medeiros Santos, Riquely Lanes Oliveira https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1646 Feira de Antiguidades 2023-09-20T11:19:26-03:00 Giovana D'`Ávila de Souza Silveira sacaiff@iff.edu.br Julianne Carvalho Silva sacaiff@iff.edu.br Maria Fernanda de Ávila Apolinário sacaiff@iff.edu.br <p>A evolução dos veículos ao longo da história tem sido marcada por avanços tecnológicos significativos. Começou com as rodas e carruagens há milênios. O primeiro veículo foi produzido com apenas três rodas com sistema de arranque a manivela e possuía um motor a gasolina. Este foi produzido pelo engenheiro alemão Karl Benz. Logo depois passou pela Revolução Industrial com locomotivas a vapor e pela popularização dos automóveis no século XX. Somente na década de 1920 que os automóveis com motor a gasolina passaram a ter a preferência dos consumidores. A aviação e a exploração espacial expandiram nossos horizontes. Hoje, vemos uma ênfase na sustentabilidade com veículos elétricos. Essa evolução melhorou a mobilidade, impulsionou a economia, conectou o mundo e impulsionou a tecnologia. O uso dos automóveis virou uma necessidade hoje em dia devido a diversos fatores interligados como a evolução da sociedade, da cidade e do padrão de vida urbano. Como exemplo vimos os carros que é um dos meios de transportes que facilita a sua locomoção para onde quer que vá te da mais conforte e é um dos automóveis mais utilizados pela população.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Giovana D'`Ávila de Souza Silveira, Julianne Carvalho Silva, Maria Fernanda de Ávila Apolinário https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1638 Feira de Antiguidades 2023-09-20T20:58:05-03:00 Eloize Camargo Figueiredo sacaiff@iff.edu.br Evyllen Lima Cardoso sacaiff@iff.edu.br <p>Este trabalho aborda a evolução dos brinquedos no meio social e como ela reflete a transformação das práticas e da maneira pela qual os indivíduos aplicam o que aprendem na sociedade. Ao longo dos milênios, a humanidade desenvolveu o hábito de brincar, uma atividade que trabalha a coordenação motora, promove a criatividade e a independência. Na história, o ser humano criou inúmeras brincadeiras e, curiosamente, nenhuma delas foi especificamente pensada para crianças. Há mais de 6.500 anos, foi criado o primeiro brinquedo do mundo, constituído por bolas feitas com fibra de bambu ou crinas de animais. Até os tempos atuais, muitos brinquedos criados há décadas ainda fazem sucesso. O pião, por exemplo, é um brinquedo que perdura ao longo do tempo, ultrapassando gerações e estimulando habilidades de coordenação e paciência. Entretanto, a Revolução Industrial afetou a grande maioria dos brinquedos, fazendo com que incorporassem tecnologia avançada e oferecessem experiências educacionais e interativas. O infográfico ilustra a evolução dos brinquedos desde o início do século XX até os anos 80, demonstrando como se transformaram com o avanço tecnológico.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Eloize Camargo Figueiredo , Evyllen Lima Cardoso https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1635 Feira de Antiguidades 2023-09-18T15:29:42-03:00 Lucas de Souza França Oliveira sacaiff@iff.edu.br Filipe do Carmo Clemente sacaiff@iff.edu.br <p>O futebol, esporte amado por muitos, teve sua origem na Inglaterra no século XIX. Inicialmente jogado de forma amadora, sem regras bem definidas, foi aos poucos se estruturando e ganhando popularidade. Com o tempo, surgiram as primeiras competições e as regras foram sendo aprimoradas. A bola passou a ser de couro e os uniformes se tornaram mais padronizados. Com o advento da televisão, o futebol se tornou um esporte global, com transmissões ao vivo para todo o mundo. Hoje em dia, jogadores são verdadeiras estrelas e as competições são disputadas em níveis cada vez mais altos de profissionalismo e técnica. Nos últimos anos, o futebol passou por uma evolução notável no quesito de uniformes, bolas e tecnologia. Nos anos 90, os uniformes eram mais simples e tradicionais, com designs mais sóbrios e menos variação de cores. Porém, hoje em dia, os uniformes se tornaram verdadeiras obras de arte, com designs arrojados, cores vibrantes e detalhes personalizados que refletem a identidade dos clubes. As bolas também passaram por mudanças significativas, sendo desenvolvidas com materiais mais leves e tecnologicamente avançados para proporcionar maior precisão nos chutes e menor absorção de água.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Lucas de Souza França Oliveira, Filipe do Carmo Clemente https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1650 Feira de Antiguidades 2023-09-20T12:17:44-03:00 Laysa Marinho Soares sacaiff@iff.edu.br Karina Lugon David sacaiff@iff.edu.br <p>A história da moeda brasileira é muito rica, a evolução das moedas mostra nossa capacidade de superar desafios econômicos e políticos. A primeira moeda brasileira a circular no Brasil foi o réis, que circulava desde os tempos da colonização e foi a moeda que ficou mais tempo no país de 1695 a 1834, a moeda significava a ligação entre Portugal e Brasil. Para substituir o réis e fortalecer a identidade do país surgiu o Cruzeiro que teve vigência de 1942 a 1967. A mudança da moeda simboliza o desejo do país de se libertar economicamente e criar sua própria moeda. E foi em 1986 que surgiu o cruzado, uma tentativa de estabilizar a economia e controlar a inflação que o país sofria na época, porém a moeda não cumpriu seu papel e acabou dando origem ao cruzado novo em 1989, que depois acabou tendo os mesmos problemas. Assim o real a partir de 1994 e 1997 entrou em circulação que foi um marco na história do brasil, ele foi capaz de conter a inflação da economia brasileira e se tornou a moeda que finalmente levou o Brasil a estabilidade financeira. A moeda do Brasil,o real, não só trouxe estabilidade econômica , mas também representou a capacidade do país de superar obstáculos econômicos e políticos para se tornar uma economia forte e independente.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Laysa Marinho Soares, Karina Lugon David https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1649 Feira de Antiguidades 2023-09-20T12:00:00-03:00 Maria Eduarda Felix de Souza sacaiff@iff.edu.br Marcelle Scramignon de Souza sacaiff@iff.edu.br Emilly de Souza Silva sacaiff@iff.edu.br <p>As utilidades domésticas abrangem uma ampla gama de objetos essenciais usados no lar, tornando nossa vida cotidiana mais conveniente. Elas englobam não apenas itens de cozinha, mas também elementos para outras áreas da casa, como o banheiro. Na cozinha, um universo de utensílios está à disposição, incluindo panelas, faqueiros, travessas, saladeiras e tigelas, facilitando desde o preparo até a apresentação dos pratos. Dentre os utensílios comuns, encontramos panelas e frigideiras para cozinhar, tábuas de corte para preparar alimentos, tigelas de mistura para combinar ingredientes, copos medidores e de água/suco, taças para servir bebidas e colheres para mexer e servir. Além disso, não podemos esquecer de ferramentas como descascadores e raladores, que agilizam tarefas como descascar ou ralar alimentos. No entanto, há utensílios altamente especializados que talvez você nunca tenha considerado adquirir. Um exemplo notável é a batedeira. Neste infográfico, exploraremos a evolução desse aparelho doméstico, destacando como ele passou de um dispositivo simples para um eletrodoméstico versátil e poderoso. A batedeira moderna tornou-se uma peça essencial nas cozinhas, oferecendo funcionalidades que vão desde bater claras em neve até amassar massas pesadas. Sua evolução ao longo do tempo é um exemplo fascinante de como a tecnologia e o design se combinam para tornar nossa vida doméstica mais eficiente e prazerosa. Portanto, continue explorando o infográfico para aprender mais sobre essa história de inovação nas utilidades domésticas.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Maria Eduarda Felix de Souza, Marcelle Scramignon de Souza, Emilly de Souza Silva https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1668 Forno solar 2023-09-29T16:31:47-03:00 José Inácio Rodrigues Machado sacaiff@iff.edu.br Miguel Carvalho Vianna sacaiff@iff.edu.br Andriel José Ignez Mendes sacaiff@iff.edu.br Emanuel Cretton Marques Gomes sacaiff@iff.edu.br <p>A utilização da energia solar como fonte de energia renovável e sustentável está a tornar-se cada vez mais importante na nossa sociedade. Um forno solar é um dispositivo simples que utiliza energia solar para aquecer alimentos ou líquidos, não necessitando de eletricidade ou combustíveis fósseis. Neste experimento, um forno solar foi fabricado com materiais comuns e seu funcionamento e eficiência foram investigados. O objetivo desta experiência é construir um forno solar simples e observar como a energia solar pode ser usada para cozinhar ou aquecer alimentos de forma sustentável. Apesar da simplicidade do procedimento geral, este método é eficaz, mas, isto é problemático porque depende de fatores externos, neste caso da radiação solar. É possível fazer observações depois de pesar os prós e os contras. De fato é uma ótima forma natural e renovável de assar/cozinhar comida. Para obter resultados, recomenda-se usar: a radiação solar, mais elevada por volta das 12 horas. A experiência permitiu observar como a energia solar pode ser captada e utilizada de forma simples para reduzir o consumo de energia convencional e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 José Inácio Rodrigues Machado, Miguel Carvalho Vianna, Andriel José Ignez Mendes, Emanuel Cretton Marques Gomes https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1682 Horta Automatizada 2023-09-29T20:46:23-03:00 Miguel Daibes Rabelo Ferreira miguel.d@gsuite.iff.edu.br Gabriel Bueno Garcia gb02132000@gmail.com William Melo Marçal marcalwilliam02@gmail.com <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="color: #000000;">Projeto com o propósito de pesquisa a ampliar um sistema de automatização de meios geopônicos. Com o crescimento da autoprodução de horticultura residencial individual, temos diversos desafios a serem vencidos. Nosso projeto busca pesquisar um meio de proporcionar maior predisposição àqueles que desejam uma forma mais facilitada de manter pequenas hortas ou jardins em residências, contudo, visando a maior praticidade do sistema e menor custo, trazendo também maiores benefícios como a cultivação de próprios hortaliços com fins de menor dependência da agricultura não sustentável e não biodiversa, visando melhorar a saúde pública através da omissão de produtos agrotóxicos usados em grandes agriculturas convencionais que acabam por serem consumidos pela população causando o aumento de doenças provenientes de intoxicações por produtos químicos. Nosso projeto utiliza de microcontroladores eletrônicos interativos do tipo Arduino para a automatização de uma estrutura de irrigação de solos conforme a umidade captada pelo sensor que envia as informações para o microcontrolador programado para executar funções a favor das instruções recebidas pelos componentes do circuito.</span></span></span></p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Miguel Daibes Rabelo Ferreira, Gabriel Bueno Garcia, William Melo Marçal https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1681 Inclusão Digital para Capacitações via cursos MOOC 2023-09-29T19:41:34-03:00 Ágatha Cristina Martins de Paula sacaiff@iff.edu.br Anna Clara de Cerqueira Ribeiro annaclararibeiro72@gmail.com Yara Veal Borges sacaiff@iff.edu.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="color: #000000;">Diante de uma sociedade em recuperação, fragilizada pela pandemia, o desemprego ainda bate recordes e, além disso, o trabalho humano vem sendo substituído pela automação industrial. Enquanto cargos estão deixando de existir, novas funções movidas pelo crescimento tecnológico estão emergindo constantemente. Este projeto visa a apresentação de uma solução, fornecendo inclusão digital e capacitações para a comunidade através da criação de um espaço informatizado ofertando cursos MOOC pré-selecionados, onde os alunos bolsistas auxiliam na ambientação dos usuários. Ademais, o projeto vigente promove um minicurso gratuito, com certificação e disponibilização de equipamentos para aqueles que não possuem acesso em sua residência. Dessa forma, por meio de aulas personalizadas, o curso conduzido, atualmente, é composto por duas turmas com mais de vinte pessoas cada. As aulas t</span><span style="color: #000000;">ê</span><span style="color: #000000;">m o objetivo de ajudar quanto a utilização eficiente desses equipamentos, através de apresentações sobre o que é o computador e seus componentes, navegação na </span><span style="color: #000000;"><em>internet</em></span><span style="color: #000000;"> e do uso básico de editores. Portanto, espera-se que a comunidade consiga desenvolver a capacidade de, por conta própria, praticar as habilidades ofertadas pelos alunos ministrantes.</span></span></span></p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Ágatha Cristina Martins de Paula, Anna Clara de Cerqueira Ribeiro, Yara Veal Borges https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1699 Inovar 2023-11-21T17:48:38-03:00 Andressa Soares dos Santos sacaiff@iff.edu.br Anita Mello Cordeiro sacaiff@iff.edu.br Daniela Pacheco Marques sacaiff@iff.edu.br João Victor Thomaz Martins sacaiff@iff.edu.br Mateus Rocha Silva sacaiff@iff.edu.br <p>“Fruit Drink: Uma bebida Refrescante”. A empresa Fruit Drink está pronta para oferecer uma qualidade e sabor delicioso de caipifruta. Sua metodologia inclui pesquisas sobre oque mais atrai e agrada os clientes em geral e também possui um padrão de sabor irresistível, visando atrair um público diversificado e promover uma bebida mais refrescante e saudável. Também propõe um drink para qualquer faixa etária e pessoa, já que não possui nenhum tipo de álcool. A Fruit Drink está comprometida em fornecer uma opção de caipifruta preparado a partir de ingredientes frescos e de alta qualidade, criando uma experiência saborosa e única para seus clientes. Além disso, a Fruit Drink adota práticas de reciclagem, usando embalagens biodegradáveis e sempre tentando apoiar fornecedores locais. A responsabilidade ambiental é fundamental para ter um bom negócio e garantir seu sucesso a longo prazo. Este resumo abordou as finalidades, objetivos, metodologia e compromissos da Fruit Drink, destacando nosso potencial no mercado de bebidas e também o foco na satisfação do cliente.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Andressa Soares dos Santos, Anita Mello Cordeiro, Daniela Pacheco Marques, João Victor Thomaz Martins, Mateus Rocha Silva https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1652 Inovar 2023-09-22T09:29:29-03:00 Lucas Sanches Moraes sacaiff@iff.edu.br Cleyton Eccard Cordeiro sacaiff@iff.edu.br Maria Clara Gabry Gomes sacaiff@iff.edu.br Arthur Pereira Mendes Oliveira Lugão sacaiff@iff.edu.br Inara Esteves Mota sacaiff@iff.edu.br Jorge Salvador da Silva Cortes sacaiff@iff.edu.br Anna Clara da Silva Cardoso sacaiff@iff.edu.br <p>Nossa empresa, Glacim Doces, destaca-se como especialista na produção e comercialização exclusiva de coxinhas doces, diferenciando-se da concorrência que, em sua maioria, oferece coxinhas tradicionais. A marca sobressai-se pela inovação e criatividade ao elaborar quatro tipos distintos de coxinhas doces: 'Doce Julieta' com recheio de brigadeiro de goiabada, 'Doce Café' com brigadeiro de café, 'Sweet Milk' com recheio de doce de leite e '+Fit' com banana e canela. Acreditamos firmemente na singularidade de nossos produtos como nosso principal diferencial. Buscamos atender e satisfazer um nicho de mercado que valoriza a originalidade e o sabor diferenciado, promovendo uma experiência gastronômica única para nossos clientes na região. Com dedicação e compromisso, reafirmamos nosso comprometimento em proporcionar uma oferta gastronômica que transcende as expectativas dos apreciadores de nossas deliciosas coxinhas doces únicas."</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Lucas Sanches Moraes, Cleyton Eccard Cordeiro, Maria Clara Gabry Gomes, Arthur Pereira Mendes Oliveira Lugão, Inara Esteves Mota, Jorge Salvador da Silva Cortes, Anna Clara da Silva Cardoso https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1692 Inovar 2023-10-10T14:33:12-03:00 Alissa Oliveira Santiago sacaiff@iff.edu.br Caroline Chevrand Crespo Ruback sacaiff@iff.edu.br Grazielly Carneiro Gesualdi sacaiff@iff.edu.br Isadora Moura Oliveira sacaiff@iff.edu.br Maria Eduarda Abreu Sampaio sacaiff@iff.edu.br Nicolas Masiero Lamim nikmasiero@gmail.com <p>Desenvolver produtos originais melhorá-los, modificá-los e trabalhar novas marcas são exigências de um mercado que se transforma todos os dias em virtude das mudanças nos gostos dos consumidores, do avanço da tecnologia e das ações da concorrência. O processo de globalização também tem estimulado um aumento de tal magnitude que inovar se tornou não apenas questão de opção, mas de sobrevivência. O atual cenário competitivo não só exerce pressão sobre as empresas para introduzir inovações como também para produzi-las mais depressa que a concorrência. Dessa forma, o presente Projeto de Empreendedorismo tem como objetivo a criação, desenvolvimento e o lançamento de um produto inovador, com base nos conceitos e ferramentas abordadas na disciplina de Fundamentos de Administração e Empreendedorismo. A empresa Maginc Churros tem como principal objetivo comercializar versões de churros sagados, alcançar a aprovação do consumidor, e para atingir essa meta a empresa utiliza produtos de qualidade excepcional, e mão de obra qualificada, conforme demonstrado em nosso plano de negócios. Nosso produto apresenta um ótimo custo-benefício, ainda mais quando levamos em consideração a qualidade oferecida, e o atendimento de alto nível. Nossa mercadoria custa apenas sete reais, o que garante uma maior acessibilidade. Porém é válido aos hipertensos tomar cuidado com a quantidade de alimento ingerido, pois em excesso pode causar algum tipo de complicação. A Maginc Churros é uma ótima opção para quem está em busca de algo novo, uma vez que não é um produto comum no mercado, o que torna a experiência ainda melhor.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Alissa Oliveira Santiago, Caroline Chevrand Crespo Ruback, Grazielly Carneiro Gesualdi, Isadora Moura Oliveira, Maria Eduarda Abreu Sampaio, Nicolas Masiero Lamim https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1686 Inovar 2023-10-04T16:40:21-03:00 Nathália Silva Matos nathaliasilvamatos2007@gmail.com Chris Roux contatochrisroux@gmail.com Caroline Pereira dos Santos pereiracaroline195@gmail.com Lívia Mendonça Fumian Fumianlivian@gmail.com João Lucas Mariano Guerreiro jlucasguerreiro@gmail.com Rafaela Schelck Sant'Ana rafaelaschelck7@gmail.com <p>Desenvolver produtos originais melhorá-los, modificá-los e trabalhar novas marcas são exigências de um mercado que se transforma todos os dias em virtude das mudanças nos gostos dos consumidores, do avanço da tecnologia e das ações da concorrência. O processo de globalização também tem estimulado um aumento de tal magnitude que inovar se tornou não apenas questão de opção, mas de sobrevivência. O atual cenário competitivo não só exerce pressão sobre as empresas para introduzir inovações como também para produzi-las mais depressa que a concorrência. Dessa forma, o presente Projeto de Empreendedorismo tem como objetivo a criação, desenvolvimento e o lançamento de um produto inovador, com base nos conceitos e ferramentas abordadas na disciplina de Fundamentos de Administração e Empreendedorismo. Próxima China é uma empresa que busca aproximar culturas através da culinária chinesa, sua finalidade é que as pessoas de nossa região sintam-se mais próximas da cultura chinesa, visto que não há quase nenhuma exploração de tal cultura em nosso âmbito social. Conforme nosso plano de negócios, fizemos a especulação de um preço justo e acessível, além de aspectos mercadológicos tanto de nosso produto quanto de nossos concorrentes.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Nathália Silva Matos, Chris Roux, Caroline Pereira dos Santos, Lívia Mendonça Fumian, João Lucas Mariano Guerreiro, Rafaela Schelck Sant'Ana https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1672 Inovar 2023-09-29T17:26:59-03:00 Laysa Curty da Silva sacaiff@iff.edu.br Angelica Terezinha Costa Inês sacaiff@iff.edu.br Julia Vieira de Souza sacaiff@iff.edu.br Geovanna Fernandes da Silva Lanes sacaiff@iff.edu.br Kamylle Carrero Marchette sacaiff@iff.edu.br Mariana Dias Alexandre Pires sacaiff@iff.edu.br Matheus Félix da Silva sacaiff@iff.edu.br <p>Desenvolver produtos originais melhorá-los, modificá-los e trabalhar novas marcas são exigências de um mercado que se transforma todos os dias em virtude das mudanças nos gostos dos consumidores, do avanço da tecnologia e das ações da concorrência. O processo de globalização também tem estimulado um aumento de tal magnitude que inovar tornou-se não apenas questão de opção, mas de sobrevivência. O atual cenário competitivo não só exerce pressão sobre as empresas para introduzir inovações como também para produzi-las mais depressa que a concorrência. Dessa forma, o presente Projeto de Empreendedorismo tem como objetivo a criação, desenvolvimento e o lançamento de um produto inovador, com base nos conceitos e ferramentas abordadas na disciplina de Fundamentos de Administração e Empreendedorismo. A empresa Sweet Dreams é uma cafeteria temática, onde reproduzimos doces de filmes e desenhos infantis. Nossa finalidade é transformar sonhos infantis em realidade, possibilitando os clientes de experimentar os doces que sempre viram nos desenhos e sempre sonharam em provar. Trabalhamos direto com o público, trazendo nossas comparações com outros estabelecimentos e custo-benefício, o que pode ser demonstrado em nosso Plano de Negócios; é importante ressaltar que os doces não são de nossa autoria, mas de receitas já existentes; nossos doces foram modificados para que façam parte da realidade da população que será atendida, pois sabemos que vivemos em uma crise e que muitas pessoas não podem gastar muito dinheiro em cafeterias. Esperamos poder trazer doces saborosos, que lembrem as pessoas de sua infância, trazendo conforto para os corriqueiros.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Laysa Curty da Silva, Angelica Terezinha Costa Inês, Julia Vieira de Souza, Geovanna Fernandes da Silva Lanes, Kamylle Carrero Marchette, Mariana Dias Alexandre Pires, Matheus Félix da Silva https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1662 Lâmpada Química sem Eletricidade 2023-09-28T23:13:09-03:00 Anna Clara da Silva Cardoso sacaiff@iff.edu.br Caroline Pereira dos Santos sacaiff@iff.edu.br Gabriel Cabral da Silva sacaiff@iff.edu.br Inara Esteves Mota sacaiff@iff.edu.br Nathália Silva Matos sacaiff@iff.edu.br Luiz Otávio Cler Cursio Gomes sacaiff@iff.edu.br <p>O projeto ´Lâmpada química sem eletricidade´ tem como objetivo mostrar a reação química que resulta da interação entre óxido de cobre e a acetona e que pode ser comparada a uma lâmpada por conta de suas semelhanças em relação ao brilho que pode ser observado durante a ocorrência da reação. Porém há o caráter excêntrico, tendo em vista que não há necessidade de eletricidade para que tal brilho seja produzido; o fenômeno resulta da interação química dos reagentes utilizados. A motivação para a escolha desse tema foi a perspectiva interessante e pouco convencional de se gerar iluminação sem uma fonte de energia elétrica e sim pelo contato entre a acetona pura e o cobre oxidado. A simplicidade de execução do projeto também se destaca como um ponto relevante, já que a realização da atividade demanda apenas cinco materiais, sendo eles; uma lâmpada, fio de cobre grosso, fio de cobre fino, acetona pura e fonte de chama (bico de Bunsen). Após os testes efetuados foi comprovada a efetividade do experimento, que pode ser definido como uma atividade simples e intrigante, com potencial para instigar a curiosidade dos que se dispuserem a observar, pensar e compreender o fenômeno que embasa o aspecto visual do trabalho.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Anna Clara da Silva Cardoso, Caroline Pereira dos Santos, Gabriel Cabral da Silva, Inara Esteves Mota, Nathália Silva Matos, Luiz Otávio Cler Cursio Gomes https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1628 Leitura em Língua Inglesa 2023-09-11T17:34:50-03:00 Moises Gabry Santos sacaiff@iff.edu.br Letícia da Costa Silva Nogueira sacaiff@iff.edu.br Marissa Costa Rambaldi da Silva sacaiff@iff.edu.br Caroline Costa Pereira sacaiff@iff.edu.br <p>O objetivo principal deste projeto é pesquisar e apontar estratégias de incentivo à leitura em língua inglesa para os alunos do campus Santo Antônio de Pádua. A pesquisa será embasada pela fundamentação teórica acerca de leitura. A pesquisa será desenvolvida a partir das ações e dos dados apresentados pelo projeto de ensino vinculado ao CELIFF deste mesmo campus, encontros com as perspectivas do Book Club e da sala de leitura, utilizando-se questionários, entrevistas e planos de leitura orientados. Espera-se que com este estudo possamos apresentar estratégias que incentivem e auxiliem no desenvolvimento da leitura em língua inglesa.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Moises Gabry Santos, Letícia da Costa Silva Nogueira, Marissa Costa Rambaldi da Silva, Caroline Costa Pereira https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1630 Lixeira automatizada com intuito de facilitar o dia a dia e o descarte de resíduos para pessoas com deficiência 2023-09-15T20:38:28-03:00 Ruan Silveira Bernardo sacaiff@iff.edu.br Enoque Magalhães Silva sacaiff@iff.edu.br Daniel Celino dos Santos sacaiff@iff.edu.br Luísa de Oliveira Lima sacaiff@iff.edu.br Matheus Gabriel de Souza Costa sacaiff@iff.edu.br Rodrigo Campos Bernardino Filho sacaiff@iff.edu.br Bernardo Luz de Souza Aguiar sacaiff@iff.edu.br Luiz Felipe de Paula Cândido Caldas sacaiff@iff.edu.br Pedro Henrique de Oliveira Rocha sacaiff@iff.edu.br Jorge Salvador da Silva Cortes sacaiff@iff.edu.br Oberdan Miguel Rodrigues de Souza sacaiff@iff.edu.br <p>Tudo está ficando mais inteligente e a inclusão está cada vez mais presente em nossas vidas, certo? Aproveitando o avanço tecnológico nós pensamos, por que não automatizar a sua lixeira? Nós estamos em constante contato com a tecnologia e ela está cada vez mais presente em nossas vidas, decidimos fazer uma lixeira que fosse automática e se tornasse de fácil acesso às pessoas com deficiência, como aqueles que possuem mobilidade reduzida ou deficiência visual. Nosso objetivo é trazer esse novo projeto para uso na instituição e posteriormente uso em outras localidades. A nossa proposta é uma lixeira automatizada projetada para facilitar o dia a dia e a vida de pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual. Ela possui sensor de proximidade e um sistema de abertura e fechamento automatizado, para facilitar o uso por pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, ela é equipada com um buzzer (componente de geração de ruídos sonoros) facilitando a localização da lixeira no momento do descarte para pessoas com deficiência visual. Fizemos esse projeto no laboratório de automação e demoramos cerca de 4 semanas. Concluímos então, que o projeto promove a independência e inclusão, tornando o descarte de resíduos mais acessível a todos.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Ruan Silveira Bernardo, Enoque Magalhães Silva, Daniel Celino dos Santos, Luísa de Oliveira Lima, Matheus Gabriel de Souza Costa, Rodrigo Campos Bernardino Filho, Bernardo Luz de Souza Aguiar, Luiz Felipe de Paula Cândido Caldas, Pedro Henrique de Oliveira Rocha, Jorge Salvador da Silva Cortes, Oberdan Miguel Rodrigues de Souza https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1657 Neuroquímica e o estresse na escola em períodos avaliativos 2023-09-28T13:30:36-03:00 Julia Vieira de Souza sacaiff@iff.edu.br Laysa Curty da Silva sacaiff@iff.edu.br Matheus Gabriel de Souza Costa sacaiff@iff.edu.br Simone Augusto Silva sacaiff@iff.edu.br <p>Estresse e ansiedade durante os períodos avaliativos. É comum os alunos se sentirem pressionados durante os períodos de prova e isso traz muitos prejuízos, como noites sem dormir, falta de atenção, mau-humor, entre outros. Nosso objetivo é ampliar a compreensão sobre o sistema nervoso e sua relação com os níveis de estresse dos estudantes do IFF Pádua em períodos de avaliação. A discussão proposta se baseou na observação dos alunos dos cursos integrados. O cotidiano dos estudantes foi analisado, com vistas a colhermos nossas percepções sobre o nível de ansiedade, estresse e nervosismo dos estudantes em momentos de avaliação. Nesse momento ocorre uma inundação do sistema nervoso pelos neurotransmissores cortisol e adrenalina, por exemplo, que respondem pelas sensações de aumento do ritmo cardíaco e fadiga excessiva. Nesses momentos ações de enfrentamento possíveis são: controle de respiração, ingestão de água, música, entre outros. Dada a relevância desse tema em nosso ambiente escolar, consideramos de grande importância tais discussões, no intuito de fortalecermos soluções que nos ajudem com ações de enfrentamento durante esses momentos desafiadores.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Julia Vieira de Souza, Laysa Curty da Silva, Matheus Gabriel de Souza Costa, Simone Augusto Silva https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1654 Pac-Man 2023-09-27T09:24:59-03:00 Laura Alves Balbino sacaiff@iff.edu.br Débora Miranda dos Santos sacaiff@iff.edu.br Hilquias Alberico da Silva Frontelmo sacaiff@iff.edu.br Kaiqui Frontelmo Mercante sacaiff@iff.edu.br Laura Soares Alves sacaiff@iff.edu.br Layon Couto de Mello sacaiff@iff.edu.br Pedro Renato Souza Duarte sacaiff@iff.edu.br Raul Álvaro Barroso dos Santos sacaiff@iff.edu.br Yasmim Soares de Mello sacaiff@iff.edu.br Valéria Rodrigues Valle sacaiff@iff.edu.br <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Pac-Man, conhecido como Come-Come, foi um jogo popular nos antigos fliperamas, sendo escolhido no projeto para conceder entretenimento e nostalgia aos usuários. Para a base, foram usadas placas de madeira, formando um caixote em volta do visor e do design do título. O visor é composto por LEDs RGB endereçáveis, utilizando a cor azul, a rosa, a vermelha e a amarela para representar, respectivamente, as paredes do labirinto, as frutas, o inimigo e o personagem principal, o Pac-Man. As LEDs foram unidas por solda e conectadas a um Arduino Uno, ligado em um computador onde foi desenvolvida a programação. Foi usada a tradicional linguagem C++ para programar o jogo, usando funções e comandos para estabelecer o funcionamento de todos os elementos nas LEDs. O controle físico do jogo é realizado através de um teclado de computador. O objetivo do projeto foi oferecer entretenimento com nostalgia, o que foi possível proporcionar com sucesso a todos que interagiram, tendo tido ou não a oportunidade de jogar o original. Todo o processo de desenvolvimento e implementação proveu aos autores novas noções de programação e satisfação em praticar os conhecimentos adquiridos durante o curso, proporcionando ideias de melhorias e experiência para futuros projetos.</span></span></p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Laura Alves Balbino, Débora Miranda dos Santos, Hilquias Alberico da Silva Frontelmo, Kaiqui Frontelmo Mercante, Laura Soares Alves, Layon Couto de Mello, Pedro Renato Souza Duarte, Raul Álvaro Barroso dos Santos, Yasmim Soares de Mello, Valéria Rodrigues Valle https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1653 Protótipo Garra Mecânica 2023-09-27T09:10:23-03:00 João Pedro da Silva Dutra sacaiff@iff.edu.br Matheus da Silva de Oliveira sacaiff@iff.edu.br Pedro Soldati Torres Guimarães sacaiff@iff.edu.br Pedro Renato Souza Duarte sacaiff@iff.edu.br Raul Álvaro Barroso dos Santos sacaiff@iff.edu.br Valéria Rodrigues Valle sacaiff@iff.edu.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">A garra mecânica tem como finalidade apresentar o curso de automação industrial fornecido pelo Instituto Federal Fluminense aos visitantes do “sacaiff” e abordar temas sociais e industriais. O projeto consiste em um braço mecânico, um arduino UNO, um módulo Bluetooth, dois joysticks, uma placa de ensaio, jumpers, um botão, quatro servomotores, uma fonte de alimentação e uma bateria. Com o avanço da indústria 4.0, se torna indispensável o uso da automatização. Com isso, apresentamos a garra mecânica, que é capaz de diminuir o tempo e aumentar a escala de produção. Além disso, a garra mecânica também serve como instrumento de segurança. Em usinas nucleares, por exemplo, para não entrar em contato com os resíduos radioativos, o operador poderia utilizá-la para não se expor a riscos. A garra mecânica também é capaz de lidar com a LER (Lesão por esforço repetitivo) e a DORT (Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho), além de poder servir como instrumento de aprendizado dentro das salas de aula. A garra funciona com dois modos de operação que podem ser alternados apertando um botão. Para controlá-la manualmente utilizamos joysticks, e para controlá-la virtualmente utilizamos o Bluetooth. A alimentação dos motores se dá através de todas as orientações dispostas no trabalho, substituindo-as pelo respectivo texto. Cuidado de não apagar as imagens de plano de fundo da primeira e das demais páginas.</span></span></p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 João Pedro da Silva Dutra, Matheus da Silva de Oliveira, Pedro Soldati Torres Guimarães, Pedro Renato Souza Duarte, Raul Álvaro Barroso dos Santos, Valéria Rodrigues Valle https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1680 Sensor biométrico 2023-09-29T18:11:27-03:00 Thiago Laranjeira Pulario thiagopulario176@gmial.com Maria Clara Muniz dos Santos sacaiff@iff.edu.br Lucas Feijó Barros sacaiff@iff.edu.br Yuri Nascimento Barros de Almeida sacaiff@iff.edu.br Bruna Vitoria Oliveira Lopes sacaiff@iff.edu.br <p><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Projeto realizado com objetivo de praticidade e automatização do processo de chamada escolar. O projeto se trata de um marcador de presença</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> automático na chamada escolar através de um sensor biométrico. A biometria é uma ótima forma de segurança e controle, que será de grande ajuda para os professores, pois ajudam a melhorar o controle de presença dos alunos. O sensor de reconhecimento, estará presente em ambas as partes da porta da sala de aula, fazendo com que o aluno se identifique ao entrar e ao sair da sala. O sensor irá contabilizar o tempo que o aluno permaneceu dentro e fora de sala, após sua identificação biométrica; caso o tempo em sala seja inferior ao necessário, o aluno automaticamente levará falta, caso contrário, receberá presença. Foi pensado também na inclusão dos alunos com deficiência auditiva, que muitas das vezes perdem chamada por não ouvir seu nome sendo chamado pelo professor.</span></p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Thiago Laranjeira Pulario, Maria Clara Muniz dos Santos, Lucas Feijó Barros, Yuri Nascimento Barros de Almeida, Bruna Vitoria Oliveira Lopes https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1663 Varal Automático 2023-09-28T23:19:22-03:00 Álvaro Henrique de Araújo Freitas sacaiff@iff.edu.br Davi Alexandre Silva Santana sacaiff@iff.edu.br João Pedro Rocha Assis sacaiff@iff.edu.br Pedro Renato Souza Duarte sacaiff@iff.edu.br Valéria Rodrigues Valle sacaiff@iff.edu.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Este trabalho apresenta o projeto e desenvolvimento de um Varal Automático que foi pensado principalmente para atender às necessidades da comunidade local do IFF Pádua e da cidade de Santo Antônio de Pádua. A região frequentemente enfrenta chuvas, o que causa diversos problemas aos servidores do IFF Pádua, que tem uma carga horária integral. O Varal Automático proposto utiliza um sensor para detectar a iminência de chuva. Quando o sensor identifica chuva, o sistema automaticamente recolhe as roupas estendidas, protegendo-as da umidade. Isso proporciona maior comodidade a comunidade. Além disso, o sistema é controlado por um Controlador Lógico </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">P</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">rogramável, um tipo de equipamento industrial de alta robustez, diferente do Arduino que é frequentemente usado para estas </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">aplicações</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> de d</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">o</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">mótica introdutória, </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">e</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> muito propício </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">a </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">falhas </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">no</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> longo prazo. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">C</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">om o Controlador Lógico Programável </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">é menos suscetível a</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> es</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">s</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">es tipos de falhas, </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">pois</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> o Controlador Lógico Programável foi projetado para áreas industriais com variações de temperatura </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">e operação contínua.</span> <span style="font-family: Times New Roman, serif;">O</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> projeto oferece também a flexibilidade de personalização das preferências dos usuários, permitindo que eles configurem o Varal Automático de acordo com suas necessidades individuais. No futuro o projeto também poderá ter a capacidade de supervisionamento remoto, podendo saber se o varal está retraído ou exposto ao sol, e também se tem água no sensor ou não. Os resultados dos testes demonstram que o Varal Automático é eficaz para solucionar os desafios causados pela chuva frequente na região, melhorando a qualidade de vida dos servidores do IFF Pádua e da comunidade local. </span></p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Álvaro Henrique de Araújo Freitas, Davi Alexandre Silva Santana, João Pedro Rocha Assis, Pedro Renato Souza Duarte, Valéria Rodrigues Valle