Inserção feminina na indústria metal mecânica

Autores

  • Juliana Layber Mota Engelhardt IFF - Campus Santo Antônio de Pádua https://orcid.org/0000-0001-8441-3563
  • Adriana de Souza Ramos IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Lays de Faria Soares IFF - Campus Santo Antônio de Pádua

Palavras-chave:

mulheres, indústria, metal mecânica, políticas públicas, feminismo

Resumo

A indústria metal mecânica envolve a transformação de metais ferrosos e não ferrosos em produtos e equipamentos para indústria ou atém mesmo o consumidor final. Entre seus processos se destacam as operações de usinagem, soldagem e fundição. Tal setor, já protagonizou alguns dos principais movimentos de resistência e luta das classes trabalhadoras brasileiras. A contribuição das mulheres na indústria metal mecânica embora não seja recente se apresenta notavelmente reduzida quando comparada ao gênero masculino. Mesmo que ao longo dos anos tenha se alcançado uma maior participação nas linhas de produções dentro das indústrias, as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades no que se refere a inserção profissional e aos aspectos gerais como salários, comportamento e qualidade de vida. O presente projeto objetiva traçar o perfil desse contingente de trabalhadoras que atuam no município de Cordeiro – RJ além de caracterizar a qualidade da inserção do trabalho feminino. Os resultados colhidos através do levantamento dos dados e questionários aplicados nas empresas do setor metal mecânico no município poderão ser utilizados em ações extensionistas, como cursos voltado para o público feminino além de auxiliar as decisões de políticas públicas para as mulheres.

Biografia do Autor

Juliana Layber Mota Engelhardt, IFF - Campus Santo Antônio de Pádua

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) atuando na área de Mecânica. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e bacharela em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Extensionista no IFF campus Santo Antônio de Pádua desde abril/2018, coordenou do Centro de Memória da Unidade de Formação de Cordeiro (IFF Cordeiro) entre 2020 e 2021.

Referências

LUNARDELLI, Gabriela; DOS SANTOS NODARI, Tania Maria; FERNANDES, Rodrigo André. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DAS TRABALHADORAS DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA NO MEIO-OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar. O gênero do trabalho no complexo metalúrgico Norte-Nordestino. A face feminina do complexo metal-mecânico: mulheres metalúrgicas no Norte e Nordeste. Salvador: UFBA/FFCH/NEIM/REDOR, p. 51-76, 2004.

SARDENBERG, Cecília Maria Bacellar; FERREIRA, Silvia Lúcia; COSTA, Ana Alice Alcantara. A face feminina do complexo metal-mecânico: mulheres metalúrgicas no Norte e Nordeste. Trabajo y empleo, 2004.

Downloads

Publicado

26.12.2022

Como Citar

Engelhardt, J. L. M., Ramos, A. de S., & Soares, L. de F. (2022). Inserção feminina na indústria metal mecânica. Congresso De Divulgação Científica, Cultural E Tecnológica Do IFF Pádua, 1. Recuperado de https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1566

Edição

Seção

Resumos Simples