Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não deve estar sendo avaliada para publicação por outro evento ou periódico.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato OpenOffice.
  • As referências que estiverem disponíveis em meio eletrônico, devem ter os URL devidamente indicados e responsivos.
  • Excetuando-se as particularidades de formatação indicadas nos templates, os trabalhos submetidos devem seguir as normas nacionais atualizadas publicadas pela ABNT.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre.
  • As siglas utilizadas precisam ser devidamente indicadas entre parênteses na primeira ocorrência no texto e não devem ser flexionadas.
  • Ao encaminhar o trabalho para avaliação, o autor concorda automaticamente em colocá-lo sob a licença Creative Commons: Atribuição - Não Comercial (CC BY-NC).

Diretrizes para Autores

1 Formatação
1.1 Orientações gerais
Os trabalhos devem ser formatados de acordo com as especificações a seguir. Para isso é obrigatório que as informações do manuscrito sejam inseridas no template (arquivo padrão) disponibilizado no site do evento.
• Os manuscritos deverão ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12 pt, espaçamento após parágrafos de 8 pt e espaçamento entrelinhas de 1,5 pt — excetuando-se as citações diretas longas, resumo e referências que devem ser apresentadas com espaçamento entrelinhas simples (1 pt). Os textos não devem exceder 5.000 (cinco mil) palavras (de 2 a 4 páginas), incluindo os títulos, resumos, palavras-chave e referências.
• O itálico deve ser empregado somente para palavras e expressões estrangeiras.
• O arquivo deve estar em formato Libre Office Writer (com extensão .odt), com tamanho até 6 Mb.
• O texto deve ser redigido em língua portuguesa.

1.2 Estruturação
1.2.1 Itens preliminares
• Título que identifique o conteúdo.
• Resumo informativo com no máximo 1.250 caracteres (com espaços), contendo de 150 a 250 palavras.
• Palavras-chave constituídas de três até cinco termos, que identifiquem os principais assuntos abordados no trabalho em português, separadas por ponto e vírgula (;) e encerradas por ponto (.).
• As submissões que não atenderem a essa estrutura serão arquivadas e automaticamente reprovadas.

1.2.2 Texto do trabalho
Recomenda-se observar as normas da ABNT referentes à apresentação de artigo em publicação periódica (NBR 6022/2018), apresentação de referências (NBR 6023/2018, com erratas de 2020), citações em documentos (NBR 10520/2002, atualizada em 2023), norma para datar (NBR 5892/1989), numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2012) e resumos (NBR 6028/2021), assim como as normas de apresentação tabular do IBGE.

1.2.2.1 Referências (documentos citados no texto, conforme NBR 6023/2018)
A apresentação das referências deve seguir as seguintes recomendações:
• A exatidão das referências e sua correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es).
• Todas as referências devem ser alinhadas à margem esquerda e colocadas ao final do trabalho, sob o título Referências, centralizado.
• A lista com as referências não deve ser numerada.
• O espaço entre as linhas é simples e, entre cada referência, mais um espaço simples.
• O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título deve ser o itálico em todas as referências. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade.
• Nome(s) de autor(es) e/ou títulos de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma página, deve(m) ser apresentado(s) sem supressão dessas informações.
• Devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor ou pelo próprio título, com a primeira palavra em letras maiúsculas, quando a obra não tem indicação de autoria.
• Indica(m)-se o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido(s) do(s) prenome(s) e outros sobrenomes abreviados, com a inicial maiúscula seguida de ponto final.
• Referência com até 3 autores, todos deverão ser incluídos, separados por ponto e vírgula.
• A partir de 4 autores, a referência poderá ser feita informado-se o primeiro autor, seguido da expressão et al.

1.2.2.2 Citações
As citações devem obedecer à NBR 10520, de agosto de 2002, atualizada em 2023, da ABNT. O sistema de chamada nos anais do SACAIFF é autor-data. A referência completa deve ser indicada ao final do trabalho na seção intitulada Referências.
Os exemplos de citação direta, indireta e citação de citação estão apresentados a seguir.

1.2.2.2.1 Dados Gerais
No sistema autor-data é necessário observar o uso de letras maiúsculas e minúsculas na indicação de autoria:
• quando a autoria fizer parte da sentença: Autoria (data, página)
- utilize letra maiúsculas apenas na inicial do sobrenome dos autores ou do nome da instituição; e
- inclua entre parênteses somente a data e a página.
• quando a autoria for incluída após a sentença: (Autoria, data, página)
- utilize letra maiúsculas apenas na inicial do sobrenome dos autores ou do nome da instituição;
- caso haja mais de um autor, os sobrenomes dos autores devem ser separados por ponto e vírgula (;); e
- inclua entre parênteses a autoria, a data e a página.

1.2.2.2.2 Citação direta curta (com até 3 linhas)
• Inclua a citação entre aspas; e
• Indique a página/folha ou “não paginado” (quando o documento citado não for paginado).
Segundo Morais, «a possibilidade de se efetivar a descoberta era ínfima» (Moraes, 1995, p. 27).
De acordo com Barros (1991, p. 62), “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.”

1.2.2.2.3 Citação direta longa (com mais de 3 linhas)
• Utilize a fonte com tamanho 10 pt, com espaçamento entrelinhas simples entre as linhas e com recuo de 4 cm da margem esquerda;
• Não inclua a citação entre aspas;
• Indique a página/folha da citação ou “não paginado” (quando o documento citado não for paginado);
• Inclua um ponto final após a citação e outro após a indicação da autoria; e
• Inclua uma linha em branco antes da citação e outra depois, separando-a dos parágrafos anterior e posterior. Essa linha deve ter a fonte com tamanho 10 pt e espaçamento entrelinhas simples.

1.2.2.2.4 Citação indireta
• Por ser reescrita (paráfrase), a citação indireta não deve ser incluída entre aspas; e
• Não é obrigatório indicar a página/folha da citação.
O dengue caracteriza-se como uma arbovirose de rápida propagação em áreas tropicais e subtropicais (Degener et al., 2014).

1.2.2.2.5 Citação de citação
• Inclua apud ou «citado por» entre a indicação do documento original (aquele ao qual não se teve acesso) e a indicação do documento consultado; e
• Inclua a referência do documento consultado na lista de referências.
No âmbito da prevenção, a Geografia da Saúde é utilizada por geógrafos de modo que estes profissionais realizam análise dos fatores sociais e ambientais que podem agravar a saúde, fazendo a correlação dos fatores geográficos com a ocorrência das doenças (Sobral, 1988 apud Ferreira, 2015).

2 Avaliação do trabalho
Serão acolhidos apenas os manuscritos formatados de acordo com estas Instruções e cuja temática se enquadre nas áreas da referida edição do evento. Uma análise preliminar verificará o potencial para publicação e seu interesse para o público-alvo do evento, o atendimento aos requisitos éticos e o relatório do sistema de detecção de plágio. Trabalhos que não atenderem a essas exigências serão recusados.
Os manuscritos considerados potencialmente publicáveis no site de anais do evento seguem no processo editorial, composto pelas seguintes etapas:

2.1 Revisão técnica
É realizada pelos editores (organizadores) da edição do evento (desk review). Consiste fundamentalmente da revisão de aspectos de forma e redação científica, para que o manuscrito atenda a todos os itens detalhados nas Diretrizes para autores e esteja apto a ingressar no processo de revisão externa por pares.

2.2 Revisão externa por pares
O sistema de avaliação é duplo-cego (double blind review), no qual os avaliadores ad hoc não conhecem a identidade dos autores e não são identificados na revisão enviada aos autores. Os trabalhos serão enviados a pelo menos 1 (um) avaliador especialista dentre os membros do Conselho Editorial e/ou convidados ad hoc, que avaliarão seu mérito científico e o conteúdo do manuscrito a partir dos seguintes aspectos: originalidade e importância da contribuição, adequação aos objetivos gerais do evento, metodologia adequada, cumprimento dos critérios éticos/integridade da pesquisa, relação entre o problema proposto e apresentação/análise dos dados, conclusão respaldada nos dados, clareza, coerência e organização textual, indicação dos principais pontos fortes e fracos do manuscrito. Em caso de trabalho submetido a avaliação de número par de avaliadores, havendo discordância nos pareceres, o trabalho será enviado a outro avaliador, com características similares às dos anteriores, que contribuirá para o desempate.
Todos os avaliadores possuem formação mínima a nível de mestrado.
Os organizadores do evento encaminham a solicitação de avaliação para o especialista com um formulário padrão detalhado. Os avaliadores ad hoc devem seguir as Diretrizes para Avaliadores do SACAIFF. Esse processo de parecer por pares implica o compromisso do(s) autor(es) de atender da forma mais satisfatória e breve possível as observações dos avaliadores. A organização do evento se reserva o direito de recusar trabalhos cuja formulação desconsidere as sugestões dos avaliadores sem justificação razoável.

2.3 Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
• A contribuição deve ser original e inédita, e não deve estar sendo avaliada para publicação por outro evento ou periódico.
• O arquivo da submissão deve estar em formato OpenOffice.
• As referências que estiverem disponíveis em meio eletrônico, devem ter os URL devidamente indicados e responsivos.
• Excetuando-se as particularidades de formatação indicadas nos templates, os trabalhos submetidos devem seguir as normas nacionais atualizadas publicadas pela ABNT.
• O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
• As siglas utilizadas precisam ser devidamente indicadas entre parênteses na primeira ocorrência no texto e não devem ser flexionadas.
• Ao encaminhar o trabalho para avaliação, o autor concorda automaticamente em colocá-lo sob a licença Creative Commons: Atribuição - Não Comercial (CC BY-NC).
• A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo enviado conforme tutorial de submissão, garantindo-se o critério de sigilo exigido pela avaliação cega por pares.
• O autor correspondente deve cadastrar todos os autores do trabalho no momento da submissão, conforme tutorial de submissão. Não se permitirá a inclusão de autores após iniciado o processo de avaliação por pares.
• A titulação acadêmica máxima e a afiliação institucional do(s) autor(es) será(ão) incluídas na ocasião do cadastramento dos metadados (em Instituição/Afiliação e Resumo da Biografia).

3 Anexos, Tutoriais e Templates (modelos) do edital do SACAIFF 2023:

Resumos Simples

1 Definição

Deve abordar brevemente uma introdução com objetivos, metodologias, e resultados preliminares com discussão e conclusões (considerações), sejam estas parciais ou finais.

Podem-se apresentar resumos sobre projetos de trabalhos iniciais ou revisões bibliográficas, desde que tenham fundamentação teórica já construída.

 

2 Organização e Apresentação

• Componentes obrigatórios: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave.

• Componentes facultativos (conferir obrigatoriedade no edital): Orientador, Área.

• Número máximo de autores: 6 (seis), sendo 1(um) autor principal e até 5 (cinco) co-autores;

• Não deverá conter tabelas e/ou figuras;

• A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área.

• Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.

• A área, se houver, deve estar relacionada à tabela de áreas disponíveis, conforme edital de cada edição).

• O título deverá ter a primeira letra em maiúsculo. Para as outras palavras do título deve-se respeitar a base XIX do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, disponível no site da Academia Brasileira de Letras.

• Os nomes dos autores deve ser escrito na forma completa, sem abreviações.

• Devem ser informadas, como nota de rodapé inserida após o último sobrenome de cada autor, as informações específicas como: nome da instituição à qual se filia; cargo, função ou ocupação (professor, pesquisador, estudante, etc).

• O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único, com breves e concretas informações sobre a justificativa, objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho, sejam parciais ou finais. Não deve conter referências bibliográficas. Deve obedecer ao limite mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras.

• As palavras-chave deverão ser incluídas ao final do resumo, em parágrafo específico, conforme estipulado no template, com três a cinco unitermos em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula (;)” e concluídas com "ponto final (.)".

Resumos Expandidos

1 Apresentação
Não é simplesmente um resumo alongado. Deve incluir introdução com objetivos, metodologias, referências, resultados e/ou comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento que deverá ser divulgado entre a comunidade acadêmica.
É um documento cujas ideias e significância possam ser entendidas no menor tempo possível. Alguns assuntos podem ser omitidos em um resumo expandido, como, por exemplo, detalhes muito específicos de ensaios, descrições de futuros trabalhos, informações institucionais que não sejam relevantes ao trabalho, dentre outros.

2 Organização e Apresentação

• Componentes obrigatórios: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados (esperados, parciais ou finais), Conclusões (considerações finais) e Referências.
• Componentes facultativos (conferir obrigatoriedade no edital): Orientador, Área, Discussões, Agradecimentos.
• Os títulos dos componentes (seções) poderão ser adaptados conforme a abordagem de cada trabalho, desde que respeitada a proposta organizacional.
• Número máximo de autores: 6 (seis), sendo 1(um) autor principal e até 5 (cinco) co-autores.
• Poderá conter tabelas, quadros e/ou figuras.
• A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área.
• Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.
• A área, se houver, deve estar relacionada à tabela de áreas disponíveis, conforme edital de cada edição).
• O título deverá ter a primeira letra em maiúsculo. Para as outras palavras do título deve-se respeitar a base XIX do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, disponível no site da Academia Brasileira de Letras.
• Os nomes dos autores deve ser escrito na forma completa, sem abreviações.
• Devem ser informadas, como nota de rodapé inserida após o último sobrenome de cada autor, as informações específicas como: nome da instituição à qual se filia; cargo, função ou ocupação (professor, pesquisador, estudante, etc).
• O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único, com breves e concretas informações sobre a justificativa, objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho, sejam parciais ou finais. Não deve conter referências bibliográficas. Deve obedecer ao limite mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras.
• As palavras-chave deverão ser incluídas ao final do resumo, em parágrafo específico, conforme estipulado no template, com três a cinco unitermos em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula (;)” e concluídas com "ponto final (.)".
• O trabalho deverá ser preparado respeitando-se o limite mínimo de 2 e máximo de 4 páginas.

3 Componentes ou Seções

3.1 Introdução
Texto justificando o problema estudado de forma clara e contextualizado com a literatura. O último parágrafo deve conter o objetivo geral do trabalho realizado.

3.2 Metodologia
Recomendamos que seja concisa, clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados.

3.3 Resultados e Discussão
Deve conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada em outros trabalhos científicos, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
Atenção: Tabelas e Figuras devem ser confeccionadas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Para figuras recomendamos resolução de 300 dpi e tamanho 10x10cm. Devem ser inseridas no texto do resumo expandido e numeradas com algarismos arábicos. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

3.4 Conclusão
Deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais e alinhada com o título, os objetivos e os resultados.

3.5 Agradecimentos
Pode expressar os agradecimentos aos órgãos que concederam bolsas e auxílios ao Projeto, às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Projeto (exceto o professor-orientador).

3.6 Referências
Devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nos anais deste evento serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.