ADMPUB e RELATRA
2 jogos didáticos para a Administração
Palavras-chave:
Jogos Didáticos; Ensino Técnico; ADMPUB; RELATRAResumo
O ensino traz em seu cerne a aprendizagem centrada no docente através das aulas expositivas. Isso porque torna-se basilar a aprendizagem pautada na prática do saber e, não apenas na transferência de conteúdo. Destarte, o ensino técnico deve possibilitar meios de prover o desenvolvimento das habilidades e competências de seus educandos com práticas reflexivas que os permitam constituírem-se cidadãos críticos e protagonistas de suas histórias. No componente curricular Administração Pública e Relações Trabalhistas os alunos do segundo ano do Ensino Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, foram encorajados por meio da troca mútua entre professor-aluno, a produzirem jogos didáticos que permitam a transmissão do conhecimento de modo mais motivador e dinâmico. Os trinta e três alunos foram divididos em dois grandes grupos, sob a liderança de duas alunas. Os grupos denominados ADMPUB e RELATRA, dão o mesmo nome aos jogos, respectivamente. Os estudantes se organizaram para a produção de jogos com o conteúdo de Administração Pública e Relações Trabalhistas, que objetivam deixar um caminho aberto para se tornarem ferramentas para o preenchimento de diversas lacunas deixadas pelo processo de transmissão-recepção do conteúdo, facilitando assim a construção e apropriação do conhecimento e despertando o interesse dos alunos, que terão participação mais ativa no processo ensino-aprendizagem, cabendo ao professor o papel de mediador.
Referências
BULGRAEN, Vanessa C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1, n. 4, p. 30-38, 2010.
FERREIRA, RUAN GABRIEL ARAUJO FERREIRA; COSTA, Robson Antonio Tavares Costa. ANÁLISE NA ÓTICA DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE EMPRESAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, v. 6, n. 01, p. 23-39, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Georgia Maria Mangueira de Almeida, Kamilly Correa Nogueira, Rafaela Figueira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar o trabalho para avaliação, o autor concorda automaticamente em colocá-lo sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial (CC BY-NC).
Com esta licença, terceiros podem:
- Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar, remixar, transformar e criar a partir do material.
Contudo, ao fazer uso do material, terceiros:
a) Devem:
- Atribuir a autoria do material.
- Dar o crédito apropriado ao autor.
- Prover um link para a licença.
- Indicar se mudanças foram feitas.
b) Não podem:
- Sugirir, explicita ou implicitamente, que o autor do material o apoia.
- Sugerir, explicita ou implicitamente, que o autor do material apoia o uso que está sendo feito do material.
- Usar o material original ou derivado para fins comerciais.
Detalhes da licença podem ser encontrados em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0.