ADMPUB e RELATRA
2 jogos didáticos para a Administração
Palavras-chave:
Jogos Didáticos; Ensino Técnico; ADMPUB; RELATRAResumo
O ensino traz em seu cerne a aprendizagem centrada no docente através das aulas expositivas. Isso porque torna-se basilar a aprendizagem pautada na prática do saber e, não apenas na transferência de conteúdo. Destarte, o ensino técnico deve possibilitar meios de prover o desenvolvimento das habilidades e competências de seus educandos com práticas reflexivas que os permitam constituírem-se cidadãos críticos e protagonistas de suas histórias. No componente curricular Administração Pública e Relações Trabalhistas os alunos do segundo ano do Ensino Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, foram encorajados por meio da troca mútua entre professor-aluno, a produzirem jogos didáticos que permitam a transmissão do conhecimento de modo mais motivador e dinâmico. Os trinta e três alunos foram divididos em dois grandes grupos, sob a liderança de duas alunas. Os grupos denominados ADMPUB e RELATRA, dão o mesmo nome aos jogos, respectivamente. Os estudantes se organizaram para a produção de jogos com o conteúdo de Administração Pública e Relações Trabalhistas, que objetivam deixar um caminho aberto para se tornarem ferramentas para o preenchimento de diversas lacunas deixadas pelo processo de transmissão-recepção do conteúdo, facilitando assim a construção e apropriação do conhecimento e despertando o interesse dos alunos, que terão participação mais ativa no processo ensino-aprendizagem, cabendo ao professor o papel de mediador.
Referências
BULGRAEN, Vanessa C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1, n. 4, p. 30-38, 2010.
FERREIRA, RUAN GABRIEL ARAUJO FERREIRA; COSTA, Robson Antonio Tavares Costa. ANÁLISE NA ÓTICA DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE EMPRESAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, v. 6, n. 01, p. 23-39, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2014.
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