Diálogos entre Filosofia e Arte

Um olhar em construção

Autores

  • Carlim Silva Paravidino IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Alexandre Ramalho Gomes IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Daniel Jardim da Silva IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Júlia Ferreira Celidônio IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Kamilly Correa Nogueira IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Daniel do Nascimento Rocha IFF - Campus Santo Antônio de Pádua

Palavras-chave:

formação crítica do leitor de imagem, alfabetização visual, cultura visual

Resumo

Qual a relevância da visão e da visualidade no mundo contemporâneo? Nos últimos tempos, uma nova questão tem feito alguns pesquisadores como por exemplo Hernández (2007), Mirzoeff (1998) e outros, dedicarem grande parte de suas pesquisas a essa questão. O que vemos nesse mundo, tem gerado uma enorme influência em nossa capacidade subjetiva de decidir e opinar acerca da realidade, superando as influências antes exercidas pelo que líamos ou ouvíamos. O objetivo dessa pesquisa teve o intuito de investigar a Estética Contemporânea a fim de identificar se ela influência ou não na recepção e interpretação das imagens presentes na cultura visual identificando como essa influência acontece e em seguida, testar se os estudos sobre estética contemporânea (variável 1) melhora ou não o nível de desempenho (variável 2) de leitura de imagem, ou seja, no letramento visual dos estudantes. No que diz respeito a metodologia, realizamos uma pesquisa voltada para um estudo de caso com coleta de dados de caráter qualitativo, a partir das respostas obtidas com o questionário. Inicialmente, buscamos identificar, por meio de questionário, em quais dos 5 estágios de desenvolvimento estético (a partir da teoria da Abigail Housen) os alunos chegavam ao projeto. O resultado obtido, a partir dos dados coletados na pesquisa, apontaram que de fato houve uma contribuição significativa para a formação de um olhar crítico dos alunos ante as imagens as quais estão em contato diário em suas vidas.

Referências

CABRERA, J. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Trad. Rita Vynagre. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. Brasília: Pós-Graduação em Arte da UnB, 2011.

HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre:Artmed, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Trad. Ana Duarte. Editora Mediação, Porto Alegre: 2007

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996.

MANGUEL, A. Lendo imagens. São Paulo: Companhia da Letras, 2001.

MARTINS, Raimundo (Org.) Visualidade e educação – Goiânia: FUNAPE, 2008.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.) Cultura das Imagens: desafios para a arte e para a educação – Santa Maria: Ed. UFSM, 2012.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.) Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos – Santa Maria: Ed. UFSM, 2011

MIRZOEFF, Nicholas. Visual Culture Reader. Londres: Routledge, 1998.

ROMEIRO, Artieres Estevão; VECCHIA, Ricardo Bazilio Dalla; KRASTANOV, Stefan Vasilev. Estética – Batatais, SP : Claretiano, 2016.

Downloads

Publicado

26.12.2022

Como Citar

Paravidino, C. S., Gomes, A. R., Silva, D. J. da, Celidônio, J. F., Nogueira, K. C., & Rocha, D. do N. (2022). Diálogos entre Filosofia e Arte: Um olhar em construção. Congresso De Divulgação Científica, Cultural E Tecnológica Do IFF Pádua, 1. Recuperado de https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1572

Edição

Seção

Resumos Simples

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)