Diálogos entre Filosofia e Arte
Um olhar em construção
Palavras-chave:
formação crítica do leitor de imagem, alfabetização visual, cultura visualResumo
Qual a relevância da visão e da visualidade no mundo contemporâneo? Nos últimos tempos, uma nova questão tem feito alguns pesquisadores como por exemplo Hernández (2007), Mirzoeff (1998) e outros, dedicarem grande parte de suas pesquisas a essa questão. O que vemos nesse mundo, tem gerado uma enorme influência em nossa capacidade subjetiva de decidir e opinar acerca da realidade, superando as influências antes exercidas pelo que líamos ou ouvíamos. O objetivo dessa pesquisa teve o intuito de investigar a Estética Contemporânea a fim de identificar se ela influência ou não na recepção e interpretação das imagens presentes na cultura visual identificando como essa influência acontece e em seguida, testar se os estudos sobre estética contemporânea (variável 1) melhora ou não o nível de desempenho (variável 2) de leitura de imagem, ou seja, no letramento visual dos estudantes. No que diz respeito a metodologia, realizamos uma pesquisa voltada para um estudo de caso com coleta de dados de caráter qualitativo, a partir das respostas obtidas com o questionário. Inicialmente, buscamos identificar, por meio de questionário, em quais dos 5 estágios de desenvolvimento estético (a partir da teoria da Abigail Housen) os alunos chegavam ao projeto. O resultado obtido, a partir dos dados coletados na pesquisa, apontaram que de fato houve uma contribuição significativa para a formação de um olhar crítico dos alunos ante as imagens as quais estão em contato diário em suas vidas.
Referências
CABRERA, J. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Trad. Rita Vynagre. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. Brasília: Pós-Graduação em Arte da UnB, 2011.
HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre:Artmed, 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Trad. Ana Duarte. Editora Mediação, Porto Alegre: 2007
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996.
MANGUEL, A. Lendo imagens. São Paulo: Companhia da Letras, 2001.
MARTINS, Raimundo (Org.) Visualidade e educação – Goiânia: FUNAPE, 2008.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.) Cultura das Imagens: desafios para a arte e para a educação – Santa Maria: Ed. UFSM, 2012.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Org.) Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos – Santa Maria: Ed. UFSM, 2011
MIRZOEFF, Nicholas. Visual Culture Reader. Londres: Routledge, 1998.
ROMEIRO, Artieres Estevão; VECCHIA, Ricardo Bazilio Dalla; KRASTANOV, Stefan Vasilev. Estética – Batatais, SP : Claretiano, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carlim Silva Paravidino, Alexandre Ramalho Gomes, Daniel Jardim da Silva, Júlia Ferreira Celidônio, Kamilly Correa Nogueira, Daniel do Nascimento Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar o trabalho para avaliação, o autor concorda automaticamente em colocá-lo sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial (CC BY-NC).
Com esta licença, terceiros podem:
- Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar, remixar, transformar e criar a partir do material.
Contudo, ao fazer uso do material, terceiros:
a) Devem:
- Atribuir a autoria do material.
- Dar o crédito apropriado ao autor.
- Prover um link para a licença.
- Indicar se mudanças foram feitas.
b) Não podem:
- Sugirir, explicita ou implicitamente, que o autor do material o apoia.
- Sugerir, explicita ou implicitamente, que o autor do material apoia o uso que está sendo feito do material.
- Usar o material original ou derivado para fins comerciais.
Detalhes da licença podem ser encontrados em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0.