Pesquisa com egressos do IFFluminense Campus Santo Antônio de Pádua

Autores

  • Roberto da Silva Lanes Filho IFF - Campus Santo Antônio de Pádua https://orcid.org/0000-0002-4844-3850
  • Lara Benedito Paiva IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Sara Soares Nascimento IFF - Campus Santo Antônio de Pádua

Palavras-chave:

pesquisa com egresso, educação profissional, planejamento institucional

Resumo

Estudantes ao concluírem com êxito seus cursos passam a ser egressos. Esse grupo carrega importantes informações obtidas durante sua vivência no percurso escolar, tornando-se referência para que instituições de ensino se autoavaliem, contribuindo para o seu planejamento institucional. Diante disso, este trabalho objetivou contatar egressos, via telefone e e-mail, para estimulá-los a preencher um formulário de pesquisa, disponibilizado no Google Forms, que buscou entender suas experiências quanto ao prosseguimento de estudos e ao ingresso no mercado de trabalho, além de avaliar suas experiências no IFF Pádua. Observou-se grande dificuldade em contatar e motivar a participação deles, uma vez que é difícil manter a relação egresso x instituição, reflexo de uma baixa sensação de pertencimento. Diante disso, utilizou-se, também, redes sociais para o contato. Como recorte teve-se egressos que concluíram seus cursos nos anos de 2020 e 2021, no IFF Pádua, o que correspondeu a um universo de 210 egressos.  102 atenderam ao contato e, desses, 100 responderam o formulário. Como principais resultados, identificou-se que 76% dos egressos continuaram os estudos, sendo que apenas 31,6% permaneceram na área do curso concluído. Ainda, 64,5% o fizeram em instituições públicas. Quanto ao Mercado de Trabalho, 69% não exercem atividade profissional, sendo que 59,4% justificaram se dedicar integralmente aos estudos. Dos que exercem atividade, apenas 22,6% atuam na área do curso concluído. Além disso, 90% avaliaram o campus com notas entre 8 e 10, não ocorrendo nota inferior a 5. Por fim, 98% indicariam o campus para outras pessoas.

Referências

COELHO, M. S. C.; OLIVEIRA, N. C. M. Os egressos no processo de avaliação. Revista e-curriculum, São Paulo, v.8 n.2 AGOSTO 2012

IFF. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal Fluminense 2018-2022. Disponível em: http://portal1.iff.edu.br/acesso-a-informacao/plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi-1. Acesso em 09 de abril de 2021.

MOURA, J. M. M. O.; ALBUQUERQUE, J. L. Educação a distância e ensino profissionalizante: um olhar sobre o acompanhamento do egresso. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 40(2), e34413, 2018.

SILVA, M; TEIXEIRA, E. B. O egresso como parceiro institucional numa universidade regional: o caso da UNIJUÍ. IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 25 a 27 de novembro de 2009.

Downloads

Publicado

26.12.2022

Como Citar

Lanes Filho, R. da S., Paiva, L. B., & Nascimento, S. S. (2022). Pesquisa com egressos do IFFluminense Campus Santo Antônio de Pádua. Congresso De Divulgação Científica, Cultural E Tecnológica Do IFF Pádua, 1. Recuperado de https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1563

Edição

Seção

Resumos Simples