Panorama da evasão escolar em cursos da educação profissional técnica de nível médio na forma subsequente
Palavras-chave:
dualidade estrutural, trabalho como princípio educativo, estado da arteResumo
A evasão escolar na educação técnica de nível médio subsequente dificulta a superação, pelo trabalho como princípio educativo, da dualidade estrutural, a qual evidencia desigualdades sociais. Conhecer a evasão escolar pode ser um caminho para combatê-la. A pesquisa objetivou construir um panorama sobre a evasão escolar em cursos da educação técnica de nível médio subsequente. Por meio da metodologia Estado da Arte, levantou-se e analisou-se artigos acadêmicos sobre o tema, publicados entre 2005 e 2019 no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados mostraram que a evasão escolar é um fenômeno recorrente em cursos técnicos subsequentes, com diferentes causas e definições. Os estudantes, em sua maioria pertencentes à classe trabalhadora, esperam que os cursos proporcionem melhores condições profissionais, o que não se verifica na realidade. Concluiu-se que a evasão escolar possivelmente contribui para que o princípio da educação pelo trabalho não saia do papel, por isso a dualidade estrutural ainda reverbera na educação técnica de nível médio subsequente. A escola e a sociedade têm um papel importante no enfrentamento da evasão.
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