Apresentação de “Baião de Câmera” por Conjunto de Música Instrumental Criativa e Autoral da Licenciatura em Música

Autores

  • Thomas Saboga Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus

Palavras-chave:

música popular brasileira, música instrumental, música autoral, composição, criação, criatividade, cultura na pandemia

Resumo

O Projeto de Arte e Cultura “Conjunto de Música Popular Instrumental Criativa e Autoral da Licenciatura em Música do IFF/Guarus” é formado pelo professor coordenador, compositor e violonista Thomas Saboga e mais seis alunos voluntários instrumentistas especialistas em seus instrumentos (violino, flauta, trompete, contrabaixo, guitarra e bateria). Buscando interpretar um repertório principalmente autoral dos professores e alunos da comunidade acadêmica, e de membros da comunidade circundante, mediante os Concursos de Composição, o presente projeto tem como objetivo principal desenvolver e fomentar a criação artístico-musical no curso, campus e região. Como objetivo secundário, pretendemos igualmente divulgar o trabalho realizado dentro da Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense, através de vídeos e áudios lançados na internet. Em um contexto pandêmico, todas as atividades do grupo estão sendo realizadas de forma remota, cada integrante gravando a sua parte em sua casa, sendo estas posteriormente reunidas através de programas de edição e mixagem.

O vídeo proposto para o presente Encontro de Cultura é “Baião de Câmera”, parceria do coordenador do projeto Thomas Saboga com o compositor Thiago Amud, interpretada pelo Conjunto de Música Instrumental Criativa e Autoral da Licenciatura em Música do IFF/Guarus, com arranjo de Thomas Saboga para o conjunto. Recém-lançada no CONEPE do Campus Guarus em 2021, essa gravação conta com o brilho dos alunos da Licenciatura em Música do nosso campus, juntamente com o violão e direção musical do professor e coordenador do Projeto de Arte e Cultura, Thomas Saboga, oferecendo uma amostra significativa do talento presente no curso de música de nossa instituição.

Link: https://youtu.be/KJBv6tMSbsM

Publicado

2022-06-30

Como Citar

SABOGA, T. Apresentação de “Baião de Câmera” por Conjunto de Música Instrumental Criativa e Autoral da Licenciatura em Música. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 4, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/609. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Resistência cultural nos tempos de distanciamento social

Categorias