Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff <p>O Encontro de Cultura do IFFluminense é um evento integrado de Arte e Cultura dos campi do Instituto Federal Fluminense, apresentando atividades de reflexão estética, crítica e sensível, por meio de atividades acadêmico-científicas e apresentações artístico-culturais em suas diversas linguagens e especificidades, dando visibilidade à produção desenvolvida nas unidades da instituição e/em suas comunidades, com ênfase em sua pluralidade, diversidade, atuação em rede e nas questões específicas da Arte e da Cultura como campos do saber.</p> pt-BR cultura.iffluminense@gmail.com (Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade) cultura.iffluminense@gmail.com (Jonas Defante Terra) Thu, 30 Jun 2022 13:21:07 -0300 OJS 3.3.0.6 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A Vida em Quarentena 2 https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/623 <p><span style="font-weight: 400;">O projeto IFFCinExpertus é um projeto que propõe o fazer audiovisual na escola , mais especificamente no IFF campus Macaé, através dos seus voluntários, estudantes do campus, e no ano 2021, o projeto deu continuidade na realização da produção do documentário “A Vida em Quarentena”, iniciada do ano de 2020, já em meio a pandemia de Covid-19 e antes da vacinação em massa no Brasil. A título de informação, o documentário, naquele ano, entrevistou três estudantes do campus, procurando saber como estavam e o que pensavam sobre o momento pandêmico mundial e brasileiro, e o que isso alterou nas suas vidas e nas suas relações com a escola. Agora, em 2021, seguimos na mesma investigação, só que entrevistando outras classes mais, dentro da nossa comunidade interna, e com um olhar para o novo contexto em relação ao vírus, a continuidade das precauções e provável fim do distanciamento em razão do andamento da vacinação dos brasileiros. O filme ainda se encontra em fase de realização no momento desta inscrição. Dessa forma, apresentaremos um corte inicial que demonstrará, apesar de ainda incompleto, os pretensos debates que o documentário em questão procurará fazer junto a comunidade interna e externa do nosso campus Macaé.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Link do vídeo: <a href="https://youtu.be/nsh6fNp7qDE">https://youtu.be/nsh6fNp7qDE</a></span></p> Leonardo Saleh Fonseca de Mendonça, Gabriel Jamariqueli Bueres, Vinícius de Souza Azevedo Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/623 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 NEABI Bom Jesus https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/634 <p>Apesar de existirem leis que determinam que as escolas trabalhem conteúdos relacionados à divulgação da história e culturas indígenas e afro-brasileiras, é lamentável constatar estas não são cumpridas e que, geralmente, as instituições de ensino ignoram completamente esses conteúdos. Socialmente, isso é grave e muitas vezes contribui para a manutenção de preconceitos, xenofobia, intolerância entre outros graves problemas sociais. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Bom Jesus objetiva primordialmente fomentar discussões que contribuam para o conhecimento das diversas culturas indígenas e das culturas africanas e afrobrasileras. É pioneiro na realização de eventos extensionistas de grande porte, que já se tornaram tradicionais espaços de divulgação, aprendizagem e diálogo, não apenas sobre, mas com esses grupos. O projeto desenvolve suas ações realizando reuniões semanais de estudo, planejamento, avaliação, autoavaliação, debates e promovendo e/ou participando de eventos mensais, a fim de divulgar conhecimentos. Em 2021, realizou o “Abril Indígena”, participou, como convidado, do 3o Encontro de Cultura do IFFluminense e “Dia do Estudante: resiliência e desafios”, no qual ministrou uma Roda de Conversa. É parte da Comissão Organizadora dos eventos “2o Seminário Se Atualiza, Cientista!” e Novembro Negro. Além das ações e participações em eventos, mantém diálogo e presta apoio a comunidades indígenas buscando, inclusive, parcerias que possam fornecer a elas apoio financeiro, como foi o caso do diálogo com o II Congresso Internacional On-line de Educação (CONIED) que resultou em doação, por parte do Congresso, de alimentos e remédios para os povos indígenas da etnia Krenak. Desta forma, o NEABI cumpre seus objetivos de conhecer, divulgar, apoiar e dialogar com os povos indígenas e os afro-brasileiros.</p> Laiza Setime Silva, Karina Neves Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/634 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Mapeamento dos cursos para formação de professores de Arte no estado do Rio de Janeiro https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/630 <p>A Arte é uma área de conhecimento autônoma com formação específica. A Lei 9.394/1996 (LDB) que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional&nbsp; determina em seu artigo 26 que trata sobre currículo, que o ensino da Arte é obrigatório na educação básica como componente curricular específico. A Lei 13.278/2016 especifica na LDB que as artes visuais, a dança, a música e o teatro constituem campos específicos da área de Arte e determina um prazo de cinco anos para que os&nbsp;sistemas de ensino implantem as mudanças decorrentes desta Lei, incluída a necessária e adequada formação dos respectivos professores em número suficiente para atender a demanda para atuar na educação básica. O objetivo do presente trabalho parte da pesquisa em desenvolvimento na especialização em Teatro e Educação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais é mapear os cursos para&nbsp; formação de professores de Arte existentes no estado do Rio de Janeiro, especificamente as licenciaturas em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Como metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental tendo como base legislações e dados disponíveis no site do Ministério da Educação, bem como a análise e verificação das respectivas fontes nas páginas das instituições. Como desdobramento, pretende-se a criação de uma página na internet para divulgação das informações resultantes da pesquisa, onde também serão disponibilizados os links institucionais dos cursos de licenciaturas na área de arte disponíveis no estado do Rio de Janeiro, e ainda legislações, documentos e diretrizes sobre a formação docente na área de Arte e um link para denuncias de irregularidades. Pretende-se com esta pesquisa esclarecer sobre a formação no campo da Arte e contribuir para as políticas públicas para o ensino-pesquisa-extensão nessa área.</p> Monica Cristina Mesquita de Souza Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/630 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Arte, Cultura e Ação Social: Conhecer, viver e compartilhar! https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/628 <p>O trabalho consiste na realização de um projeto de extensão/cultura realizado no Instituto Federal Fluminense Campus Avançado São João da Barra. O projeto consiste em organizações de eventos para a fruição de cultura e ação social na comunidade interna e externa ao campus. O trabalho é realizado em integração com outros projetos do campus, principalmente o projeto integrador Viva! Arte, cultura e diversidade. Foi realizado campanhas solidárias como rifa e arrecadação de roupas, também realizados semanas temáticas com temas culturais e artísticos e auxiliou em organizações e promoveu &nbsp;eventos como o Festival de Talentos, a Semana da Consciência Negra e a Semana&nbsp; Acadêmica, ambas no referido campus. O projeto teve êxito em integrar a comunidade externa e interna através de suas atividades.</p> Thiago Castilhos, Camilla de Almeida Gomes Copyright (c) 2021 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/628 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Tecendo o entorno da saia https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/627 <p>O projeto de extensão “Corporalidades tradicionais e as relações étnico-raciais na formação docente em teatro: A saia como dispositivo de investigação e criação”, tem como objetivo principal investigar a presença e as relações desenhadas pelas saias rodadas nas performances culturais de ascendência afro-brasileiras e afroameríndias. Tendo em vista que tais culturas foram silenciadas e ignoradas pelo currículo escolar do sistema educacional brasileiro, diante de uma perspectiva eurocêntrica, a formação docente torna-se uma preocupação visto a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas previstas pelas leis 10.639/03 e 11.645/08. A saia demonstra-se como elemento potente para o estudo e experimentação de estéticas afroperspectivadas, que podem contribuir para a presença desses conhecimentos na formação docente e ensino das Artes Cênicas, corroborando assim para a efetivação dessas legislações. Nesse sentido, a participação como bolsista no projeto demonstra-se de fundamental importância na trajetória formativa da licencianda em Teatro, visto que articula o estudo de práticas e sujeitos cujas escrevivências, pesquisas, culturas, diversidades, estéticas e poéticas de movimentos vão tecendo o entorno da saia. Saia esta que não é apenas um tecido, mas também um dispositivo performativo de investigação pessoal, cultural, estético vivo, pois é performada por um corpo que gira- existe em movimento. Dessa maneira, além da participação em eventos acadêmicos, o projeto pretende compartilhar a articulação de fragmentos do processo teórico-prático, realizado à distância remotamente em virtude da atualidade pandêmica, via experimentações de gravações artesanais e foto-performances com protagonismo das participantes.</p> Flavia Medeiros, Alissan Maria Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/627 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Teatro Físico https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/624 <p>O presente trabalho é um relato de experiência do Núcleo de Pesquisas, Experimentações e Práticas em Artes Corporais Cênicas – Teatro Físico (Dança, Teatro e Circo), projeto de pesquisa e extensão do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, cuja proposta é trabalhar a Arte como conhecimento de forma indissociável no Ensino-Pesquisa-Extensão. O projeto funciona como um núcleo cênico voltado à pesquisa do ator, aos processos de encenação e à montagem de espetáculos, dentro e fora do espaço escolar. O objetivo é promover o estudo sobre o corpo nas artes da cena e presenciais, associando tecnologia digital, cena expandida e o audiovisual. Como metodologia, propõem-se experimentações de práticas cênico-corporais com estudo de referenciais teóricos de preparação corporal, a qual envolve diversas práticas como exercícios de alongamentos, flexibilidade e força. Além disso, o projeto visa à composição de partituras de ações físicas para criação de cenas tendo como base a dramaturgia corporal do ator. Destacam-se as propostas de Meyerhold, Grotowski, Eugênio Barba e Bertolt Brecht como principais referências. Outro ponto relevante é a pesquisa com utilização de tecnologia digital, audiovisual, projeção de imagens, pesquisa de softwares e projeção com poucos recursos. A partir dos estudos realizados, o projeto teve como resultados encenação, montagem e apresentações de espetáculos, exercícios cênicos, work in progress, realização de oficinas pelos bolsistas do projeto, além de apresentações e publicações de relatos, artigos, comunicações orais em eventos acadêmicos. No ano de 2020, predominaram-se os trabalhos de iconografia teatral com a organização do acervo imagético e material audiovisual do projeto, a criação de uma página para divulgação dos trabalhos e a realização de um evento totalmente online gratuito chamado “Simpósio de Teatro Físico – Corpo, Tecnologia e a Cena Expandida”. Em 2021, iniciaram-se as Vivências Práticas, realizadas pelo Google Meet e abertas à comunidade externa, além de palestras transmitidas pelo YouTube. Desta forma, o projeto vem se consolidando com uma identidade própria, buscando contribuir para fortalecer o campo de conhecimento e formação em Arte, trabalhando de maneira indissociável o Ensino-Pesquisa-Extensão nessa área.</p> <p>Link do vídeo: <a href="https://youtu.be/6ddVF66hs9w">https://youtu.be/6ddVF66hs9w</a></p> Monica Cristina Mesquita de Souza, Bianca Rangel Batista, Matheus Campista Mariano Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/624 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Otimização da divulgação e qualificação dos produtos editoriais da Essentia Editora https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/622 <p>O projeto foi criado com o propósito de dar continuidade às ações de expansão e qualificação dos produtos editoriais oferecidos pela Essentia Editora com base na estruturação de uma equipe diversa e colaborativa, composta por servidores e bolsistas que trocam conhecimento no processo de ensino-aprendizagem devido à multiplicidade dos afazeres do setor. Desta forma, os bolsistas atuam na submissão de periódicos em bases de dados e indexadores, na submissão dos trabalhos de anais de eventos no site da editora e no desenvolvimento de produtos gráficos relacionados a livros, periódicos e materiais de divulgação da Essentia, principalmente nas redes sociais. Para a execução do projeto, os bolsistas são orientados sobre as rotinas de trabalho de forma metodológica e as demandas são solicitadas e supervisionadas via Whatsapp e reuniões pelo Google Meet, sempre que necessário, sob instrução da orientadora do projeto. Desta forma, estamos conseguindo ampliar as formas de acesso ao material produzido pela editora e divulgado em diversas bases de dados, bem como estamos conseguindo desenvolver produtos editoriais com design de qualidade e manter a frequência das postagens divulgadas nas redes sociais. Em contrapartida, os bolsistas estão tendo suas vidas profissionais instrumentalizadas com a prática do relacionamento interpessoal e de diferentes ferramentas digitais presentes no processo de produção editorial.</p> Isadora Queiroz Carolina, Kevin Lucas Ribeiro Areas, Matheus Ribeiro Peixoto Bastos, Claudia Marcia Alves Ferreira Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/622 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Educação para as relações étnico-raciais https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/621 <p>Os conhecimentos acerca das questões étnico-raciais, até muito pouco tempo, refletiam uma visão eurocêntrica da questão. Nos últimos anos, vêm crescendo o número de reflexões que se propõem a questionar tal abordagem, buscando analisar esta problemática sob um olhar não eurocêntrico. Nesse sentido, o presente projeto de extensão tem como objetivo propor um estudo sobre as relações étnico-raciais a partir de uma perspectiva crítica ao eurocentrismo e ao colonialismo. O NEABI do IF Fluminense campus Itaperuna propõe-se, dessa forma, a ser um desdobramento dos projetos já desenvolvidos pelo núcleo nos anos anteriores. Desse modo, ao longo do ano de 2021, oferecemos atividades diversas para a comunidade interna e externa envolvendo as questões conceituais levantadas no projeto, disponibilizando a todos os interessados pelo tema os subsídios para um aprofundamento nos estudos da questão étnico-racial no Brasil. As principais atividades desenvolvidas pelo núcleo no corrente ano foram a criação de um podcast e a realização do “Novembro Negro”, evento que trouxe três dias de atividades e palestras acerca da questão do negro no Brasil.</p> Flavia Sampaio Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/621 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 A saúde mental da mulher no contexto da pandemia https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/620 <p>O contexto da pandemia de Covid-19 vem contribuindo para o aprofundamento de desigualdades sociais que já eram notórias antes do isolamento social. A vulnerabilidade das mulheres e, sobretudo, das mulheres negras é uma das questões que a pandemia colocou em destaque. Nesse sentido, o Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidades (NUGEDIS) do IFF – Campus Itaperuna desenvolveu o projeto “A saúde mental da mulher no contexto da pandemia: reflexões e ações”, com o objetivo de refletir com a comunidade sobre tal situação e propor ações que contribuam com o fortalecimento da saúde mental deste grupo que se encontra, mais do que nunca, em situação de extrema vulnerabilidade. Ao longo do ano de 2021 realizamos ações com psicólogas e assistentes sociais que comprovaram, a partir de dados retirados de sua experiência ao longo da pandemia, o aumento da sobrecarga de trabalho, da violência e também do desemprego entre as mulheres desde março de 2018. Como forma de auxílio psicológico/emocional, o projeto buscou movimentos sociais que atuam no suporte às mulheres da região Noroeste Fluminense para parcerias.</p> Flavia Sampaio Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/620 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 O projeto cultural “Ateliê Criativo” https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/608 <h4>O projeto consiste em produção de arte e cultura por meio de oficinas denominadas “Ateliê Criativo”, utilizando práticas de criação em um espaço de transformatividade. O espaço físico do projeto se estabelece na sala 123.6, Bloco B no IFFluminense campus Campos Centro. Os objetivos do projeto são ampliar e fortalecer os espaços educativos, sociais e coletivos que integrem arte, criatividade, cultura e competências socioemocionais, utilizando estratégias metacognitivas e possibilitando a expressão de pensamentos e sentimentos, bem como, ampliar o bem estar da comunidade acadêmica através do fazer artístico e da produção de cultura. O público atendido consiste na comunidade interna e externa do IFFluminense e também dos docentes da Secretaria Municipal de educação e Cultura, com a qual o projeto firmou uma parceria. Os procedimentos adotados no ano de 2021 foram a oferta de oficinas semanais, online e ao vivo, pela plataforma Zoom, com duração de sessenta minutos, para duas turmas: uma que acontece às quartas-feiras, e outra, às sextas-feiras. Duas turmas estão em andamento atualmente. Tais oficinas englobam dois momentos: a sensibilização – em que o participante entra em contato consigo mesmo e com suas emoções e o processo criativo, onde ele tem a oportunidade de criar produtos a partir de sua autopercepção e autoconhecimento, proporcionando a produção da cultura, do bem estar e, consequentemente, a transformatividade. Como resultado tem-se 356 inscritos espalhados entre 33 municípios brasileiros, alcançando um total de 10 estados. No ano de 2021 foram realizados 104 encontros ao todo, encerrando com uma Exposição de Arte e Cultura Virtual hospedada no blog <a href="https://ateliecriativoiff.wordpress.com/">https://ateliecriativoiff.wordpress.com/</a>.</h4> Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira, Jonas Defante Terra, Natália Tarouquela Corrêa Natalini, Kleverson Gonçalves Willima, Iara Souza Lima Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/608 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 O Projeto Teia Cultural do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/640 <p>Nos desafios do distanciamento social, durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2021, o projeto colaborou na concepção, planejamento e organização de eventos institucionais. Dentre as etapas de produção cultural, destacamos três eventos realizados: Seminário Virtual sobre Assédio, Colóquio Abril Indígena e Novembro Negro. O número de participantes inscritos em cada evento, respectivamente, foram: 379, 242 e 313. Observa-se os números de participantes inscritos em cada evento, pois estes são signficativos e reforçam a importância de consolidar eventos realizados intercampi e multicampi, sistematizando debates e discussões temáticas em âmbito institucional. Os eventos institucionais acabam integrando as comunidades internas e externas, colaborando para a formação integral de nossos estudantes. Entretanto, os números de projetos culturais, conforme o mapeamento realizado, indica uma redução gradativa. A partir dos editais de seleção de projetos culturais do Instituto Federal Fluminense, Editais N. 85/2018, N. 154/2019 e N. 140/2020, foi possível identificar uma redução de aproximadamente de 30 (trinta) porcento, considerando o total de projetos vigentes em 2019 em comparação com os vigentes em 2021. Como estratégia de reforço e valorização das ações culturais realizados pelos projetos vigentes, as redes sociais têm sido uma aliada na comunicação entre que faz Arte e Cultura e quem deseja frui-la. Na rede social do projeto Teia Cultural identificamos e localizamos os projetos e núcleos vigentes na instituição, acompanhando suas produções e conteúdos postados. Nos Stories destacados e nas postagens dedicadas à divulgação das iniciativas realizadas no instituto, o projeto proporciona um canal atualizado sobre Arte e Cultura no IFFluminense.</p> Jonas Defante Terra, Stephani Corrêa Ferreira Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/640 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Quartas Musicais https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/633 <p>A arte é capaz de mudar vidas, destinos e é reconhecidamente grande instrumento de inclusão e transformação social. O “Quartas Musicais” é um projeto que visa incluir e agregar alunos e comunidade, buscando resgatar a sensibilidade dos jovens através da música, além de desenvolver o poder do senso crítico, permitindo que eles tomem decisões conscientes para uma vida com mais dignidade e respeito para com o mundo em que vivemos. Visa também despertar o interesse pela música e pelas artes, desenvolver a criatividade, a sociabilidade e a sustentabilidade, com ações que estimulam o respeito, a amabilidade e as interações, incentivando o protagonismo juvenil e fortalecendo a cultura artística e musical de Bom Jesus e região. O projeto é desenvolvido da seguinte forma: reuniões virtuais semanais para alinhamento, avaliação e autoavaliação. Pesquisas e ensaios semanais. Participações em eventos e/ou apresentações mensais via redes sociais para dialogar com a comunidade, estreitar laços e atingir os objetivos que o projeto traçou. Em 2021, além das habituais lives, participou (com apresentações e/ou na organização e suporte) de eventos como: 3o Encontro de Cultura do IFFluminense, AbrilIndígena, Ciclo de Palestras Bacia do Itabapoana, Dia do Estudante: resiliência e desafios, Abertura do Curso para novos servidores do IFF (Reitoria/ IFF), do Circuito de Economia Solidária ITEP/UENF 2021, sendo parte integrante da comissão organizadora dos Eventos “2o Seminário Se atualiza, cientista!” e “IX Mostra do Conhecimento e Feira de Oportunidades”. O projeto atingiu os objetivos propostos, contribuindo para o despertar da consciência, estímulo à difusão da cultura, criatividade e sociabilidade.<br /><br /></p> Daniel Godoy, Karina Hernandes Neves Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/633 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Quem você pensa que https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/629 <p>Considerando o contexto remoto imposto pela pandemia do coronavírus, em 2019, o Laboratório de Micropolítica e Performatividades da Arte – LAMP, integrante do núcleo ArtPoli – Núcleo de Pesquisa em Arte e Política, debruçou-se sobre a memória como elemento disparador de pequenas ações performativas, integrantes de uma investigação intitulada “mini-bio”. Assim nasceu a produção “Quem você pensa que”, que agita incômodos pessoais dos artistas envolvidos, misturando-os a lembranças e atravessamentos emergidos do isolamento e seus respectivos ruídos – íntimos, familiares, micropolíticos. Sendo resultado de um processo – posteriormente sistematizado e formatado como oficina de criação performativa, oferecida à comunidade acadêmica – o trabalho inscreve-se no hall de produções criadas durante e sobre a pandemia para vislumbrar possibilidades de investigação da produção de presença em contextos remotos.</p> <p>Link: <a href="https://youtu.be/UaPWMhBxXV0">https://youtu.be/UaPWMhBxXV0</a></p> Claudio Gabriel da Silva da Conceição, André Luiz Rodrigues Ferreira Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/629 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Resistir para Ser https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/607 <h4>O desenvolvimento do autocuidado e bem estar é um desafio, sobretudo porque os índices de estresse, depressão, baixa autoestima, desemprego vem aumentando significativamente com o surgimento da Pandemia de COVID-19. O projeto NeuroArt consiste na criação de estratégias para o desenvolvimento competências criativas, metacognitivas e socioemocionais que possibilitem o bem estar e, consequentemente, a sincronia com seus projetos de vida e a permanência em seus estudos, trabalho, vida social e afetiva. O espaço físico do situa-se na sala 123.6, Bloco B no IFFluminense campus Centro em parceria com o projeto Ateliê Criativo. Os objetivos deste projeto são: incentivar o desenvolvimento do indivíduo através da atenção em seus pensamentos, sentimentos e ações, exercitando a autopercepção; o autoconhecimento; o autocuidado e ampliando as possibilidades de autorregulação e bem estar. O público atendido consiste na comunidade interna e externa do IFFluminense. Este projeto foi criado no ano de 2021, tendo a primeira edição realizada até abril e a segunda edição de maio a dezembro deste ano. Os procedimentos adotados são: parcerias com o projeto “Ateliê Criativo: espaço de transformatividade” e com 18 estagiários do curso de pós-graduação em Arteterapia em educação e Saúde do Instituto Ser e Crescer para a oferta de oficinas semanais, online e ao vivo, pela plataforma Zoom, com duração de sessenta minutos, com duas turmas sendo uma às quartas-feiras e outra às sextas-feiras. As oficinas englobam o processo de partilha de sentimentos, emoções e percepções de si mesmo acerca das vivências cotidianas após sensibilização com processos artísticos propiciadas a partir das oficinas do Projeto Ateliê Criativo. Como resultado tem-se 356 inscritos espalhados entre 33 municípios brasileiros, alcançando um total de 10 estados. No ano de 2021 foram realizados 104 encontros ao todo, tendo como proposta de encerramento a apresentação de um vídeo com depoimentos hospedado no blog <a href="https://ateliecriativoiff.wordpress.com/">https://ateliecriativoiff.wordpress.com/</a>.</h4> Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira, Jonas Defante Terra, Natália Tarouquela Corrêa Natalini , Kleverson Gonçalves Willima, Iara Souza Lima Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/607 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Curta, comente e compartilhe https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/619 <p>O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) realiza as suas atividades no IFF campus Campos Centro desde o ano de 2013. No contexto pandêmico, as suas atividades tiveram que ser adaptadas para o mundo virtual e, assim, as plataformas digitais (Google Meet) e as mídias sociais (Instagram) tornaram-se as principais ferramentas para a continuidade das suas ações. A comunicação objetiva apresentar as ações desenvolvidas a partir da criação do perfil “@NEABI_IFFCENTRO” no Instagram. Através dos posts e, o Núcleo buscou transmitir ao público reflexões sobre contextos culturais afro-brasileiros, tais como: “A importância do samba na cultura brasileira” evidenciando a importância do gênero musical como um patrimônio imaterial da sociedade brasileira e o “Rap: uma cultura de resistência”, explicitando como foi a formação do rap e a materialização de sua resistência cultural, além de retratar as narrativas indígenas com posts que desmistificam discursos preconceituosos sobre a comunidade indígena através de explicações acadêmicas. As ações também se estenderam ao Grupo de Estudos NEABI, realizado pelo Google Meet, com a finalidade de discutir textos com temáticas como ações afirmativas, racismo estrutural, coletivos negros e interseccionalidade. Para a realização das atividades, foram utilizadas referências bibliográficas, sites e artigos como apoio teórico para a construção das temáticas abordadas nos posts e nos grupos de estudos, além dos aplicativos de edição que auxiliam na criação dos posts. Os resultados foram significativos, visto que ao longo dos posts e das, as interações nas publicações possibilitaram observar que os conteúdos abordados alcançaram a comunidade externa, possibilitando a democratização do acesso ao conhecimento acadêmico. Portanto, o NEABI materializa-se como resistência cultural cujas ações têm o intuito de valorizar, debater e democratizar o acesso às culturas afro-brasileira e indígena por intermédio das plataformas digitais e mídias sociais.</p> <p>Link: <a href="https://youtu.be/TfB-rb4I8YA">https://youtu.be/TfB-rb4I8YA</a></p> Luis Matheus Silva Leal, Júlia Ladislau Maciel de Almeida Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/619 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Nugedis IFF Maricá https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/616 <p><span style="font-weight: 400;">O presente projeto de extensão tem por objetivo a construção de processos políticos e educacionais, bem como, a criação de produções culturais e artísticas, que dialoguem com as questões e os debates em torno dos estudos e movimentos feministas e LGBTQI+. Nesse sentido, a proposta do Nugedis IFF Maricá também busca na pesquisa de autores e autoras como Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Bell Hooks e Foucault, as bases teóricas e epistemológicas para fundamentar as discussões a serem realizadas com a comunidade externa. A metodologia pedagógica, política e artística do nosso trabalho, será realizada por meio dos atravessamentos criados com a Estética do Oprimido, de Augusto Boal. Esperamos que os diálogos realizados a partir das leituras, estudos e práticas por meio desses autores e suas obras, nos conduzam a criar caminhos de luta, resistência e afetos com a nossa instituição e a comunidade externa. Nosso desafio maior é abrir espaços para todos, todas e todes que querem exercer seu direito de existência de forma plena e potente. Dessa forma, é preciso que a escola seja um lugar de acolhimento das diferenças, onde projetos como esse possam ampliar as possibilidades de protagonismo de alunos e alunas que queiram exercer um diálogo franco e aberto sobre a diversidade.&nbsp;</span></p> Manuela Nogueira Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/616 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Exposição NUGEDIS 2021 https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/614 <p>A EXPOSIÇÃO NUGEDIS 2021 é uma mostra virtual do processo de estudo e criação do Nugedis Cambuci no ano de 2021. A escolha de apresentar o processo e não um produto artístico finalizado tem como proposta incentivar o debate acerca da produção extensionista e cultura em tempos de trabalho remoto. Em um momento em que nosso principal veículo de encontro são as salas de videoconferência, qual são os limites e expansões experimentados pela prática artística e cultural nos projetos de extensão? Este é o questionamento principal que este trabalho pretende lançar. Nesta exposição virtual deixamos aberto ao público as nossas inspirações e experimentações artísticas a fim de convidá-los a acompanhar nossa trajetória de criação e reflexão ao longo deste segundo ano pandêmico e de trabalho remoto. A exposição do percurso é também um convite ao encontro e a resistência conjunta em tempos de barbárie.</p> <p>Link para acesso a Exposição: <a href="https://sites.google.com/gsuite.iff.edu.br/nugedis-cambuci/in%C3%ADcio?authuser=2">https://sites.google.com/gsuite.iff.edu.br/nugedis-cambuci/in%C3%ADcio?authuser=2</a> </p> Carolina Almeida Gomes, Ana Carolina dos Santos Pedreiro, Jéssica Alves Feitosa, Majur Zeferino Jardim, Roger da Silva Carlos Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/614 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Festival de poesia do IFF Guarus https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/613 <p><span style="font-weight: 400;">O Festival de Poesia do </span><em><span style="font-weight: 400;">campus </span></em><span style="font-weight: 400;">Campos Guarus é um projeto de Arte e Cultura do Instituto Federal Fluminense (IFF), desenvolvido desde 2011. O projeto nasce dos trabalhos desenvolvidos nas aulas de Língua Portuguesa a partir da exposição dos movimentos literários pertinentes a cada série e alcança uma abrangência institucional que proporciona maior relação entre estudantes e servidores do </span><em><span style="font-weight: 400;">campus </span></em><span style="font-weight: 400;">Campos Guarus, promovendo também uma inter-relação com os </span><em><span style="font-weight: 400;">campi </span></em><span style="font-weight: 400;">do Instituto Federal Fluminense, levando até eles a oportunidade de integrar esse projeto, compartilhando sua arte com a comunidade do IFFluminense e comunidade externa local. Devido à excepcionalidade vivenciada na pandemia causada pela COVID-19, nas duas últimas edições, o projeto passou por adaptações e foi desenvolvido por meio das mídias sociais e das Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC).&nbsp;</span></p> Letícia Lima da Silva, Aída Maria Jorge Ribeiro, Daniela Balduino de Souza Vieira Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/613 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Apresentação de “Baião de Câmera” por Conjunto de Música Instrumental Criativa e Autoral da Licenciatura em Música https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/609 <p>O Projeto de Arte e Cultura “Conjunto de Música Popular Instrumental Criativa e Autoral da Licenciatura em Música do IFF/Guarus” é formado pelo professor coordenador, compositor e violonista Thomas Saboga e mais seis alunos voluntários instrumentistas especialistas em seus instrumentos (violino, flauta, trompete, contrabaixo, guitarra e bateria). Buscando interpretar um repertório principalmente autoral dos professores e alunos da comunidade acadêmica, e de membros da comunidade circundante, mediante os Concursos de Composição, o presente projeto tem como objetivo principal desenvolver e fomentar a criação artístico-musical no curso, campus e região. Como objetivo secundário, pretendemos igualmente divulgar o trabalho realizado dentro da Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense, através de vídeos e áudios lançados na internet. Em um contexto pandêmico, todas as atividades do grupo estão sendo realizadas de forma remota, cada integrante gravando a sua parte em sua casa, sendo estas posteriormente reunidas através de programas de edição e mixagem.</p> <p>O vídeo proposto para o presente Encontro de Cultura é “Baião de Câmera”, parceria do coordenador do projeto Thomas Saboga com o compositor Thiago Amud, interpretada pelo Conjunto de Música Instrumental Criativa e Autoral da Licenciatura em Música do IFF/Guarus, com arranjo de Thomas Saboga para o conjunto. Recém-lançada no CONEPE do Campus Guarus em 2021, essa gravação conta com o brilho dos alunos da Licenciatura em Música do nosso campus, juntamente com o violão e direção musical do professor e coordenador do Projeto de Arte e Cultura, Thomas Saboga, oferecendo uma amostra significativa do talento presente no curso de música de nossa instituição.</p> <p>Link: <a href="https://youtu.be/KJBv6tMSbsM">https://youtu.be/KJBv6tMSbsM</a></p> Thomas Saboga Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/609 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Sarau Literário do IFF https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/635 <p>O projeto Sarau do IFF: poesia, música e arte agrega um conjunto de ações que estimulam e promovem a leitura e a escrita de textos poéticos, além de apresentações musicais. É desenvolvido no âmbito do IFF Campus Bom Jesus e, em tempos pandêmicos, através das <br />redes sociais. Objetiva promover ações culturais (música, leitura poética, escrita poética, entre outras) a fim de desenvolver oportunidades de inclusão e socialização. Além disso, busca difundir a cultura brasileira, especialmente através da articulação entre música e poesia. No ano de 2020, em meio à pandemia, sendo um projeto aprovado no edital de bolsas Jovens Talentos com fomento FAPERJ (vigência 19/20), foi um dos projetos mais atuantes do nosso Instituto, tornando-se popular dentro e fora do IFF através das Lives e espetáculos virtuais, promovidos quinzenalmente em diversas redes sociais, especialmente o Instagram. Participou ativamente, como convidado, de mais de dez eventos naquele ano. Em 2021, além das Lives, realizou apresentação Musical no Encontrão de Cultura do IFF, no III Encontro de Cultura do IFF, no Abril Indígena, no Evento de Abertura do Curso de Formação de Novos Profissionais do IFF (Reitoria/IFF), no Circuito ITEP de Economia Solidária, promovido pela UENF, além de participar da organização e com apresentações musicais nos eventos “Arte e Cultura em Lives”, “2o Seminário Se Atualiza, Cientista!” e “IX Mostra do Conhecimento e II Feira de Oportunidades”. Encontra-se em fase de organização do evento de culminância, a realizar-se em dezembro próximo. O projeto realiza reuniões semanais virtuais de estudos, planejamento e alinhamento e estrutura-se no tripé: leitura – produção – apresentação artística. A avaliação das ações é positiva, tendo não apenas cumprido como superado os objetivos propostos.</p> Enzo Caitano, Karina Hernandes Neves Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/635 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Literature-se https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/618 <p>Dados da quinta edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro e pelo Itaú Cultural, em 2019, apresentaram um quadro preocupante sobre índices de leitura no Brasil: entre os anos de 2016 e 2019, houve uma redução de 4,6 milhões no número de leitores. Nesse cenário, a proposição de um trabalho consistente com a literatura, seja na recepção, seja na produção de textos, se impõe. Dessa forma, o projeto Literature-se propõe um trabalho na perspectiva do letramento literário, pretendendo alcançar a democratização da leitura e escrita no campus Itaperuna. O projeto objetiva promover inúmeras ações de intervenção literária, realizadas em parceria com a recém-criada Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna, buscando construir no campus um centro de cultura das Letras. Os resultados apontam positivamente para a formação de círculos de leitores e escritores comprometidos com a realidade sócio-histórica em que vivem. Este trabalho se reveste de capital importância já que procura destacar o protagonismo de nossa comunidade escolar na leitura e na escrita de textos literários. Metodologicamente, este trabalho está ancorado em pesquisas e em autores que buscam aplicar o conceito de letramento no ensino de literatura, além daqueles que defendem a importância do ato de ler. Assim, autores como Candido (2009), Cosson (2018), Maria (2016) e Freire (1989), dentre outros, oferecem suporte teórico às nossas argumentações. Alinha-se também à BNCC (BRASIL/MEC, 2018), cujas diretrizes orientam a promoção da leitura dos mais diversos gêneros textuais que circulam socialmente, dentre eles, o texto literário.</p> Giselda Maria Dutra Bandoli, Giovanna Barros Bon, Isabela Santos Novaes Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/618 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 A digitalização dos Jornais Gazeta da Baixada https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/632 <p>Neste trabalho apresenta-se desdobramentos iniciais do Centro de Memória dos Trabalhadores de Cabo Frio e Região instituído pelo Edital Nº 140/2020 - Projetos Culturais e de Diversidade do IF Fluminense.&nbsp; O projeto propõe a criação de um Centro de Memória dos Trabalhadores, de modo a contribuir para a produção, guarda e divulgação de documentos e trabalhos que tenham como foco as diferentes atividades econômicas desenvolvidas na região, com ênfase no papel desempenhado pelos trabalhadores, tanto no desenvolvimento específico de suas atividades laborais, quanto na construção da sociedade em tela.&nbsp; primeira atividade iniciada em abril de 2021 está voltada para digitalizar o acervo do jornalista e editor José Resende, em especial do jornal “Gazeta da Baixada” a partir da década de 60. Para digitalizar este acervo utiliza-se o aplicativo para celular aplicativo CamScanner. Devido a situação pandêmica, os jornais são recolhidos pelo coordenador em sacolas plásticas, fica pelo menos 4 dias de quarentena e depois é entregue para a bolsista responsável pela digitalização. Para manuseio do acervo foi disponibilizado luvas e máscaras protetores. Esse processo realizado pelo celular é lento e por isso a primeira leva foi terminada recentemente. O resultado tem sido satisfatório com boa resolução das imagens que permite a leitura dos jornais. Entre as primeiras conclusões pode-se elencar que alguns jornais estavam tão fragilizados que não puderam nem ser manuseados, guardados etiquetados com a palavra “frágil”. Outros jornais em bom estado foram colocados em sacos plásticos novos e com descrição do conteúdo de cada pacote (organizado pela guardiã e viúva de Jose Resende). Descobriu-se que há jornais repetidos, edições com numerações corrigidas). Configurando-se em desafios técnicos e intelectuais que se articulam diretamente ao tratamento da informação. Considera-se, também que o trabalho foi um aprendizado.</p> <p>&nbsp;</p> Vinicius Santos, Estela Klein de Souza Klein, João Henrique de Oliveira Christovão Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/632 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 A utilização de mídias sociais enquanto ferramentas de abordagem da memória e do patrimônio cultural https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/625 <p>O projeto Centro de Memória no Instituto Federal Fluminense, campus Macaé consolida sua atuação em duas frentes, que são percebidas como complementares, a organização contínua do acervo histórico e de memória e o trabalho constante com a memória local e institucional com sua comunicação nos mais variados formatos. Essas vertentes se constituem em diversas ações, tais como a pesquisa e elaboração de publicações em rede social visando a educação patrimonial e o conhecimento e reconhecimento da cultura local enquanto movimento necessário para a constituição da identidade do indivíduo e de sua relação com o território. Esse tipo de ação não se esgota, assim como se estende nas várias maneiras em que é possível realizar esse tipo de abordagem, sem fetichizar o patrimônio, mas adotando-o como elemento de formação identitária e cidadã, parte da formação geral de estudantes, e porque não, de toda a sociedade. Nessa linha, o projeto realiza estudos em diversas fontes de memória e história da instituição e da cidade para elaborar as postagens na rede social Instagram, abordando, em conjunto, temáticas de relevância na atualidade, como o respeito à diversidade e o direito à memória, também está confeccionando material didático para auxílio de educadores tratando inicialmente do patrimônio edificado, assim como atua recorrentemente na organização e disponibilização do acervo captado. A legislação na área de cultura da cidade também é uma preocupação, posto que muitas vezes é desconhecida pela população, sendo importante demonstrar o importante papel que a sociedade civil pode desempenhar na relação com o governo munícipe, assim como dos direitos culturais inerentes às políticas culturais. Esse contexto traz aciona os apagamentos e esquecimentos, que subjazem na memória, mas que tem sido cada vez mais manifestos na sociedade através da apropriação do espaço social, do reconhecimento dos liames históricos e da contestação das representações impostas pela sociedade.</p> Henrique Barreiros Alves, Sophia da Fonseca Sant'Anna, Juliana Juliana Gomes da Rocha B. Alves Copyright (c) 2021 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/625 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Cadastramento e divulgação de patrimônios materiais e imateriais das regiões Serrana e Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/610 <p>O interesse de comunidades localizadas nas regiões Noroeste e Serrana do Estado do Rio de Janeiro pela história local é algo que chama a atenção da equipe do projeto. Contudo, essas comunidades, na maioria das vezes, relatavam a falta de material de consulta para alunos, professores e demais interessados, como um dos principais obstáculos ao estudo regional. Mais do que a inexistência de informações sobre a história de várias regiões do interior do estado, constata-se que: (i) os agentes locais não conseguiam ter acesso a dados importantes do seu cotidiano; (ii) as pessoas situadas em outras áreas não dispunham de um canal no qual se reunissem informações sobre a cultura e a história dessas porções territoriais, que são atendidas especificamente pelo Instituto Federal Fluminense campus Avançado Cambuci. Diante disso, este projeto, desenvolvido pelo Centro de Memória do IFF Cambuci, tem como objetivo reunir e divulgar informações sobre patrimônios materiais e imateriais presentes nesses territórios. Para isso, coletam-se informações, em diversas publicações, sobre “patrimônios” da região, sejam eles materiais ou não. Todo o material é organizado e transformado em “verbetes” disponibilizados no site do INCT Proprietas/UFF (<a href="http://www.patrimonios.proprietas.com.br">www.patrimonios.proprietas.com.br</a> ), que abriga material semelhante sobre outras partes do Brasil. Entende-se que esse procedimento possibilita a construção de um canal de comunicação entre os acadêmicos, a equipe do projeto e diversas pessoas interessadas no entendimento do interior do Estado do Rio de Janeiro. Almeja-se, ainda, que, com o final da pandemia, e a maior divulgação do site e das ações do projeto, vários agentes sociais possam contribuir mais ativamente na sugestão e no recolhimento de informações sobre elementos importantes da sua realidade. Por fim, espera-se que essas ações colaborarem para a valorização dessas regiões, algo que deve passar pela compreensão da história, da cultura e, por conseguinte, o reconhecimento das pessoas que habitaram e, hoje, habitam esses territórios.</p> Gabriel Almeida Frazão, Luiza Machado Costa Nascimento, Savio Mozer de Oliveira Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/610 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 “Corpos em Tecnovívio” https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/631 <p>Este trabalho é um relato de experiências focado nas ações de extensão promovidas de maneira online durante a pandemia no ano de 2021, pelo projeto de pesquisa e extensão Núcleo de Pesquisas, Experimentações e Práticas em Artes Corporais Cênicas – Teatro Físico (Dança, Teatro e Circo) do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Considerando que em 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a disseminação do COVID-19 em todos os continentes caracterizou uma pandemia mundial, o projeto dedicou-se a repensar suas atividades no formato online, dando início assim, a produção do evento online e gratuito, em 2020, chamado “Simpósio de Teatro Físico – Corpo, Tecnologia e a Cena Expandida” com palestras transmitidas e salvas no canal do YouTube do projeto. O Núcleo de Teatro Físico IFF iniciou em abril de 2021 as Vivências Práticas, ofertadas toda quarta-feira das 18h às 19h pelo Google Meet e aberta a toda comunidade interna e externa. O objetivo dessas vivências é experienciar possibilidades de aulas e práticas corporais por meio de jogos e exercícios de teatro, dança e circo mediados pela tecnologia digital e adaptados para o ensino remoto, cujo suporte originou-se das discussões realizadas através de encontros semanais organizados pelo grupo visando a discussão a partir dos movimentos artísticos ocorridos na segunda metade do séc. XX como a Videoarte, Videodança e outros movimentos que incorporam as tecnologias digitais às Artes da Cena. Como referências, trabalha-se o conceito de cena expandida entre teatro-dança, com técnicas de audiovisual associadas ao conceito de zonas liminares de convívio e tecnovívio (mediação por máquinas), proposto por Jorge Dubatti. Em sua primeira edição, oferecida como atividade referente ao ano letivo 2020.2, as Vivências Práticas contou com uma média de 20 participantes, sendo estes alunos dos cursos de licenciaturas do IFF, professores e comunidade externa da região e de outros quatro estados na união. Atualmente o projeto oferta sua segunda edição, contribuindo desta forma para a promoção de práticas online em Teatro.</p> Matheus Campista Mariano, Bianca Rangel Batista, Mônica Cristina Mesquita de Souza Copyright (c) 2021 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/631 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300 Recepção Teatral na Escola https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/615 <p>O projeto “Recepção Teatral na Escola” tem como mote investigar as relações entre a pedagogia do teatro no âmbito escolar e o processo de recepção teatral. Seu principal objetivo é reconhecer de que modo as práticas pedagógicas teatrais desenvolvidas com estudantes do ensino médio do Instituto Federal Fluminense têm impactado os seus modos de leitura das artes cênicas.</p> <p>Para tal objetivo, realizamos em 2021 exibições virtuais de espetáculos produzidos no contexto pandêmico, disponibilizados na plataforma youtube em canais abertos, como os do Sesc RJ e Sesc SP. Foram realizadas 3 exibições abertas para estudantes do Campus Cambuci e Campus Centro, respectivamente. Realizamos debates após as exibições com os grupos e questionários, a fim de produzir dados para posterior análise e reflexão que intenciona responder a seguinte questão: “Como o ensino de artes cênicas na escola influencia na leitura que os alunos fazem das obras teatrais?"</p> <p>Apesar de considerarmos que o projeto foi realizado de forma satisfatória durante este primeiro ano de execução ainda não é possível tecer conclusão definitiva sobre a pergunta que nos propomos a responder. Ao questionar sobre como o ensino de artes na escola influencia na recepção de uma obra teatral criamos uma metodologia que nos auxiliasse a encontrar algumas pistas para esta respostas. No entanto nos deparamos com diversas variáveis que podem também influenciar na recepção de uma obra e que devem ser levadas em consideração numa análise mais aprofundada. Listamos aqui algumas:</p> <p>1- Em quais circunstâncias a exibição da obra foi realizada?<br />2- Como o grupo foi preparado para recebê-la?<br />3- Qual o engajamento dos estudantes numa atividade escolar que não seja avaliativa?<br />4- Como a sobrecarga de estudos e tarefas escolares influencia na disponibilidade ou não do estudante para<br />a fruição?<br />5- O ambiente virtual favorece a aproximação do espetáculo com o público ou afasta?</p> <p>Esses são alguns dos questionamentos que seguirão compondo as análises e futuras ações do projeto, não com o objetivo de formular uma resposta correta, mas de estabelecer parâmetros de reflexão sobre a relação entre ensino do teatro e fruição teatral.</p> Carolina Almeida Gomes, Ana Carolina dos Santos Pedreiro, Jéssica Alves Feitosa, Majur Zeferino Jardim, Roger da Silva Carlos Copyright (c) 2022 Encontro de Cultura do IFFluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/615 Thu, 30 Jun 2022 00:00:00 -0300