Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outro evento; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos da submissão estão em formato PDF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto do resumo está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); não possui figuras e tabelas no texto, nem no final do documento na forma de anexos.
  • O CARD está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

O Encontro de Cultura do IFFluminense é um evento integrado de Arte e Cultura dos campi do Instituto Federal Fluminense, de exibição gratuita, apresentando atividades de reflexão estética, crítica e sensível, por meio de palestras e apresentações artístico-culturais em suas diversas linguagens e especificidades, dando visibilidade à produção desenvolvida nas unidades da instituição e/em suas comunidades, com ênfase em sua pluralidade, diversidade, atuação em rede e nas questões específicas da Arte e da Cultura como campos do saber.

   

1. MODALIDADES DE TRABALHOS ACEITOS NO EVENTO

  • artístico-cultural presencial no Festival de Arte e Cultura do IFFluminense;
  • acadêmico-científico com Card e apresentação de Comunicação Oral Presencial;
  • acadêmico-científico com Card e apresentação de Comunicação Oral Síncrona (em sala virtual);

   

2. QUEM PODE SUBMETER TRABALHOS?

Servidores e estudantes, bem como agentes culturais externos parceiros das ações e projetos desenvolvidos nos campi do IFFluminense.

   

3. ESTRUTURANDO O SEU TRABALHO

3.1. Escolha do eixo temático

  • cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • práticas coletivas como processo de encontros;
  • linguagens artísticas como expressão de resistência e diversidade;
  • patrimônio Histórico-Cultural e Memória;
  • possibilidades e desafios no ensino-aprendizagem de Artes;
  • campo cultural da Literatura;

3.2. Tipo de trabalho:

  • Resumo + Apresentação Artístico-Cultural Presencial
  • Resumo + Card + Comunicação Oral Presencial
  • Resumo + Card + Comunicação Oral Síncrona
  • Modelos

3.3. Formatação do resumo:

  • Os trabalhos devem ser estruturados de acordo com as especificações abaixo. Para isso é obrigatório que as informações do texto sejam inseridas no template (arquivo padrão) disponibilizado, no formato Word, no site do evento.
  • O título deve ser claro e conciso (não usar caixa alta, não ter mais de duas linhas, utilizar fonte Times New Roman 16, em itálico, negrito e centralizado).
  • Os nomes dos autores devem utilizar a fonte Times New Roman 11, caixa baixa, itálico, negrito, centralizado e cada autor(a) numa linha. O nome do responsável pela apresentação deve estar em primeiro. O nome do orientador deve ser o último.
  • Em nota de rodapé, indicar a Instituição dos autores por extenso e entre parênteses abreviado, utilizando a fonte Times New Roman 8, letras minúsculas, justificado. Se houver mais de uma instituição, deve-se indicar utilizando numerais em arábico sobre-escritos. Devem ser incluídos os endereços de e-mails para todos os autores, ao lado dos seus respectivos nomes, separados por ponto e vírgula, seguindo a mesma sequência dos autores. 
  • O resumo simples deve conter até 300 palavras. O corpo do resumo deve utilizar a fonte Times New Roman 10, justificado e espaçamento simples entre as linhas. O resumo segue o mesmo idioma do restante do texto.
  • Palavras-chave, constituídas de três até cinco termos que identifiquem os principais assuntos abordados no trabalho, separados por ponto.
  • O resumo será elaborado a partir do modelo disponível, nos formatos Modelo de Resumo.docx ou Modelo de Resumo.odt, utilizando a identidade visual da edição atual. Submetidos em formato PDF.

3.4. Formatação do Card:

  • O formato do Card deve obedecer ao tamanho 1080px X 1080px;
  • O Card será elaborado a partir do modelo aqui disponível, nos formatos PowerPoint (*.pptx) ou Impress (*.odp), utilizando a identidade visual da edição atual.
  • A apresentação do Card deverá conter de 5 a 10 cards para desenvolver o conteúdo do trabalho a ser divulgado;
  • O(s) autor(es) do trabalho deve(m) estar atento(s) a possíveis direitos autorais e de imagem com o conteúdo apresentado no material;
  • Tamanho máximo do arquivo do Card: 100 MB;
  • O Card deve ser salvo e submetido no formato PDF.
  • Os formatos disponíveis para o modelo de submissão são totalmente editáveis. Você poderá mudar a cor e o tamanho das fontes, as imagens, a disposição do texto e a diagramação das páginas. Tudo customizado conforme o seu trabalho. O layout foi construído com apenas 5 páginas, mas você pode usar até 10 páginas no seu arquivo.

3.5. Orientações para a Comunicação Oral:

  • Os trabalhos acadêmico-científicos com Comunicação Oral aprovados terão 15 (quinze) minutos para apresentação em salas específicas (presencialmente e sincronamente pelo Google Meet), com data e horário a serem divulgados pela Comissão Organizadora.
  • O(s) autor(es) do trabalho que não apresentar na sessão especificada pela comissão organizadora, para esta modalidade de submissão, não farão parte dos anais do evento.
  • O(s) autor(es) não poderá solicitar alteração de horário e data de apresentação dos trabalhos nas sessões especificadas pela comissão organizadora.

   

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Serão selecionados apenas os trabalhos formatados de acordo com estas orientações e cuja temática se enquadre nos eixos do evento. Uma avaliação verificará o potencial para publicação, observando o interesse para os leitores dos anais do evento e o atendimento aos requisitos éticos. Trabalhos que não atenderem a essas exigências serão recusados.

Serão selecionadas e organizadas pelo Comissão Organizadora, tendo como critérios de análise e avaliação:

  • aspectos contextuais: relação com ações desenvolvidas e reconhecidas pelas instituições, registradas e/ou vinculadas como projetos registrados (SUAP) e/ou práticas desenvolvidas no âmbito de ações pedagógicas, compreendendo a linguagem artística enquanto meio reflexivo e estético e a cultura enquanto rede de representações, práticas e significados, numa concepção integral das múltiplas dimensões dos sujeitos;
  • relevância e inserção comunitária: relações e envolvimento artístico-cultural com o cotidiano dos campi e/em suas comunidades. Fomentando iniciativas de cultura e diversidade ligadas aos 17 (dezessete) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ODS/ONU - promovendo projetos com aderência a pelo menos uma de suas 17 (dezessete) linhas temáticas. Com isso, busca-se fortalecer a interação do Instituto Federal Fluminense com a sociedade, favorecer a inovação no sentido de contribuir com o desenvolvimento nacional, estimular a concretização dos direitos humanos, a redução de desigualdades e a consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Além de incrementar as ações em Programas e Ações da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade do Instituto Federal Fluminense nos campos da diversidade, do cooperativismo, da acessibilidade, da cultura, da produção artística, da terceira idade e da articulação com as comunidades no entorno dos campi; e
  • qualidade da redação e organização do texto: ortografia, concordância, regência, coesão e coerência textuais, clareza, objetividade e estrutura formal. Apresentação dos métodos e materiais adotados para o desenvolvimento do trabalho.

   

5. DO USO DOS DIREITOS DE SOM E IMAGEM

  • Uma vez inscrito no Encontro de Cultura do IFFluminense, o(s) autor(es) autoriza(m) a Comissão Organizadora do evento a divulgar, gravar e/ou reproduzir em caráter irrestrito a sua obra, por meio de CDs, DVDs, painéis, mídias e outras formas de divulgação, ressalvados apenas os direitos autorais pertinentes e previstos em legislação específica.
  • A responsabilidade sobre o uso de som e imagem dos sujeitos envolvidos no trabalho é do autor/a proponente do mesmo.
  • A submissão autoriza o uso irrestrito de som e imagem das ações propostas.
  • O(s) autor(es) do(s) trabalho(s) artístico-culturais e acadêmico-científicos no ato da submissão de seus respectivos trabalhos, aceitam os termos de uso dos direitos de som e imagem dos participantes, segundo os termos disponíveis (Anexo I e Anexo II) disponíveis no Edital do Evento (link).

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Os nomes e endereços informados neste evento serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.