Inclusão Digital para Capacitações via cursos MOOC
Palavras-chave:
inclusão digital, capacitação, cursosResumo
Diante de uma sociedade em recuperação, fragilizada pela pandemia, o desemprego ainda bate recordes e, além disso, o trabalho humano vem sendo substituído pela automação industrial. Enquanto cargos estão deixando de existir, novas funções movidas pelo crescimento tecnológico estão emergindo constantemente. Este projeto visa a apresentação de uma solução, fornecendo inclusão digital e capacitações para a comunidade através da criação de um espaço informatizado ofertando cursos MOOC pré-selecionados, onde os alunos bolsistas auxiliam na ambientação dos usuários. Ademais, o projeto vigente promove um minicurso gratuito, com certificação e disponibilização de equipamentos para aqueles que não possuem acesso em sua residência. Dessa forma, por meio de aulas personalizadas, o curso conduzido, atualmente, é composto por duas turmas com mais de vinte pessoas cada. As aulas têm o objetivo de ajudar quanto a utilização eficiente desses equipamentos, através de apresentações sobre o que é o computador e seus componentes, navegação na internet e do uso básico de editores. Portanto, espera-se que a comunidade consiga desenvolver a capacidade de, por conta própria, praticar as habilidades ofertadas pelos alunos ministrantes.
Referências
PANDEMIA acelera tendência mundial de automação. G1, São Paulo, 29 de jan. de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraibaregiao/especial-publicitario/sps-consultoria/tecnologia-e-inovacao/noticia/2021/01/29/pandemia-acelera-tendencia-mundial-de-automacao.ghtml>. Acesso
em 21 de fev. de 2021.
VOGT, Carlos.Desemprego fica em 14,1% e atinge 14 milhões de pessoas.UOL, São Paulo, 28 jan. 2021. Caderno Opinião. Disponível
em:https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2021/01/28/pnad-continua---desemprego---novembro.htm. Acesso em: 15 fev. 2021.
CÁSSIA, Rita. 10 novos empregos que surgiram com o avanço tecnológico. Ensino Guia de Educação, 2022 Disponível em:
<https://canaldoensino.com.br/blog/10-novos-empregos-que-surgiram-com-o-avanco-tecnologico> Acesso em: 31 mar. 2021.
MARTINS, Fabrício Vendichetis. Automação e desemprego: como resolver essa questão? Administradores.com, 2018. Disponível em
<https://administradores.com.br/noticias/automacao-e-desemprego-como-resolver-essa-questao> Acesso em: 31 mar. 2021
sites que oferecem cursos online e gratuitos. Portal Correio, 2020. Disponível em: <https://portalcorreio.com.br/confira-15-sites-que-oferecem-cursosonline-e-gratuitos/> Acesso em: 31 mar. 2021
Cursos Livres MOOC. Educação a Distância. Disponível em: <https://portalgeead.cps.sp.gov.br/mooc/> Acesso em: 31 mar. 2021
SALLES, Antônio Carlos Amazonas. Brasil: um país de analfabetos digitais. Portogente. Disponível em: <https://portogente.com.br/noticias/opiniao/108082-
brasil-um-pais-de-analfabetos-digitais> Acesso em: 31 mar. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ágatha Cristina Martins de Paula, Anna Clara de Cerqueira Ribeiro, Yara Veal Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar o trabalho para avaliação, o autor concorda automaticamente em colocá-lo sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial (CC BY-NC).
Com esta licença, terceiros podem:
- Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar, remixar, transformar e criar a partir do material.
Contudo, ao fazer uso do material, terceiros:
a) Devem:
- Atribuir a autoria do material.
- Dar o crédito apropriado ao autor.
- Prover um link para a licença.
- Indicar se mudanças foram feitas.
b) Não podem:
- Sugirir, explicita ou implicitamente, que o autor do material o apoia.
- Sugerir, explicita ou implicitamente, que o autor do material apoia o uso que está sendo feito do material.
- Usar o material original ou derivado para fins comerciais.
Detalhes da licença podem ser encontrados em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0.