Neuroquímica e o estresse na escola em períodos avaliativos
Palavras-chave:
estresse, ansiedade, avaliações, neurotransmissoresResumo
Estresse e ansiedade durante os períodos avaliativos. É comum os alunos se sentirem pressionados durante os períodos de prova e isso traz muitos prejuízos, como noites sem dormir, falta de atenção, mau-humor, entre outros. Nosso objetivo é ampliar a compreensão sobre o sistema nervoso e sua relação com os níveis de estresse dos estudantes do IFF Pádua em períodos de avaliação. A discussão proposta se baseou na observação dos alunos dos cursos integrados. O cotidiano dos estudantes foi analisado, com vistas a colhermos nossas percepções sobre o nível de ansiedade, estresse e nervosismo dos estudantes em momentos de avaliação. Nesse momento ocorre uma inundação do sistema nervoso pelos neurotransmissores cortisol e adrenalina, por exemplo, que respondem pelas sensações de aumento do ritmo cardíaco e fadiga excessiva. Nesses momentos ações de enfrentamento possíveis são: controle de respiração, ingestão de água, música, entre outros. Dada a relevância desse tema em nosso ambiente escolar, consideramos de grande importância tais discussões, no intuito de fortalecermos soluções que nos ajudem com ações de enfrentamento durante esses momentos desafiadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Julia Vieira de Souza, Laysa Curty da Silva, Matheus Gabriel de Souza Costa, Simone Augusto Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar o trabalho para avaliação, o autor concorda automaticamente em colocá-lo sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial (CC BY-NC).
Com esta licença, terceiros podem:
- Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar, remixar, transformar e criar a partir do material.
Contudo, ao fazer uso do material, terceiros:
a) Devem:
- Atribuir a autoria do material.
- Dar o crédito apropriado ao autor.
- Prover um link para a licença.
- Indicar se mudanças foram feitas.
b) Não podem:
- Sugirir, explicita ou implicitamente, que o autor do material o apoia.
- Sugerir, explicita ou implicitamente, que o autor do material apoia o uso que está sendo feito do material.
- Usar o material original ou derivado para fins comerciais.
Detalhes da licença podem ser encontrados em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0.