Neuroquímica e o estresse na escola em períodos avaliativos

Autores

  • Julia Vieira de Souza IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Laysa Curty da Silva IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Matheus Gabriel de Souza Costa IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Simone Augusto Silva IFF - Campus Santo Antônio de Pádua

Palavras-chave:

estresse, ansiedade, avaliações, neurotransmissores

Resumo

Estresse e ansiedade durante os períodos avaliativos. É comum os alunos se sentirem pressionados durante os períodos de prova e isso traz muitos prejuízos, como noites sem dormir, falta de atenção, mau-humor, entre outros. Nosso objetivo é ampliar a compreensão sobre o sistema nervoso e sua relação com os níveis de estresse dos estudantes do IFF Pádua em períodos de avaliação. A discussão proposta se baseou na observação dos alunos dos cursos integrados. O cotidiano dos estudantes foi analisado, com vistas a colhermos nossas percepções sobre o nível de ansiedade, estresse e nervosismo dos estudantes em momentos de avaliação. Nesse momento ocorre uma inundação do sistema nervoso pelos neurotransmissores cortisol e adrenalina, por exemplo, que respondem pelas sensações de aumento do ritmo cardíaco e fadiga excessiva. Nesses momentos ações de enfrentamento possíveis são: controle de respiração, ingestão de água, música, entre outros. Dada a relevância desse tema em nosso ambiente escolar, consideramos de grande importância tais discussões, no intuito de fortalecermos soluções que nos ajudem com ações de enfrentamento durante esses momentos desafiadores.

Downloads

Publicado

22.11.2023

Como Citar

Souza, J. V. de, Silva, L. C. da, Costa, M. G. de S., & Silva, S. A. (2023). Neuroquímica e o estresse na escola em períodos avaliativos. Congresso De Divulgação Científica, Cultural E Tecnológica Do IFF Pádua, 2. Recuperado de https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1657

Edição

Seção

Resumos Simples

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)