O Projeto Teia Cultural do IFFluminense

Autores

  • Jonas Defante Terra Instituto Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0001-7200-6469
  • Stephani Corrêa Ferreira Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Palavras-chave:

Cultura, Redes Sociais, Eventos Institucionais, Mapeamento, Projetos Culturais

Resumo

Nos desafios do distanciamento social, durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2021, o projeto colaborou na concepção, planejamento e organização de eventos institucionais. Dentre as etapas de produção cultural, destacamos três eventos realizados: Seminário Virtual sobre Assédio, Colóquio Abril Indígena e Novembro Negro. O número de participantes inscritos em cada evento, respectivamente, foram: 379, 242 e 313. Observa-se os números de participantes inscritos em cada evento, pois estes são signficativos e reforçam a importância de consolidar eventos realizados intercampi e multicampi, sistematizando debates e discussões temáticas em âmbito institucional. Os eventos institucionais acabam integrando as comunidades internas e externas, colaborando para a formação integral de nossos estudantes. Entretanto, os números de projetos culturais, conforme o mapeamento realizado, indica uma redução gradativa. A partir dos editais de seleção de projetos culturais do Instituto Federal Fluminense, Editais N. 85/2018, N. 154/2019 e N. 140/2020, foi possível identificar uma redução de aproximadamente de 30 (trinta) porcento, considerando o total de projetos vigentes em 2019 em comparação com os vigentes em 2021. Como estratégia de reforço e valorização das ações culturais realizados pelos projetos vigentes, as redes sociais têm sido uma aliada na comunicação entre que faz Arte e Cultura e quem deseja frui-la. Na rede social do projeto Teia Cultural identificamos e localizamos os projetos e núcleos vigentes na instituição, acompanhando suas produções e conteúdos postados. Nos Stories destacados e nas postagens dedicadas à divulgação das iniciativas realizadas no instituto, o projeto proporciona um canal atualizado sobre Arte e Cultura no IFFluminense.

Biografia do Autor

Jonas Defante Terra, Instituto Federal Fluminense

Licenciado em Matemática (2009) e em Teatro (2019) pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Mestre em Engenharia de Produção (2015) pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Educação a Distância (2012) pela Universidade Católica Dom Bosco. Desde 2002, atua como ator e maquiador do Grupo Nós do Teatro. Iniciou, em 2008, sua atuação no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) como Técnico Administrativo em Educação. Atualmente, é responsável pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, sendo responsável pela elaboração e gestão das políticas culturais, como também pelo fomento aos projeto culturais e de diversidade de todos os campi do Instituto. Coordena projetos culturais de extensão que têm a produção cultural como potência para a circulação de fazeres e para o intercâmbio de saberes artístico-culturais.

Stephani Corrêa Ferreira, Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Licencianda em Ciências da Natureza, habilitação em Física.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

DEFANTE TERRA, J.; CORRÊA FERREIRA, S. O Projeto Teia Cultural do IFFluminense. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 4, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/640. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Resistência cultural nos tempos de distanciamento social