O Projeto Teia Cultural do IFFluminense
Palavras-chave:
Cultura, Redes Sociais, Eventos Institucionais, Mapeamento, Projetos CulturaisResumo
Nos desafios do distanciamento social, durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2021, o projeto colaborou na concepção, planejamento e organização de eventos institucionais. Dentre as etapas de produção cultural, destacamos três eventos realizados: Seminário Virtual sobre Assédio, Colóquio Abril Indígena e Novembro Negro. O número de participantes inscritos em cada evento, respectivamente, foram: 379, 242 e 313. Observa-se os números de participantes inscritos em cada evento, pois estes são signficativos e reforçam a importância de consolidar eventos realizados intercampi e multicampi, sistematizando debates e discussões temáticas em âmbito institucional. Os eventos institucionais acabam integrando as comunidades internas e externas, colaborando para a formação integral de nossos estudantes. Entretanto, os números de projetos culturais, conforme o mapeamento realizado, indica uma redução gradativa. A partir dos editais de seleção de projetos culturais do Instituto Federal Fluminense, Editais N. 85/2018, N. 154/2019 e N. 140/2020, foi possível identificar uma redução de aproximadamente de 30 (trinta) porcento, considerando o total de projetos vigentes em 2019 em comparação com os vigentes em 2021. Como estratégia de reforço e valorização das ações culturais realizados pelos projetos vigentes, as redes sociais têm sido uma aliada na comunicação entre que faz Arte e Cultura e quem deseja frui-la. Na rede social do projeto Teia Cultural identificamos e localizamos os projetos e núcleos vigentes na instituição, acompanhando suas produções e conteúdos postados. Nos Stories destacados e nas postagens dedicadas à divulgação das iniciativas realizadas no instituto, o projeto proporciona um canal atualizado sobre Arte e Cultura no IFFluminense.