Tecendo o entorno da saia
o projeto corporalidades tradicionais na formação docente em teatro
Palavras-chave:
Saia, Corporalidades, Teatro, Formação DocenteResumo
O projeto de extensão “Corporalidades tradicionais e as relações étnico-raciais na formação docente em teatro: A saia como dispositivo de investigação e criação”, tem como objetivo principal investigar a presença e as relações desenhadas pelas saias rodadas nas performances culturais de ascendência afro-brasileiras e afroameríndias. Tendo em vista que tais culturas foram silenciadas e ignoradas pelo currículo escolar do sistema educacional brasileiro, diante de uma perspectiva eurocêntrica, a formação docente torna-se uma preocupação visto a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas previstas pelas leis 10.639/03 e 11.645/08. A saia demonstra-se como elemento potente para o estudo e experimentação de estéticas afroperspectivadas, que podem contribuir para a presença desses conhecimentos na formação docente e ensino das Artes Cênicas, corroborando assim para a efetivação dessas legislações. Nesse sentido, a participação como bolsista no projeto demonstra-se de fundamental importância na trajetória formativa da licencianda em Teatro, visto que articula o estudo de práticas e sujeitos cujas escrevivências, pesquisas, culturas, diversidades, estéticas e poéticas de movimentos vão tecendo o entorno da saia. Saia esta que não é apenas um tecido, mas também um dispositivo performativo de investigação pessoal, cultural, estético vivo, pois é performada por um corpo que gira- existe em movimento. Dessa maneira, além da participação em eventos acadêmicos, o projeto pretende compartilhar a articulação de fragmentos do processo teórico-prático, realizado à distância remotamente em virtude da atualidade pandêmica, via experimentações de gravações artesanais e foto-performances com protagonismo das participantes.