Literature-se

intervenção literária e ações da Academia de Letras

Autores

  • Giselda Maria Dutra Bandoli Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Giovanna Barros Bon Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro
  • Isabela Santos Novaes Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Palavras-chave:

Intervenção literária., Academia de Letras escolar., Promoção da leitura e da escrita.

Resumo

Dados da quinta edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro e pelo Itaú Cultural, em 2019, apresentaram um quadro preocupante sobre índices de leitura no Brasil: entre os anos de 2016 e 2019, houve uma redução de 4,6 milhões no número de leitores. Nesse cenário, a proposição de um trabalho consistente com a literatura, seja na recepção, seja na produção de textos, se impõe. Dessa forma, o projeto Literature-se propõe um trabalho na perspectiva do letramento literário, pretendendo alcançar a democratização da leitura e escrita no campus Itaperuna. O projeto objetiva promover inúmeras ações de intervenção literária, realizadas em parceria com a recém-criada Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna, buscando construir no campus um centro de cultura das Letras. Os resultados apontam positivamente para a formação de círculos de leitores e escritores comprometidos com a realidade sócio-histórica em que vivem. Este trabalho se reveste de capital importância já que procura destacar o protagonismo de nossa comunidade escolar na leitura e na escrita de textos literários. Metodologicamente, este trabalho está ancorado em pesquisas e em autores que buscam aplicar o conceito de letramento no ensino de literatura, além daqueles que defendem a importância do ato de ler. Assim, autores como Candido (2009), Cosson (2018), Maria (2016) e Freire (1989), dentre outros, oferecem suporte teórico às nossas argumentações. Alinha-se também à BNCC (BRASIL/MEC, 2018), cujas diretrizes orientam a promoção da leitura dos mais diversos gêneros textuais que circulam socialmente, dentre eles, o texto literário.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

DUTRA BANDOLI, G. M.; BARROS BON, G. .; SANTOS NOVAES, I. Literature-se: intervenção literária e ações da Academia de Letras. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 4, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/618. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Linguagem literária como expressão de resistência e diversidade

Categorias