O projeto cultural “Ateliê Criativo”

espaço de transformatividade e a produção de cultura e bem estar na comunidade do IFFliminense.

Autores

  • Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira Instituto Federal Fluminense
  • Jonas Defante Terra Instituto Federal Fluminense
  • Natália Tarouquela Corrêa Natalini Instituto Federal Fluminense
  • Kleverson Gonçalves Willima Instituto Federal Fluminense
  • Iara Souza Lima Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Criatividade, Cultura, Transformação

Resumo

O projeto consiste em produção de arte e cultura por meio de oficinas denominadas “Ateliê Criativo”, utilizando práticas de criação em um espaço de transformatividade. O espaço físico do projeto se estabelece na sala 123.6, Bloco B no IFFluminense campus Campos Centro. Os objetivos do projeto são ampliar e fortalecer os espaços educativos, sociais e coletivos que integrem arte, criatividade, cultura e competências socioemocionais, utilizando estratégias metacognitivas e possibilitando a expressão de pensamentos e sentimentos, bem como, ampliar o bem estar da comunidade acadêmica através do fazer artístico e da produção de cultura. O público atendido consiste na comunidade interna e externa do IFFluminense e também dos docentes da Secretaria Municipal de educação e Cultura, com a qual o projeto firmou uma parceria. Os procedimentos adotados  no ano de 2021 foram a oferta de oficinas semanais, online e ao vivo, pela plataforma Zoom, com duração de sessenta minutos, para duas turmas: uma que acontece às quartas-feiras, e outra, às sextas-feiras. Duas turmas estão em andamento atualmente. Tais oficinas englobam dois momentos: a sensibilização – em que o participante entra em contato consigo mesmo e com suas emoções e o processo criativo, onde ele tem a oportunidade de criar produtos a partir de sua autopercepção e autoconhecimento, proporcionando a produção da cultura, do bem estar e, consequentemente, a transformatividade. Como resultado tem-se 356 inscritos espalhados entre 33 municípios brasileiros, alcançando um total de 10 estados. No ano de 2021 foram realizados 104 encontros ao todo, encerrando com uma Exposição de Arte e Cultura Virtual hospedada no blog https://ateliecriativoiff.wordpress.com/.

Biografia do Autor

Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira, Instituto Federal Fluminense

Professora. Escritora. Artista Plástica. Palestrante. Doutora em Ciências da Educação (Universidad Americana/PY). Mestre em Cognição e Linguagem (UENF/RJ). Especialista em Neuroaprendizagem, Psicopedagogia e Arteterapia. Graduada em Pedagogia. Áreas de pesquisa: Educação; Neurociências Cognitivas; Neuroeducação; Dificuldades e transtornos de aprendizagem; Compreensão Leitora; Inteligências Múltiplas; Aprendizagem Significativa; Gamificação, jogos e lúdico na educação; NeuroArte: Criatividade; Arte; Gestalt; Psicologia Analítica; Terapias Integrativas; Desenvolvimento Humano; Despertar das Potencialidades; Habilidades e Competências Socioemocionais: Autoconhecimento, Autoestima, Autonomia, Propósito, Autorregulação e Realização.

Jonas Defante Terra, Instituto Federal Fluminense

Licenciado em Matemática (2009) e em Teatro (2019) pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Mestre em Engenharia de Produção (2015) pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Educação a Distância (2012) pela Universidade Católica Dom Bosco. Desde 2002, atua como ator e maquiador do Grupo Nós do Teatro. Iniciou, em 2008, sua atuação no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) como Técnico Administrativo em Educação. Atualmente, é responsável pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, sendo responsável pela elaboração e gestão das políticas culturais, como também pelo fomento aos projeto culturais e de diversidade de todos os campi do Instituto. Coordena projetos culturais de extensão que têm a produção cultural como potência para a circulação de fazeres e para o intercâmbio de saberes artístico-culturais.

Natália Tarouquela Corrêa Natalini, Instituto Federal Fluminense

Possui graduação em Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense(2018). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.

Kleverson Gonçalves Willima, Instituto Federal Fluminense

Professor em formação e amante do conhecimento. Licenciando em Geografia pelo IFF campus Campos Centro e em Letras, com habilitação em Português e Espanhol pela FAEL, polo presencial de Campos dos Goytacazes - RJ. Fiz parte da Comissão Eleitoral Local 2019 do campus Centro do IFF e, atualmente, faço parte da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do mesmo campus. Bolsista de extensão do projeto "Internacionalización en Casa: una propuesta para desarrollar la competencia intercultural y promover la ciudadanía global" e pesquisador no Grupo de Pesquisa "Cultura, Cidadania, Tecnologia e Aprendizagem" da FAEL, tendo como Linhas de Pesquisa: "Língua(gem) e Sociedade" e "Estudos Socioculturais Contemporâneos".

Iara Souza Lima, Instituto Federal Fluminense

Possui graduação em Turismo pelo Centro Universitário Fluminense (2010), cursando Licenciatura em Teatro no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, possui formação complementar em cursos de extensão em Arte e Cultura pelo Isecensa.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

ACAMPORA E SILVA FERREIRA, B. I.; DEFANTE TERRA, J. .; TAROUQUELA CORRÊA NATALINI, N.; GONÇALVES WILLIMA, K.; SOUZA LIMA, I. O projeto cultural “Ateliê Criativo”: espaço de transformatividade e a produção de cultura e bem estar na comunidade do IFFliminense. . Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 4, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/608. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão

Categorias