Rádio Cultura de Campos
interiorizando a historiografia do rádio
Palavras-chave:
Rádiodifusão, história regional, história da mídia, arquivo sonoroResumo
A presente pesquisa histórica tem como objetivo aprofundar nas discussões historiográficas do início da radiodifusão brasileira a partir das narrativas de inserção da mídia sonora no cotidiano através de uma rádio específica e local: a Rádio Cultura de Campos. De prefixo PRF-7 e inaugurada em novembro de 1934, a Rádio Cultura foi protagonista de avanços tecnológicos e da cultura de comunicação para as massas em Campos dos Goytacazes e região durante décadas seguintes, vinculada a indústria de propagandas que se tornou cada vez mais popular e institucionalizada pelo Estado Novo. Em pouco tempo a rádio contava com programações ao vivo: Orquestra de Salão, radionovelas, concursos musicais, programas infantis e broadcast variados: choro, samba, tango, bolero, valsa, maxixe. Os consumidores da emissora, portanto, poderiam acompanhar de perto quem escutavam e com isso compor a programação, sendo principal índice de pesquisa de audiência. Como ponto de partida inicial o acervo fonográfico da Casa de Cultura Villa Maria/UENF, em especial o Fundo Amador Pinheiro da Silva, primeiro presidente da rádio em questão patrocinada pela empresa Byington e CIA. Com isso, a PRF-7 foi influenciadora comercial, político e sobretudo artístico, tendo em seu corpo expoentes como Sônia Maria, Wilson Batista, Orquestra Tangará. Os anos 1930, famoso na história pela intensa política totalitária e corporativista, também foi a década inicial de efervescência cultural da indústria radiofônica e fonográfica, determinante de modas, gêneros e estéticas. Posto isto, partimos da perspectiva de descentralização história dos grandes centros urbanos e adentramos no debate do rádio como fenômeno, produto e produtor de seu espaço- tempo. Metodologicamente apoiamo-nos na análise de fontes impressas, sobretudo jornais e revistas contemporâneas a rádio; sonoras; mas em especial nas fontes orais, por meio de conversas com quem viveu e conviveu com a Rádio Cultura no seu interior.