Projeto Teia Cultural IFFluminense

fomentando a circulação de saberes artísticos e culturais

Autores

  • Felipe de Souza Monda Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro
  • Jonas Defante Terra Instituto Federal Fluminense
  • Stephani Corrêa Ferreira Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Palavras-chave:

Produção cultural, Protagonismo estudantil, Democratização cultural

Resumo

O Teia cultural propõe viabilizar em maior escala a circulação de saberes artísticos e culturais pelos campi, a partir dos projetos culturais submetidos ao Edital No. 85, do IFFluminense, de 07 de maio de 2018, democratizando e incentivando eventos multi e intercampi que envolvem de modo significativo as comunidades internas e externas, cumprindo a proposta no que se refere a protagonismo estudantil e a circulação de saberes artístico-culturais. O conceito de cultura está fortemente ligado à de povo e tudo o que ele produz mediante sua prática social. Canedo (2009) menciona a concepção da democracia cultural, ou cidadania cultural dizendo que se as políticas culturais são criadas para o povo, seria de suma importância que o povo participasse dessa formulação de forma incisiva, pois só esta população é capaz de conhecer suas necessidades e carências. Canedo (2009) também pontua que incluir ações como grandes eventos, se tornam necessários porém para o desenvolvimento e manutenção desta cidadania cultural é importante que estas ações sejam planejadas de forma contínua e descentralizada, e sendo propostas antes de tudo de forma que seja próxima desta população e no ambiente cotidiano destes. Desta maneira, o projeto pretende democratizar o acesso aos bens culturais institucionais, ampliando as potencialidades criativas do uso dos campi para a circulação de fazeres e para o intercâmbio de saberes artísticos-culturais promovendo novas formas de convívio e sociabilidade nos campi, com o propósito de integrar as comunidades internas e externas favorecendo a inclusão social. Com a promoção de eventos almeja-se proporcionar a circulação dos projetos valorizando o acesso à cultura, incentivando o protagonismo estudantil, estimulando servidores e demais indivíduos do território de abrangência do IFFluminense envolvidos a colaborar para a produção e fruição dos fazeres artísticos–culturais.

Biografia do Autor

Felipe de Souza Monda, Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Licenciando em Teatro.

Jonas Defante Terra, Instituto Federal Fluminense

Licenciado em Matemática (2009) e em Teatro (2019) pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Mestre em Engenharia de Produção (2015) pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Educação a Distância (2012) pela Universidade Católica Dom Bosco. Desde 2002, atua como ator e maquiador do Grupo Nós do Teatro. Iniciou, em 2008, sua atuação no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) como Técnico Administrativo em Educação. Atualmente, é responsável pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, sendo responsável pela elaboração e gestão das políticas culturais, como também pelo fomento aos projeto culturais e de diversidade de todos os campi do Instituto. Coordena projetos culturais de extensão que têm a produção cultural como potência para a circulação de fazeres e para o intercâmbio de saberes artístico-culturais.

Stephani Corrêa Ferreira, Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Licencianda em Ciências da Natureza, habilitação em Física.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

MONDA, F. de S.; TERRA, J. D.; FERREIRA, S. C. Projeto Teia Cultural IFFluminense: fomentando a circulação de saberes artísticos e culturais. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/576. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Políticas Culturais, Universidades e Institutos Federais