Ensino das Artes no IFES, campus de Nova Venécia

caminhos para a difusão cultural

Autores

  • Ademir Adeodato
  • Rogério Danieletto Teixeira

Palavras-chave:

Difusão Cultural, Institutos Federais, Projetos Artísticos

Resumo

Ao analisarmos o local destinado para as práticas artísticas no contexto dos Institutos Federais (IFs) de Educação do Brasil, vemos que, historicamente, as mesmas acabaram recebendo um lugar menos privilegiado em suas organizações curriculares (LOBATO, 2016). Porém, a partir do ano de 2008, com a ampliação da rede de IFs, temos visto mudanças consideráveis nas suas proposições pedagógicas, o que têm gerado novas possibilidades para a oferta do ensino das artes. Nesse contexto, o presente artigo, trata-se de um relato de experiência referente ao processo de ampliação e sistematização da oferta de ações artísticas e culturais no Campus de Nova Venécia (ES), as quais passaram a ser sistematicamente desenvolvidas a partir da criação do Núcleo de Arte e Cultura do Campus, em dezembro de 2015. Tais práticas estão pautadas em algumas concepções e princípios teórico-metodológicos norteadores que partem do entendimento de que a Arte é uma linguagem socialmente construída, sendo assim, socialmente aprendida, através da interação entre sujeitos socio-históricos (WOLFF, 1982). Também reconhece-se que o ensino artístico é fundamental para a formação integral do indivíduo e desta forma, deve estar presente na escola pública, que por sua abrangência é o espaço ideal para promover o acesso democrático a esse conhecimento (BARBOSA, 1989). Os resultados alcançados até o momento demonstram que os projetos realizados têm contribuído para ampliação da formação dos sujeitos envolvidos, bem como para a difusão cultural e artística.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

ADEODATO, A.; TEIXEIRA, R. D. Ensino das Artes no IFES, campus de Nova Venécia: caminhos para a difusão cultural. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/574. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Políticas Culturais, Universidades e Institutos Federais