Considerações sobre o mapeamento das atividades artístico-culturais desenvolvidas pelos estudantes da UFRJ
Palavras-chave:
Mapeamento cultural, cidadania cultural, universidade pública, políticas culturais, assistência estudantilResumo
A Divisão de esporte, cultura e lazer (Decult) da Pró-reitoria de políticas estudantis (PR7/UFRJ) realiza ações para os discentes da UFRJ. Em seus dois eixos de ação, destaca-se a gestão compartilhada, em que servidores da DECULT e estudantes da UFRJ se envolvem no planejamento, execução e avaliação de atividades práticas. No âmbito da cultura, tem lugar de destaque o Edital de apoio a eventos do estudante, no qual o(s) aluno(s) apresenta(m) propostas de atividade cultural-esportiva considerando relevância social, orçamento e público-alvo, sem exigência de professor ou tutor. No entanto, o recurso advém do Programa Nacional de Assistência estudantil (PNAES) do ministério da educação foi instituído pelo decreto no 7.234, de 19 de julho de 2010, e uma de suas limitações é a restrição aos alunos de graduação. Visando planejar o atendimento de um público maior a partir de outras formas de financiamento, lançamos um mapeamento na plataforma online, entre março e abril de 2019, objetivando conhecer melhor atividades artístico-culturais desenvolvidas ou em desenvolvimento por alunos, valorizando tanto o envolvimento técnico quanto a livre experiência, sem exigência de inserção acadêmica ou profissional. A partir dessa base de dados, serão programadas reuniões com os interessados a fim de iniciar a gestão compartilhada de ações culturais integradas, de caráter recorrente, valorizando diferentes manifestações culturais e artísticas de grupos tradicionais e contemporâneos.