Núcleos de estudos Afro Brasileiros e Indígenas - Institucionalização

um estudo de caso do Instituto Federal do Rio de Janeiro

Autores

  • Luana de Almeida Ribeiro
  • Edy Lawson Silva Santos
  • Gabrielly Victória Cardoso Silva

Palavras-chave:

NEABI, Regulamentação, Instituto Federal, Institucionalização

Resumo

Os NEABIs, Núcleos de Estudo Afro Brasileiros e Indígenas, no IFRJ tiveram início, legalmente, com a portaria da reitoria No 85 de 2013. Anterior a institucionalização dos NEABIs, existiu um movimento político que foi fruto de uma demanda do movimento negro que caminhava ao encontro da legislação na implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Antes dos NEABIs essa discussão e alguns coletivos já existiam. Com o passar do tempo o grupo sentiu necessidade ir para além da portaria, de elaborar um regulamento que fosse aprovado pelo Conselho Superior. Os NEABIs no IFRJ são ligados à Coordenação Geral de Diversidades na Pró- reitoria de Extensão, apesar de trabalhar com a tríade com ensino e também pesquisa. Depois de ser aprovado pelo Conselho de Extensão em 2016 o regulamento foi encaminhado para o CONSUP onde foi avaliado e aprovado e publicado na resolução 24 de 02 de outubro de 2018. Regulamento esse que vai ser revisado pelo colegiado de NEABIs dentro do prazo de um ano a contar da data da publicação da resolução. Apesar da institucionalização dos NEABIs ainda há tensionamentos e os núcleos agora lutam por espaço, poder e sobrevivência. Esse trabalho tem por objetivo pesquisar e fazer o registro dessa história. Como Ferramentas serão/estão sendo utilizadas a pesquisa documental nas Atas das Reuniões e outros documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores que participaram desse processo as/os pesquisadoras/es apresentarão os resultados da coleta de dados até o momento. Esse trabalho terá potencial para um artigo e publicação que auxiliará até mesmo outras instituições no processo de regulamentação de NEABs, NEABIs e grupos correlatos.

Biografia do Autor

Luana de Almeida Ribeiro

Aluna do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus
São João de Meriti. Membro do NEABI – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do
IFRJ.

Edy Lawson Silva Santos

Diretor de Diversidades e Ações Afirmativas PROEX IFRJ, Docente do IFRJ – Instituto
Federal do Rio de Janeiro

Gabrielly Victória Cardoso Silva

Aluna do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus São
João de Meriti. Membro do NEABI – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do IFRJ.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

RIBEIRO, L. de A.; SANTOS, E. L. S.; SILVA, G. V. C. Núcleos de estudos Afro Brasileiros e Indígenas - Institucionalização: um estudo de caso do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/545. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Diversidade Étnico-Racial e Cultura