A política de cotas do ensino médio profissionalizante da Rede Federal de Educação
ampliando a agenda de pesquisa sobre as Ações Afirmativas no Brasil
Palavras-chave:
Política de cotas, Ensino Médio Profissionalizante, Ações AfirmativasResumo
Esta comunicação está estruturada por dois eixos sequenciados. No primeiro, realizamos uma revisão bibliográfica sobre os trabalhos que têm como objeto as Ações Afirmativas no sistema público de educação brasileiro, através do enfoque nos temas e instituições, bem como em seus autores mais relevantes. Através do levantamento bibliográfico apresentaremos uma visão ampla sobre as pesquisas dedicadas às cotas, bem como assinalaremos que, em sua totalidade, os trabalhos realizados pelos principais autores brasileiros se concentram nas instituições de Ensino Superior e na Pós- graduação, sobretudo depois da Lei federal n. 12.711 de 29 de agosto de 2012, regulamentada pelo Decreto 7.824 de 11 de outubro de 2012, que fez com que as cotas estivessem presentes em todas as instituições da Rede Federal de Educação. A predominância de estudos sobre cotas centrados no Ensino Superior nos alertou sobre a necessidade de compreensão da política de Ação Afirmativa também na Educação Básica, elemento novo trazido pela Lei 12.711 de 2012. No segundo eixo, apresentaremos algumas conclusões da pesquisa que estamos realizando desde 2016 no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Campos Centro, com os cotistas do Ensino Médio Técnico Integrado dos cursos de Automação, Edificações, Informática, Eletrotécnica e Mecânica. A partir da pesquisa, defendemos a necessidade de ampliação da investigação sobre as Ações Afirmativas para a Educação Básica, sobretudo a que envolve o Ensino Médio Profissionalizante. Através da ampliação do debate, acreditamos que será possível a construção de um quadro efetivamente totalizador sobre aplicação da Política de Cotas no Brasil e de seus efeitos para a educação e a democratização do ensino.