Escolas de Mulheres
a representação social da mulher nos livros de Administração
Palavras-chave:
Ensino de Administração, Gênero, Diversidade, Livro didáticoResumo
Nos últimos anos as mulheres conseguiram muitos avanços tanto no mercado de trabalho (MACHADO; GAZOLA; AÑEZ, 2013). como na academia (ARRUDA, 1996) e metade das publicações da academia brasileira é feita por mulheres de acordo com Elsevier (2017) e o principal congresso em Administração já apresenta uma abertura para a discussão de gênero e diversidade nos estudos organizacionais. Acompanhando esse fluxo, o curso técnico de administração do IFRJ campus São João de Meriti, 70% de seus discentes são do sexo feminino. Por outro lado, de acordo com os estudos de Aktouf (2005) o ensino em Administração possui uma tendência à reprodução, desde a revolução industrial e a administração clássica, de conteúdos que representam os interesses da classe dominante e do capital. No esforço de repensar o ensino da administração, esse projeto tem a finalidade de analisar as visões sobre o gênero feminino (e suas intersseccionalidades com as identidades de raça, sexualidade e classe social) construídas em livros clássicos da área de administração. Para atingir os objetivos traçados, analisaremos as ementas dos cursos de administração dos cursos de administração do IFRJ e a bibliografia básica de cada disciplina na biblioteca do campus São João de Meriti e nos livros escolhidos procuraremos por representações gênero feminino para compreender suas interdiscursividades e intertextualidades (FIORIN, 2008; BAKHTIN, 2016). O projeto possui um olhar crítico para os livros usados na formação dos administradores e técnicos em administração fomentando o debate de gênero e diversidade e repensando o profissional que se pretende formar, redirecionando o olhar para o administrador como um agente de mudanças.