Escolas de Mulheres

a representação social da mulher nos livros de Administração

Autores

  • Edy Lawson Silva Santos
  • Luana de Almeida Ribeiro
  • Gabrielly Victória Cardoso da Silva

Palavras-chave:

Ensino de Administração, Gênero, Diversidade, Livro didático

Resumo

Nos últimos anos as mulheres conseguiram muitos avanços tanto no mercado de trabalho (MACHADO; GAZOLA; AÑEZ, 2013). como na academia (ARRUDA, 1996) e metade das publicações da academia brasileira é feita por mulheres de acordo com Elsevier (2017) e o principal congresso em Administração já apresenta uma abertura para a discussão de gênero e diversidade nos estudos organizacionais. Acompanhando esse fluxo, o curso técnico de administração do IFRJ campus São João de Meriti, 70% de seus discentes são do sexo feminino. Por outro lado, de acordo com os estudos de Aktouf (2005) o ensino em Administração possui uma tendência à reprodução, desde a revolução industrial e a administração clássica, de conteúdos que representam os interesses da classe dominante e do capital. No esforço de repensar o ensino da administração, esse projeto tem a finalidade de analisar as visões sobre o gênero feminino (e suas intersseccionalidades com as identidades de raça, sexualidade e classe social) construídas em livros clássicos da área de administração. Para atingir os objetivos traçados, analisaremos as ementas dos cursos de administração dos cursos de administração do IFRJ e a bibliografia básica de cada disciplina na biblioteca do campus São João de Meriti e nos livros escolhidos procuraremos por representações gênero feminino para compreender suas interdiscursividades e intertextualidades (FIORIN, 2008; BAKHTIN, 2016). O projeto possui um olhar crítico para os livros usados na formação dos administradores e técnicos em administração fomentando o debate de gênero e diversidade e repensando o profissional que se pretende formar, redirecionando o olhar para o administrador como um agente de mudanças.

Biografia do Autor

Edy Lawson Silva Santos

Diretor de Diversidades e Ações Afirmativas PROEX IFRJ, Docente do IFRJ – Instituto
Federal do Rio de Janeiro

Luana de Almeida Ribeiro

Aluna do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus
São João de Meriti. Membro do NEABI – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do
IFRJ.

Gabrielly Victória Cardoso da Silva

Aluna do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus São
João de Meriti. Membro do NEABI – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do IFRJ.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

SANTOS, E. L. S.; RIBEIRO, L. de A.; DA SILVA, G. V. C. Escolas de Mulheres: a representação social da mulher nos livros de Administração. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/400. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura, Diversidade e Direitos Humanos