Saberes do Candomblé na formação universitária em Dança como prática de uma Educação não-racista e pluriversal

Autores

  • Ivy Souza
  • Victor Hugo Garcia

Palavras-chave:

Candomblé, Formação Universitária, Dança

Resumo

O presente trabalho surge das vivências e pesquisas dos autores dentro do Projeto em Africanidade na Dança Educação – PADE/UFRJ, que surge em 2010, fortalecido na Lei Estadual 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e afro-brasileira nas instituições de ensino, discutindo sobre a importância das religiões Afro-diaspóricas na formação Cultural brasileira e na história da dança no Brasil. Observando a lacuna da grade curricular dos cursos dentro do Departamento de Arte Corporal para abordar o complexo cultural afro-diaspórico, visto que não há disciplinas obrigatórias que tratem de tal tema, o projeto preenche o espaço que permeia os saberes das relações étnicos raciais. Criando identificações de corpo e movimento que possibilitam novos olhares nas produções acadêmicas em Dança. Os saberes e tradições vindas dos Terreiros de Candomblé falam de corpo e movimento de maneira a potencializar a criação artística tais como estudos realizados na dança contemporânea. Entendendo que esses saberes e conceitos estão para além dos muros das Comunidades de Terreiros. Mas que se relacionam com uma visão geral de mundo, e por tanto são conhecimentos sobre a nossa formação cultural Afro-brasileira, ressaltando a importância de desconstruir discursos discriminatórios e intolerantes para construção de um discurso reflexivo e dialógico com a prática de extensão e pesquisa dentro e além dos muros da Universidade. Caminhando então para uma tentativa de prática de uma educação não-racista e pluriversal, incluindo outros olhares que construíram e constroem conhecimento sobre corpo, arte e dança.

Biografia do Autor

Ivy Souza

Graduada em Bacharelado em Dança na UFRJ, Pós-graduanda em Psicologia na UFRRJ.

Victor Hugo Garcia

Graduando em Licenciatura em Dança na UFRJ.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

SOUZA, I.; GARCIA, V. H. Saberes do Candomblé na formação universitária em Dança como prática de uma Educação não-racista e pluriversal. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/285. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura e Educação