Práticas inventivas na produção educacional com utilização de recursos audiovisual em sala de aula

Autores

  • Jaqueline Belmiro

Palavras-chave:

Audiovisual, Educação, Periferia, Escola

Resumo

Esta pesquisa tem como proposta descrever e analisar as práticas inventivas utilizadas na produção audiovisual a partir da observação e da participação nas atividades realizadas nas oficinas de capacitação e nas produções do LABORAV, o Laboratório de Recursos Audiovisuais da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), campus da UERJ no Município de Duque de Caxias. A aplicação das práticas inventivas, sem esquecer a teoria, buscam estimular a autonomia, a tomada de decisão, o espírito colaborativo e a capacidade de liderar equipes de trabalho, além de abrir espaço para a criação artística. Acreditamos que, se apropriando das ferramentas tecnológicas do audiovisual, futuros professores formados pela FEBF tornam-se capazes de produzir suas próprias narrativas autonomamente. Tomamos como referencial teórico os conceitos filosóficos de Gilles Deleuze, Félix Guatarri e Virgínia Kastrup em sua interface com a tecnologia, comunicação e educação, bem como a bibliografia específica do mundo audiovisual.

Biografia do Autor

Jaqueline Belmiro

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

BELMIRO, J. Práticas inventivas na produção educacional com utilização de recursos audiovisual em sala de aula. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/282. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura e Educação