Práticas inventivas na produção educacional com utilização de recursos audiovisual em sala de aula
Palavras-chave:
Audiovisual, Educação, Periferia, EscolaResumo
Esta pesquisa tem como proposta descrever e analisar as práticas inventivas utilizadas na produção audiovisual a partir da observação e da participação nas atividades realizadas nas oficinas de capacitação e nas produções do LABORAV, o Laboratório de Recursos Audiovisuais da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), campus da UERJ no Município de Duque de Caxias. A aplicação das práticas inventivas, sem esquecer a teoria, buscam estimular a autonomia, a tomada de decisão, o espírito colaborativo e a capacidade de liderar equipes de trabalho, além de abrir espaço para a criação artística. Acreditamos que, se apropriando das ferramentas tecnológicas do audiovisual, futuros professores formados pela FEBF tornam-se capazes de produzir suas próprias narrativas autonomamente. Tomamos como referencial teórico os conceitos filosóficos de Gilles Deleuze, Félix Guatarri e Virgínia Kastrup em sua interface com a tecnologia, comunicação e educação, bem como a bibliografia específica do mundo audiovisual.