Por uma experiência orgânica na construção de processos teatrais
encontro, estesia e improvisação
Palavras-chave:
Teatro, Cena em processo, ImprovisaçãoResumo
Esta é uma pesquisa em movimento centrada em encontros práticos realizados pelo grupo de teatro Moinho Cênico. Compreendendo que a cena, em teatro, corre constante risco de uma execução mecânica e sem vida e num cotidiano onde a percepção da co-presença nas relações sociais é comumente evitada, nos interessa que o processo de construção teatral considere trabalhar com o oposto disso, ou seja, fortalecendo a percepção com o momento presente, de encontro com o espaço e com o outro. Na intenção de trazer organicidade ao trabalho do ator na construção da cena, propõe-se a exploração livre de suas qualidades e capacidades técnicas e internas. As práticas promovidas nestes encontros visam proporcionar aos atores e atrizes experiências da atenção e do olhar a partir de pontos de atentividade observados nos Viewpoints e também experiências sensoriais, a partir dos princípios do Contato Improvisação. Estas experimentações são sempre norteadas pelos leitmotives, ou seja, uma linha de condução onde, inspiradas nas JAM Sessions do Jazz, realizam-se sessões de improvisação, que considera, principalmente, a essência do texto que propõe delinear os objetivos do trabalho cênico possibilitando assim um processo de criação vivo, e por isso mesmo, em incessante transformação. A partir dessas experiências vivenciadas pelos atores e atrizes, busca-se uma autonomia da criação pessoal que considera a obra não mais como produto fechado e forma definitiva, mas como um todo orgânico onde seja possível desenvolver habilidades práticas do jogo de cena criando narrativas superpostas e simultâneas em um tecido orgânico, compondo a partitura do espetáculo, a partir de uma construção viva e coletiva.