Oficina de teatro na cidade de Quissamã com a empresa CATAART

Autores

  • Maria Carolina Moura

Palavras-chave:

empreendedorismo, oficina de teatro, educação informal

Resumo

Este estudo visa compartilhar a experiência da oficina de teatro que acontece a mais de dois anos pela empresa CaTaArt, não apenas uma prestação de serviço para a Prefeitura de Quissamã, mas uma caminhada de ensinoaprendizagem para uma população carente em Arte. Esse projeto atende mais de 300 crianças e adolescentes que estão incluídas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ligado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizados Casas Sociais em diversos bairros da cidade de Quissamã. A CaTaArt é uma Micro Empresa Individual (MEI) que tem como seu principal objetivo compartilhar Arte. A logo simboliza um cata-vento colorido, significando o respeito à diversidade, suas quatro pontas representam todos as Artes (Teatro, Dança, Música e Artes Visuais) e ao girar, geram energia capaz de levar Arte a qualquer lugar e a qualquer pessoa. Do planejamento à pratica, este é um trabalho sensível pensando nesse público que passa por situação de vulnerabilidade social e que muitas vezes esse é o primeiro contato com a arte. Estruturada com os objetivos de levar a experiência artística, a fim de ampliar o repertório artístico e cultural, desenvolver a imaginação do alunos na prática, compartilhar de modelos culturais diversificados, estimular as potencialidades corporais, vocais através da prática teatral. Uma experiência de uma técnica em teatro e docente-artista em construção que abraçou esse projeto depois de ter ingressado na licenciatura em Teatro do IFFluminense.

Biografia do Autor

Maria Carolina Moura

Licencianda em Teatro do Instituto Federal Fluminense - campus Campos Centro.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

MOURA, M. C. Oficina de teatro na cidade de Quissamã com a empresa CATAART. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/279. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura e Educação