O estágio de uma artista e suas elucubrações

Autores

  • Sônia Maria Silva Defante Terra Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro
  • Jonas Defante Terra Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Formação inicial, teatro, investigação docente

Resumo

Este artigo é fruto da experiência, enquanto licencianda em Teatro, que analisa sua prática artística e pedagógica em sala de aula na qualidade de pesquisa para (des)construir uma práxis do saber e do fazer artístico e estético, a partir da relação prática-teoria-prática de Bondia, trabalhadas nos componentes curriculares Diálogo com a Escola Campo I e II associadas aos Estágios Supervisionados do Curso Superior em Licenciatura em Teatro no Instituto Federal Fluminense. Segundo Bondia a aprendizagem não deriva da experiência do outro, a menos que essa experiência seja de algum modo revivida e tomada própria. Portanto, a experiência docente no decurso da formação é resultante da apropriação da teoria e da própria prática, que é por sua vez ética e estética. Com base nisso, problematizamos: quais são as construções ou desconstruções necessárias para a formação docente pautada no protagonismo pedagógico que visa a relação prática-teoria-prática nos processos e experimentações didático-estético em salas de aula? Será descrito um relato dos processos de elaboração de aulas experimentais de teatro, apresentando os procedimentos de ensino e os recursos didático-metodológicos para turmas de estudantes de ensino fundamental. Também serão apresentados os resultados obtidos a partir dos registros realizados no decorrer das aulas, e ainda discute e analisa esses resultados sob a ótica da percepção de uma estagiária que vivencia o fazer pedagógico em Arte. Pretende-se, deste modo, construir uma reflexão acerca da investigação do protagonismo docente na prática teatral e sua vivência /formação inicial enquanto artista.

Biografia do Autor

Sônia Maria Silva Defante Terra, Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Licencianda em Teatro

Jonas Defante Terra, Instituto Federal Fluminense

Licenciado em Matemática (2009) e em Teatro (2019) pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Mestre em Engenharia de Produção (2015) pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Educação a Distância (2012) pela Universidade Católica Dom Bosco. Desde 2002, atua como ator e maquiador do Grupo Nós do Teatro. Iniciou, em 2008, sua atuação no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) como Técnico Administrativo em Educação. Atualmente, é responsável pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, sendo responsável pela elaboração e gestão das políticas culturais, como também pelo fomento aos projeto culturais e de diversidade de todos os campi do Instituto. Coordena projetos culturais de extensão que têm a produção cultural como potência para a circulação de fazeres e para o intercâmbio de saberes artístico-culturais.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

TERRA, S. M. S. D.; TERRA, J. D. O estágio de uma artista e suas elucubrações. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/276. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Cultura e Educação