O desafio, criação e utilização da rede social Ning
Palavras-chave:
juventude(s), cocriação, educação, educação não formal, rede socialResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a criação de uma rede social feita pelo educador de um programa de educação não formal para jovens entre 14 e 24 anos, jovens aprendizes. A Rede Ning foi criada a partir de um desafio que os jovens questionaram a educadora. Desta forma, em colaboração com os mesmos em um processo de aprendizagens no “aprender fazendo” e no “aprender a aprender”, tanto jovens quanto educadores foram descobrindo e potencializando os poderes da comunicação através desta rede. Usou-se como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica, estudo de caso e observação participante da autora junto à criação de uma rede social com seus educandos. O estudo abrange áreas: concepção e implementação de estratégias pedagógicas, influência das tecnologias digitais na melhoria do ensino e da aprendizagem, redes colaborativas de produção e disseminação de conhecimento, socialização, uso e reuso de recursos educacionais abertos, influência das tecnologias digitais na melhoria do ensino, aprendizagem, motivação, protagonismos. Observou-se que por meio de uma educação híbrida em que o presencial e o virtual se complementam pode-se potencializar o protagonismo e a arte da cocriação ao utilizar a integração das mídias e ao interagir com os alunos com múltiplos recursos pedagógicos, oportuniza a interdisciplinaridade e uma aprendizagem significativa com criatividade, afetos e colaboração.