A encenação do “Auto da Paixão de Cristo” como inserção cultural e patrimonial religiosa da comunidade de Venda Nova / Campos dos Goitacazes

Autores

  • Amaro Sebastião de Souza Quintino
  • Jackeline Barcelos Corrêa
  • Adriana Monteiro Camara
  • Luiz Cláudio da Silva Velasco
  • Joberto da Silva Pessanha Junior
  • Denise Cristina Barreto Silva

Palavras-chave:

Encenação, Auto da Paixão de Cristo, Socialização

Resumo

A Encenação do “Auto da Paixão de Cristo” é um movimento artístico cultural e patrimonial que se tornou tradição na comunidade de Venda Nova, peça que destaca a valorização da arte de forma que desperta o sentimento de pertencimento a uma cultura religiosa, com ampla visão à diversidade cultural. Partindo desta premissa esta pesquisa visa fortalecer a cultura local, enfatizando a peça teatral que ocorre anualmente, regatando memórias e saberes religiosos favorecendo a socialização, criando identidade por meio da cultura artística e promovendo desenvolvimento cênico contribuindo para a formação social. No referencial teórico foi destacado os estudos de: Fonseca (2011), Silva (2014), junto com as pesquisas em sites como Scielo, Scopus e livros sobre a temática. Como metodologia utilizou-se uma pesquisa qualitativa com depoimentos de 30 participantes do grupo teatral “O Auto da Paixão de Cristo” da comunidade de Venda Nova, situada em Campos dos Goytacazes- RJ. Os participantes afirmam que o resgate cultural, dramatização e expressão corporal contribui para o desenvolvimento social, pois compreendem vários níveis de interação simultâneos, que utiliza movimento, tempo e espaço. Destaca-se que além de trabalhar diversas vertentes aciona as capacidades cognitivas, físicas e afetivas. A peça teatral “O Auto da Paixão de Cristo” além de promover a pluralidade cultural, diversidade, atuação em rede com ampliação no campo da Arte e da Cultura, é uma opção de atividade para envolver os participantes e a comunidade, e também se mostra como uma importante ferramenta social, que promove um resgate de valores. Como resultado considera-se que a encenação teatral contribuiu significativamente na construção de seres humanos mais sensíveis e mais críticos para lidar no mundo, além de trazer à tona valores e sentimento de solidariedade que muitas vezes ficam adormecidos.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

QUINTINO, A. S. de S.; CORRÊA, J. B.; CAMARA, A. M.; VELASCO, L. C. da S.; JUNIOR, J. da S. P.; SILVA, D. C. B. A encenação do “Auto da Paixão de Cristo” como inserção cultural e patrimonial religiosa da comunidade de Venda Nova / Campos dos Goitacazes. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 3, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/206. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Patrimônio Histórico-Cultural e Memória