Música para surdos: é possível

Autores

  • Elisabeth Soares da Rocha
  • Estêvam Farias Sá

Palavras-chave:

Musicalidade do surdo, Inclusão, Libras

Resumo

O trabalho fará um recorte e compartilhará as experiências da aula “Sentindo o som”, ministrada pela Professora Elisabeth Rocha, que compôs uma das aulas temáticas do Curso “Desvendando a Língua portuguesa para surdos”, consonante com o eixo “cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão” e será apresentado na modalidade “artístico-cultural em vídeo”. Considerando o corpo como receptor de sentidos, a música foi trabalhada por meio de recursos do movimento corporal para perceber e construir conceitos relacionados aos parâmetros do som, tais como, altura, ritmo, compasso, timbre como elementos estruturantes da música e, assim, tornar possível um fazer musical. Com a participação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), sinais corporais foram adquirindo uma versão codificada, cujo registro encontra-se em processo de execução. A metodologia desse estudo foi construída com base nos pensamentos de Nadir Haguiara-Cervellini (2003), explorando a musicalidade do surdo, perpassando o campo sensorial e explorando totalmente a pele, o toque, meio através do qual os surdos percebem as vibrações. No que tange à percepção dos intérpretes envolvidos, foi de fundamental importância para que tornasse possível inserir conceitos musicais na vida do aluno com embasamento teórico, explicando a história, tipos de vozes, timbres, aproximando a música do aluno, ratificando que é possível aplicar a música no mundo dos surdos. Para o aluno, a didática adotada pela professora foi de fundamental importância para que fosse possível entender os conceitos e história da música no Brasil e no mundo. Considerando a relevância deste estudo, acentuando a necessidade de sua continuidade, a fim de que haja amadurecimento dos aspectos aqui apresentados em novas pesquisas, contribuindo no campo do ensino de música para pessoas surdas. A expectativa é que mais educadores se envolvam na busca por experiências didáticometodológicas, aproximando seres humanos em torno da inclusão com qualidade, generosidade e amor comum.

Acesse o vídeo: https://youtu.be/GQor5dXFNic

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

DA ROCHA, E. S.; SÁ, E. F. Música para surdos: é possível. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 3, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/186. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão