Quarentena da Libras
mídias sociais na difusão da Língua Brasileira de Sinais
Palavras-chave:
Inclusão, Cultura Surda, Língua Brasileira de SinaisResumo
Em tempos de pandemia e isolamento social, sem dúvidas, as mídias sociais para o uso educacional têm ganhado cada vez mais destaque. A partir deste novo momento de adaptações e estímulos criativos, este trabalho busca analisar e enfatizar a cultura surda e a influência das mídias no ensino da Língua Brasileira de Sinais, a Libras. É completamente possível explorar as potencialidades de contextos espontâneos e informais que ocorrem na Internet, pois o uso generalizado de redes sociais, vem despertando grande atenção por parte dos indivíduos, agregando e proporcionando várias vantagens no contexto educacional. A utilização desses recursos de ensino, diminui o nível de abstração dos interessados e aumenta o nível de percepção e prática dos que estão aprendendo e podem relacionar os conteúdos aprendidos com fatos reais do seu cotidiano. As redes sociais que serão expostas neste artigo são o Facebook, através da página “Fale Libras, fale com as mãos” e Instagram, onde ocorreu o projeto “Quarentena da Libras”, sendo compartilhados seus resultados, metodologia e aderência. No que tange à duração do projeto “Quarentena da Libras” começou com a ideia de durar somente o mês de março, mas o crescimento e a motivação dos participantes foi tão empolgante e inesperado, que durou quatro meses, totalizando 110 (cento e dez) lives diárias, com total de 1 (uma) hora cada uma. No que tange às interações e participações, era percebido vontade de aprender incessante o que tornava as participações mais motivadas e consequentemente o aprendizado era significativo. O projeto mostrou que de modo simples e prazeroso é possível despertar a curiosidade, a interação e o aprendizado significativo das pessoas para o tema da inclusão social, voltada para o surdo, em consonância com o ensino da Libras, tendo como cenário as mídias sociais que tanto fazem parte do cotidiano dos indivíduos.
Acesse o v´ídeo: https://youtu.be/xYJCwJm6C4o