Quarentena da Libras

mídias sociais na difusão da Língua Brasileira de Sinais

Autores

  • Estêvam Farias Sá

Palavras-chave:

Inclusão, Cultura Surda, Língua Brasileira de Sinais

Resumo

Em tempos de pandemia e isolamento social, sem dúvidas, as mídias sociais para o uso educacional têm ganhado cada vez mais destaque. A partir deste novo momento de adaptações e estímulos criativos, este trabalho busca analisar e enfatizar a cultura surda e a influência das mídias no ensino da Língua Brasileira de Sinais, a Libras. É completamente possível explorar as potencialidades de contextos espontâneos e informais que ocorrem na Internet, pois o uso generalizado de redes sociais, vem despertando grande atenção por parte dos indivíduos, agregando e proporcionando várias vantagens no contexto educacional. A utilização desses recursos de ensino, diminui o nível de abstração dos interessados e aumenta o nível de percepção e prática dos que estão aprendendo e podem relacionar os conteúdos aprendidos com fatos reais do seu cotidiano. As redes sociais que serão expostas neste artigo são o Facebook, através da página “Fale Libras, fale com as mãos” e Instagram, onde ocorreu o projeto “Quarentena da Libras”, sendo compartilhados seus resultados, metodologia e aderência. No que tange à duração do projeto “Quarentena da Libras” começou com a ideia de durar somente o mês de março, mas o crescimento e a motivação dos participantes foi tão empolgante e inesperado, que durou quatro meses, totalizando 110 (cento e dez) lives diárias, com total de 1 (uma) hora cada uma. No que tange às interações e participações, era percebido vontade de aprender incessante o que tornava as participações mais motivadas e consequentemente o aprendizado era significativo. O projeto mostrou que de modo simples e prazeroso é possível despertar a curiosidade, a interação e o aprendizado significativo das pessoas para o tema da inclusão social, voltada para o surdo, em consonância com o ensino da Libras, tendo como cenário as mídias sociais que tanto fazem parte do cotidiano dos indivíduos.

Acesse o v´ídeo: https://youtu.be/xYJCwJm6C4o

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

SÁ, E. F. Quarentena da Libras: mídias sociais na difusão da Língua Brasileira de Sinais. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 3, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/169. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão