Jogos teatrais na criação de processos para um espetáculo temático com alunos do Ensino Médio do IFF Quissamã

Autores

  • Maria Carolina Moura
  • Erwin Filho

Palavras-chave:

Jogos teatrais, processos de criação, ensino médio

Resumo

O relato de experiência tem a intenção de compartilhar processos estéticos na formação de espetáculos teatrais com alunos do Ensino Médio do IFF Quissamã, que atenderam uma demanda legítima da criação de seminários integradores para o estabelecimento de espetáculos temáticos que dialogaram as artes cênicas e a literatura, planejados e aplicados em encontros com base nos jogos teatrais da teatróloga e pedagoga Viola Spolin e da reformulação do espaço escolar do Jean-Pierre Ryngaert. Pesquisamos novas metodologias para construções de espetáculos teatrais a partir de processos que possibilitem o aluno a criar seu próprio arcabouço semântico. O projeto “Teatro Musicado Brasileiro: Improvisação e Criação” acolheu dois textos teatrais: “Os Cegos” de Maurice Marterlink e “O Bem-Amado" de Dias Gomes. O primeiro texto foi trabalhado a partir da estética simbolista, enfatizando jogos teatrais que propunham a agução dos sentidos (visão, tato, paladar e audição) para que fosse possível criar um espetáculo sensorial e fiel à estética proposta pelo autor. No “Bem Amado" buscou-se uma interpretação para o teatro de rua, a dramarticidade corporal, baseada na tradição oral e artística da commedia dell'arte. Estes trabalhos foram apresentados em novembro de 2018 no IFF Quissamã e colheu positivo retorno do corpo discente, sendo o mesmo capaz de formatar no corpo a dramaticidade e o compartilhamento de estruturas sociais e serem capazes de formar seu próprio repertório artístico.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

MOURA, M. C.; FILHO, E. Jogos teatrais na criação de processos para um espetáculo temático com alunos do Ensino Médio do IFF Quissamã. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/140. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Cultura e Educação