Fanzinoteca
promovendo a cultura do Zine e autoralidade
Palavras-chave:
fanzine, histórias em quadrinhos, cultura, arte, práticas de ensinoResumo
O projeto IFanzine promove regularmente oficinas de produção de zines que vêm sendo realizadas em parceria com instituições de ensino e culturais, cujo conteúdo é selecionado para publicação, resultando numa interlocução entre escola e comunidade, bem como a utilização do potencial criativo dos discentes na difusão e produção de saberes, envolvendo o trinômio ensino-pesquisa-extensão. Dentre as publicações oriundas das ações do projeto, destaca-se o fanzine Peibê, ganhador do Troféu Ângelo Agostini em 2016 e indicado para o prêmio internacional na categoria de quadrinhos independentes no Festival de Angouléme de 2019. O Peibê vem publicando HQs de artistas de diversas partes do país e de estudantes do Instituto Federal, não só do IFFluminense mas de outras unidades da rede profissionalizante pública federal, promovendo uma rica interação entre escola e comunidade, dando grande visibilidade ao projeto à nível nacional, como expoente entre projetos educacionais inovadores que trazem a cultura popular dos zines para o contexto da ensino-aprendizagem. Em outubro de 2017 o projeto conquistou um espaço físico para disponibilização do acervo de fanzines e publicações independentes reunidos pelo projeto em intercâmbio promovido com editores parceiros. Desde então, realiza-se neste espaço a capacitação de educadores para a empregabilidade dos zines em sala de aula, promovem-se exposições e lançamentos de publicações estas últimas com o protagonismo dos estudantes envolvidos pelo projeto, hoje afeitos à produção de revistas artesanais onde assumem sua autoria. A corporificação do projeto em um espaço que abriga os mais de 1000 exemplares de publicações paratópicas vem sendo ainda utilizado eventualmente por docentes para realização de trabalhos produzidos pelos estudantes, nos quais a confecção de fanzines se constitui não somente como ferramenta de produção textual mas também como método avaliativo. Pelo volume de realizações alcançadas pelo projeto é possível elencar resultados exitosos nesta prática educacional inovadora que integra fanzine e educação para o exercício da autonomia, da expressividade e autoria.