Diálogos entre o saber popular e o saber acadêmico

projeto IFES Pescador de Saberes, um estudo de caso

Autores

  • Maria Cláudia Ceribeli

Palavras-chave:

Diálogo entre saberes, Saber popular, Ifes pescador de saberes, Educação

Resumo

O projeto Ifes Pescador de Saberes: diálogos entre o saber popular e o saber acadêmico foi desenvolvido com a comunidade de Piúma, cidade do Espírito Santo e abordou diversas áreas do conhecimento, promovendo uma troca de saberes entre as pessoas que adquirem as técnicas do fazer em suas próprias práticas e experiências e docentes e acadêmicos do Ifes – Campus Piúma, oportunizando uma troca de conhecimentos que valorizou o saber popular e aproximou o saber acadêmico da realidade da comunidade, de forma que este pudesse conhecer as necessidades da comunidade e, através de pesquisas, promover o desenvolvimento cultural, social e econômico dessa população. Trata-se de um projeto de extensão e, como tal, atraiu a comunidade para os espaços do IFES, que, ao ouvir esse público, deu voz a esses sujeitos e valorizou o conhecimento popular e informal, porém eficaz, porque advindo da experiência dos sujeitos. O contato com as pessoas da comunidade foi realizado por meio de entrevistas, com convidados dessa comunidade que detinham saber reconhecido nas áreas de cultura, artesanato, música, História de Piúma, pesca, comércio varejista entre outros. As entrevistas e apresentações artísticas foram filmadas, fotografadas e podem ser utilizadas como material educativo, contribuindo para a formação e informação do público acadêmico do IFES, bem como do público em geral, visto que as filmagens estão disponíveis no Youtube, de forma a tornar esse conhecimento acessível a todos.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

CERIBELI, M. C. Diálogos entre o saber popular e o saber acadêmico: projeto IFES Pescador de Saberes, um estudo de caso. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/130. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura e Educação