Práticas de criação musical no IFES, campus de Nova Venécia
caminhos para utilização de novas tecnologias aplicadas à cultura
Palavras-chave:
Criação Musical, Educação Artística, Institutos Federais de Educação, novas Tecnologias CulturaisResumo
Apresentaremos aqui um relato de experiência sobre o processo de implementação de um projeto de ensino musical desenvolvido no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) campus Nova Venécia, direcionado para atividades de criação, produção e gravação musical. A ação foi intitulada de “Laboratório de Criação Musical” e vem sendo desenvolvida desde o ano de 2017 até a presente data (2019). O objetivo foi desenvolver a criatividade dos alunos, bem como ampliar os seus conhecimentos no que se refere às possibilidades adivindas com as novas tecnologias aplicadas às práticas artístico-culturais. Para tal, foi montado um estúdio de gravação amador no espaço do instituto, o qual permitiu a gravação de músicas e arranjos produzidos pelos estudantes. Essa atividade faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo realizadas no âmbito da instituição, com vistas à ampliação das vivências artísticas e culturais no campus. As mesmas são realizadas dentro e fora das aulas curriculares de Arte e estão pautadas em concepções e princípios teórico-metodológicos que partem do entendimento de que um ensino artístico consistente deve buscar ampliar e aprofundar a consciência de mundo dos indivíduos e o respeito à diversidade (PENNA, 2004). Cremos que as vivências artísticas escolares têm sido, cada vez mais, desafiadas a passar por uma série de transformações e as novas tecnologias provocam-nos a transformar os conceitos educacionais e as perspectivas didáticas (KRUGER, 2006). O projeto estruturou-se em 3 fases: 1) exploração e elaboração sonora; 2) interpretação da composição; 3) gravação da composição. Ao longo de quase dois anos de desenvolvimento cerca de 80 alunos participaram das atividades e foram compostas e gravadas 18 músicas. Como resultados podemos perceber o aprofundamento das vivências artísticas dos alunos em função das possibilidades apresentadas pelas novas tecnologias aplicadas à cultura.