Cultura corporal enquanto processo formativo
diálogos e vivências de um projeto cultural
Palavras-chave:
Cultura Corporal, Corporeidade, ExperiênciaResumo
Considerando a Corporeidade e sua potente discussão no campo pedagógico, problematizamos o indivíduo integral e suas possibilidades formativas permanentes, no movimento de pensar a educação dentro e fora da escola, os diálogos entre a escola e a sociedade e a cultura enquanto mediadora das experiências humanas e seus arredores. Sensibilizados pelos desafios contemporâneos como a crescente subtração do movimento corporal entre crianças e jovens; reafirmando o tripé formativo do IFFluminense ensino-pesquisa-extensão e suas interfaces integradoras; e ampliando as referências sobre manifestações corporais, apresentamos diálogos fomentados pelo Projeto Cultural “Cultura Corporal e atravessamentos cotidianos: a Corporeidade enquanto produção de entrelugares”, em desenvolvimento pelo IFFluminense, Campus Avançado Maricá. Tendo como interlocutor metodológico o Ciclo de Vivência em Cultura Corporal, salientando dois eixos temáticos – Circo e Trilhas e Caminhadas –, realizamos oficinas sobre a cultura popular, lúdica e estética circense em espaços- tempos escolares, municipais e intercampi, bem como ações-reflexões pautadas na importância do Se-Movimentar e do patrimônio e conscientização turístico-ambiental. Conjugando seus propósitos, o Projeto Cultural mediou produções subjetivas e socioculturais, tendo o movimento como uma reinvenção do patrimônio cultural da humanidade. No exercício político e pedagógico de pensar a escola com a sociedade, reiteramos as ações e intenções culturais nas instituições preocupadas com a formação integral dos indivíduos.