O designer como ferramenta da cultural digital
Palavras-chave:
cultura digital, designer, informaçãoResumo
O Congresso Regional de Cultura (CORCULT) é um evento realizado pelo Instituto Federal Fluminense com objetivo construir reflexões a partir dos saberes e fazeres educacionais e culturais. Priorizando o debate daqueles que produzem e consomem cultura e educação na região sudeste. Para isso, a estratégia de reunir agentes, produtores e gestores culturais, bem como estudantes e pesquisadores na área cultural e das artes busca congregar sujeitos que componham o público alvo do evento. Portanto, fez-se necessária a criação e desenvolvimento de uma identidade visual para o evento cuja principal forma de divulgação se deu sobretudo, pelo meio digital através da geração de conteúdos digitais. De acordo com Lévy (1999, p. 203) o ciberespaço encoraja uma troca recíproca e comunitária, enquanto as mídias clássicas praticam uma comunicação unidirecional na qual os receptores estão isolados uns dos outros, ou seja, a transmissão era feita de um para muitos e, por intermédio da internet, essa transmissão é feita de muitos para muitos, permitindo que o receptor simultaneamente seja o emissor. Dessa forma, o designer que, possui como matéria-prima a informação, mesmo sendo o agente produtor que promove a conexão entre o meio digital e o usuário através de uma interface, também interage com esse meio como usuário. A cultura digital é a cultura transmitida através dos meios digitais, onde se é possível encontrar novas formas de transmitir informação. Assim sendo, o objetivo do presente artigo é apresentar a identidade visual do CORCULT e sua interação com os usuários por intermédio dos meios digitais. É a cultura digital propagando e expandindo as formas de comunicação através da cultura, permitindo uma troca direta entre os agentes produtores da cultura e comunicação e os usuários.