O designer como ferramenta da cultural digital

Autores

  • Gabriela Dias da Silva Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro
  • Jonas Defante Terra Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

cultura digital, designer, informação

Resumo

O Congresso Regional de Cultura (CORCULT) é um evento realizado pelo Instituto Federal Fluminense com objetivo construir reflexões a partir dos saberes e fazeres educacionais e culturais. Priorizando o debate daqueles que produzem e consomem cultura e educação na região sudeste. Para isso, a estratégia de reunir agentes, produtores e gestores culturais, bem como estudantes e pesquisadores na área cultural e das artes busca congregar sujeitos que componham o público alvo do evento. Portanto, fez-se necessária a criação e desenvolvimento de uma identidade visual para o evento cuja principal forma de divulgação se deu sobretudo, pelo meio digital através da geração de conteúdos digitais. De acordo com Lévy (1999, p. 203) o ciberespaço encoraja uma troca recíproca e comunitária, enquanto as mídias clássicas praticam uma comunicação unidirecional na qual os receptores estão isolados uns dos outros, ou seja, a transmissão era feita de um para muitos e, por intermédio da internet, essa transmissão é feita de muitos para muitos, permitindo que o receptor simultaneamente seja o emissor. Dessa forma, o designer que, possui como matéria-prima a informação, mesmo sendo o agente produtor que promove a conexão entre o meio digital e o usuário através de uma interface, também interage com esse meio como usuário. A cultura digital é a cultura transmitida através dos meios digitais, onde se é possível encontrar novas formas de transmitir informação. Assim sendo, o objetivo do presente artigo é apresentar a identidade visual do CORCULT e sua interação com os usuários por intermédio dos meios digitais. É a cultura digital propagando e expandindo as formas de comunicação através da cultura, permitindo uma troca direta entre os agentes produtores da cultura e comunicação e os usuários.

Biografia do Autor

Jonas Defante Terra, Instituto Federal Fluminense

Licenciado em Matemática (2009) e em Teatro (2019) pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Mestre em Engenharia de Produção (2015) pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Educação a Distância (2012) pela Universidade Católica Dom Bosco. Desde 2002, atua como ator e maquiador do Grupo Nós do Teatro. Iniciou, em 2008, sua atuação no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) como Técnico Administrativo em Educação. Atualmente, é responsável pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, sendo responsável pela elaboração e gestão das políticas culturais, como também pelo fomento aos projeto culturais e de diversidade de todos os campi do Instituto. Coordena projetos culturais de extensão que têm a produção cultural como potência para a circulação de fazeres e para o intercâmbio de saberes artístico-culturais.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

SILVA, G. D. da; TERRA, J. D. O designer como ferramenta da cultural digital. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/11. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Cultura Digital e Contemporaneidade