Narrativas intermídia e participação

quando leitores tornam-se autores

Autores

  • Maiara Almeida

Palavras-chave:

Cibercultura, Narrativas Interativas, Cultura da Participação

Resumo

Com o advento das tecnologias digitais e a ascensão da cibercultura, a velha arte de se construir narrativas ganha novos contornos e possibilidades tanto no que diz respeito a sua leitura quanto a sua produção. De um lado, autores dispõem de recursos variados para a composição de narrativas híbridas e intermídia, que congregam elementos de diferentes mídias a fim de construir significados e experiências de leitura. Do outro lado, encontram-se os leitores, os quais, empoderados pela participação e interação aumentadas proporcionadas pelas novas tecnologias, buscam um papel mais incisivo na determinação dos rumos dos produtos culturais que acompanham. Assim, no escopo deste artigo, investigaremos como tal troca entre leitores e autor se dá em uma narrativa intermídia aberta – Homestuck (2009 - ), do estadunidesne Andrew Hussie - publicada em meio digital, a fim de apontar como tal relação pode se construir, buscando entender como as inserções dos leitores conciliam-se com as interferências do autor na construção de uma obra hipertextual, híbrida e fruto da cibercultura.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

ALMEIDA, M. Narrativas intermídia e participação: quando leitores tornam-se autores. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/10. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura Digital e Contemporaneidade