Eugenia e identidade brasileira

uma leitura de Canaã, de Graça Aranha

Autores

  • Fábio Rodrigo Penna IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Caio dos Reis Fernandes IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • José Vittor Barcellos Moura IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Kaio Carrero Marchetti IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Leonardo Costa Ramos IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • Pedro Lucas Carvalho França IFF - Campus Santo Antônio de Pádua
  • William Melo Marçal IFF - Campus Santo Antônio de Pádua

Palavras-chave:

Literatura; Pré-Modernismo; Identidade; Relações étnico-raciais; Eugenia.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o romance Canaã (1902), de Graça Aranha, considerando sua interpretação atual para o entendimento dos conflitos contemporâneos na cultura brasileira. Como método de análise, a obra Canaã, que aborda a imigração alemã em substituição à mão de obra escravizada negra, será abordada a partir do confronto entre visões antagônicas e do preconceito racial. Dessa maneira, discutiremos como o projeto eugenista da identidade nacional, por meio do processo de mestiçagem e de embranquecimento da população brasileira, propõe uma intepretação das relações etnicorraciais no Brasil.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é Racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ARANHA, Graça. Canaã. São Paulo: Ática, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>.

_______. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Etnicorraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, [s.d.]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/>

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla- São Paulo. 2013. Editora Martins Fontes, 2013.

MBEMBE, Achille. Necropolítica, seguido de Sobre el gobierno privado indirecto. Espanha: Editorial Melusina, 2011.

SEYFERTH, Giralda. Colonização, imigração e a questão racial no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 117-149, mar./maio, 2002. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i53p117-149. Acesso em: 15 mar 2020.

Downloads

Publicado

26.12.2022

Como Citar

Penna, F. R., Fernandes, C. dos R., Moura, J. V. B., Marchetti, K. C., Ramos, L. C., França, P. L. C., & Marçal, W. M. (2022). Eugenia e identidade brasileira: uma leitura de Canaã, de Graça Aranha. Congresso De Divulgação Científica, Cultural E Tecnológica Do IFF Pádua, 1. Recuperado de https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/article/view/1569

Edição

Seção

Resumos Simples

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)