Sarau Literário do IFF

Autores

  • Enzo Caitano Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana
  • Karina Hernandes Neves Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana

Palavras-chave:

Arte, Cultura, Escrita, Música

Resumo

O projeto Sarau do IFF: poesia, música e arte agrega um conjunto de ações que estimulam e promovem a leitura e a escrita de textos poéticos, além de apresentações musicais. É desenvolvido no âmbito do IFF Campus Bom Jesus e, em tempos pandêmicos, através das
redes sociais. Objetiva promover ações culturais (música, leitura poética, escrita poética, entre outras) a fim de desenvolver oportunidades de inclusão e socialização. Além disso, busca difundir a cultura brasileira, especialmente através da articulação entre música e poesia. No ano de 2020, em meio à pandemia, sendo um projeto aprovado no edital de bolsas Jovens Talentos com fomento FAPERJ (vigência 19/20), foi um dos projetos mais atuantes do nosso Instituto, tornando-se popular dentro e fora do IFF através das Lives e espetáculos virtuais, promovidos quinzenalmente em diversas redes sociais, especialmente o Instagram. Participou ativamente, como convidado, de mais de dez eventos naquele ano. Em 2021, além das Lives, realizou apresentação Musical no Encontrão de Cultura do IFF, no III Encontro de Cultura do IFF, no Abril Indígena, no Evento de Abertura do Curso de Formação de Novos Profissionais do IFF (Reitoria/IFF), no Circuito ITEP de Economia Solidária, promovido pela UENF, além de participar da organização e com apresentações musicais nos eventos “Arte e Cultura em Lives”, “2o Seminário Se Atualiza, Cientista!” e “IX Mostra do Conhecimento e II Feira de Oportunidades”. Encontra-se em fase de organização do evento de culminância, a realizar-se em dezembro próximo. O projeto realiza reuniões semanais virtuais de estudos, planejamento e alinhamento e estrutura-se no tripé: leitura – produção – apresentação artística. A avaliação das ações é positiva, tendo não apenas cumprido como superado os objetivos propostos.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

CAITANO, E.; HERNANDES NEVES, K. Sarau Literário do IFF. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 4, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/635. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagem literária como expressão de resistência e diversidade

Categorias