Recepção Teatral na Escola

Autores

  • Carolina Almeida Gomes Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci
  • Ana Carolina dos Santos Pedreiro Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci
  • Jéssica Alves Feitosa Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci
  • Majur Zeferino Jardim Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci
  • Roger da Silva Carlos Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci

Palavras-chave:

Recepção, Teatro, Pesquisa, Resistência

Resumo

O projeto “Recepção Teatral na Escola” tem como mote investigar as relações entre a pedagogia do teatro no âmbito escolar e o processo de recepção teatral. Seu principal objetivo é reconhecer de que modo as práticas pedagógicas teatrais desenvolvidas com estudantes do ensino médio do Instituto Federal Fluminense têm impactado os seus modos de leitura das artes cênicas.

Para tal objetivo, realizamos em 2021 exibições virtuais de espetáculos produzidos no contexto pandêmico, disponibilizados na plataforma youtube em canais abertos, como os do Sesc RJ e Sesc SP. Foram realizadas 3 exibições abertas para estudantes do Campus Cambuci e Campus Centro, respectivamente. Realizamos debates após as exibições com os grupos e questionários, a fim de produzir dados para posterior análise e reflexão que intenciona responder a seguinte questão: “Como o ensino de artes cênicas na escola influencia na leitura que os alunos fazem das obras teatrais?"

Apesar de considerarmos que o projeto foi realizado de forma satisfatória durante este primeiro ano de execução ainda não é possível tecer conclusão definitiva sobre a pergunta que nos propomos a responder. Ao questionar sobre como o ensino de artes na escola influencia na recepção de uma obra teatral criamos uma metodologia que nos auxiliasse a encontrar algumas pistas para esta respostas. No entanto nos deparamos com diversas variáveis que podem também influenciar na recepção de uma obra e que devem ser levadas em consideração numa análise mais aprofundada. Listamos aqui algumas:

1- Em quais circunstâncias a exibição da obra foi realizada?
2- Como o grupo foi preparado para recebê-la?
3- Qual o engajamento dos estudantes numa atividade escolar que não seja avaliativa?
4- Como a sobrecarga de estudos e tarefas escolares influencia na disponibilidade ou não do estudante para
a fruição?
5- O ambiente virtual favorece a aproximação do espetáculo com o público ou afasta?

Esses são alguns dos questionamentos que seguirão compondo as análises e futuras ações do projeto, não com o objetivo de formular uma resposta correta, mas de estabelecer parâmetros de reflexão sobre a relação entre ensino do teatro e fruição teatral.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

ALMEIDA GOMES, C.; ANA CAROLINA DOS SANTOS PEDREIRO; ALVES FEITOSA, J. .; ZEFERINO JARDIM, M. .; DA SILVA CARLOS, R. . Recepção Teatral na Escola. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 4, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/615. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Possibilidades e desafios no Ensino de Artes nas modalidades virtuais

Categorias