Àjoké

moda com identidade - empreendedorismo e relações étnico raciais

Autores

  • Luana de Almeida Ribeiro
  • Edy Lawson Silva Santos

Palavras-chave:

Moda Afro, Empreendedorismo, Cultura, Consumo

Resumo

A ÀJOKÉ: moda com identidade, é uma empresa genuinamente brasileira que traz como inspiração as cores e estampas dos tecidos nigerianos sem perder a brasilidade. A empresa acredita no poder da roupa que vestimos e na mensagem que eal trasmite. A roupa é nossa expressão, um ato político de empoderamento e representatividade. As roupas da ÀJOKÉ buscam resgatar, com orgulho, nossas origens ancestrais africanas a partir de modelos genuinamente brasileiros. O público alvo e principais clientes são mulheres negras de todo o Brasil de 20 a 40 anos, independentes, determinadas, fortes e criativas. A empresa trabalha no setor de confecções e moda afro brasileira. A ÀJOKÉ é uma loja virtual, criada como trabalho de conclusão de curso técnico em administração no IFRJ Campus São João de Meriti. Mais do que um negócio que visa única e exclusivamente o lucro, essa empresa traz para o seu trabalho uma pauta identitária de valorização da cultura Afro Brasileira. Ela acompanha a tendência de mercado de valorização da cultura Afro, a ampliação do acesso às redes sociais e meios de comunicação e o aumento de pessoas que se autodeclaram negras e assumem a identidade. Esse trabalho foi desenvolvido utilizando o plano de Negócio CANVAS e Análise estratégica de mercado. Ao longo do trabalho (que ainda está em fase de finalização e produção das primeira coleção piloto) é possível perceber a roupa como elemento de resgate e valorização da cultura AfroBrasileira. Um negócio tem desdobramentos sociais, culturais e políticos. Esse trabalho, mais que o processo de construção da empresa e posicionamento no mercado, alinha temas que parecem distantes e pode trazer a reflexão sobre as nossas empresas e organizações. Repensar as organizações, o consumo e produção e (re)produção.

Biografia do Autor

Luana de Almeida Ribeiro

Aluna do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus
São João de Meriti. Membro do NEABI – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do
IFRJ.

Edy Lawson Silva Santos

Diretor de Diversidades e Ações Afirmativas PROEX IFRJ, Docente do IFRJ – Instituto
Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

RIBEIRO, L. de A.; SANTOS, E. L. S. Àjoké: moda com identidade - empreendedorismo e relações étnico raciais. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/551. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Economia da Cultura e Empreendedorismo