Àjoké
moda com identidade - empreendedorismo e relações étnico raciais
Palavras-chave:
Moda Afro, Empreendedorismo, Cultura, ConsumoResumo
A ÀJOKÉ: moda com identidade, é uma empresa genuinamente brasileira que traz como inspiração as cores e estampas dos tecidos nigerianos sem perder a brasilidade. A empresa acredita no poder da roupa que vestimos e na mensagem que eal trasmite. A roupa é nossa expressão, um ato político de empoderamento e representatividade. As roupas da ÀJOKÉ buscam resgatar, com orgulho, nossas origens ancestrais africanas a partir de modelos genuinamente brasileiros. O público alvo e principais clientes são mulheres negras de todo o Brasil de 20 a 40 anos, independentes, determinadas, fortes e criativas. A empresa trabalha no setor de confecções e moda afro brasileira. A ÀJOKÉ é uma loja virtual, criada como trabalho de conclusão de curso técnico em administração no IFRJ Campus São João de Meriti. Mais do que um negócio que visa única e exclusivamente o lucro, essa empresa traz para o seu trabalho uma pauta identitária de valorização da cultura Afro Brasileira. Ela acompanha a tendência de mercado de valorização da cultura Afro, a ampliação do acesso às redes sociais e meios de comunicação e o aumento de pessoas que se autodeclaram negras e assumem a identidade. Esse trabalho foi desenvolvido utilizando o plano de Negócio CANVAS e Análise estratégica de mercado. Ao longo do trabalho (que ainda está em fase de finalização e produção das primeira coleção piloto) é possível perceber a roupa como elemento de resgate e valorização da cultura AfroBrasileira. Um negócio tem desdobramentos sociais, culturais e políticos. Esse trabalho, mais que o processo de construção da empresa e posicionamento no mercado, alinha temas que parecem distantes e pode trazer a reflexão sobre as nossas empresas e organizações. Repensar as organizações, o consumo e produção e (re)produção.