NEABI nas escolas
relato de experiência
Palavras-chave:
Relações Étnico-raciais, Extensão, NEABIResumo
Os NEABIs (Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) existem nos Institutos Federais no Brasil como núcleos de pesquisa e extensão voltados para o estudo da temática afro-brasileira, africana e indígena. Sendo assim, o NEABI nas Escolas é uma ação de extensão desenvolvida e realizada pelo NEABI do IFFluminense campus Campos Centro, com o intuito de expandir para a comunidade o que é discutido pelo núcleo acerca das questões afro-brasileiras e indígenas, e tendo como público-alvo turmas do Ensino Fundamental II e Médio, de escolas públicas de Campos dos Goytacazes. O trabalho é organizado em três fases: na fase 1 ocorre a seleção das escolas para execução das atividades; a fase 2 corresponde a preparação da Intervenção Pedagógica na Escola, delimitando o problema sobre o qual pretendemos atuar, definindo os objetivos e elaborando estratégias de ação (atividades e oficinas) a serem desenvolvidas; na terceira fase 3 acontece a execução, com a ida às escolas para a realização de oficinas, apresentação de filmes, debates e outras atividades definidas na fase de preparação (2). Os objetivos centrais são: o combate aos preconceitos, a aproximação dos discentes da História e da Cultura Afro-brasileira e dos temas atuais de debate em torno das relações étnico-raciais. Nesta comunicação apresentaremos um relato de experiência da aplicação da ação NEABI nas Escolas no Colégio Estadual Benta Pereira, localizado no distrito de Guarus, em Campos dos Goytacazes, no mês de maio deste ano. A partir dos resultados das atividades, pretendemos demarcar a necessidade de ações sistemáticas nas escolas de Educação Básica no sentido da valorização da cultura afro-brasileira e do consequente combate a práticas discriminativas que ainda são corriqueiras na sociedade brasileira.