Creontes

teatro na experiência da encruza

Autores

  • Eduardo Birclher Pinto
  • Alissan Maria Silva

Palavras-chave:

CreOntes, montagem teatral, direção pedagógica, afro-referência, Teatro

Resumo

O relato pretende compartilhar reflexões acerca do processo de construção artística do Ex-perimentral Grupo de Teatro, na montagem teatral “CreOntes”, tendo como eixo articulador a experiência vivida por um Licenciando em Teatro – IFF Campos Campus Centro, que se propõe a investigar a possibilidade de uma direção pedagógica encruzilhada à busca por elementos estéticos e valores culturais afro- referenciados na construção teatral. A construção de “CreOntes” é livremente inspirada na filosofia Kongo dos quatro momentos do Sol que, de acordo com estudos, remonta as experiências de motrizes culturais Bantu nas Américas, tendo reverberado em diversos simbolismos e aspectos presentes em nossa cultura, inclusive a abertura para abrigar a diversidade étnica. Assim, como deu meia-noite e o galo já cantou, o trabalho pretende sublinhar a necessidade de discussão sobre a presença destes conhecimentos na formação artística e docente do Teatro - que no caso específico desta experiência, se deu na extrapolação dos currículos acadêmicos - , bem como na cena teatral campista. Dessa maneira, o trabalho demonstra esforços de pesquisa em torno de giros e eixos outros que se suleam na busca por uma cosmoexperiência no Teatro.

Biografia do Autor

Eduardo Birclher Pinto

Licenciando em Teatro – IFF; Participante do Projeto de Extensão Coletivo Artístico Saravá – IFF;
Estagiário de Teatro na Superintendência da Igualdade Racial de Campos dos Goytacazes.

Alissan Maria Silva

Doutoranda em Artes Cênicas - PPGAC -UNIRIO; Profa EBTT – IFF- Licenciatura em Teatro; Bolsista
CAPES – Programa Prodoutoral Docente).

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

PINTO, E. B.; SILVA, A. M. Creontes: teatro na experiência da encruza. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/427. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Diversidade Étnico-Racial e Cultura