Creontes
teatro na experiência da encruza
Palavras-chave:
CreOntes, montagem teatral, direção pedagógica, afro-referência, TeatroResumo
O relato pretende compartilhar reflexões acerca do processo de construção artística do Ex-perimentral Grupo de Teatro, na montagem teatral “CreOntes”, tendo como eixo articulador a experiência vivida por um Licenciando em Teatro – IFF Campos Campus Centro, que se propõe a investigar a possibilidade de uma direção pedagógica encruzilhada à busca por elementos estéticos e valores culturais afro- referenciados na construção teatral. A construção de “CreOntes” é livremente inspirada na filosofia Kongo dos quatro momentos do Sol que, de acordo com estudos, remonta as experiências de motrizes culturais Bantu nas Américas, tendo reverberado em diversos simbolismos e aspectos presentes em nossa cultura, inclusive a abertura para abrigar a diversidade étnica. Assim, como deu meia-noite e o galo já cantou, o trabalho pretende sublinhar a necessidade de discussão sobre a presença destes conhecimentos na formação artística e docente do Teatro - que no caso específico desta experiência, se deu na extrapolação dos currículos acadêmicos - , bem como na cena teatral campista. Dessa maneira, o trabalho demonstra esforços de pesquisa em torno de giros e eixos outros que se suleam na busca por uma cosmoexperiência no Teatro.