Plano de Cultura do IFFluminense

construção, referências e avaliação preliminar

Autores

  • Kátia Macabu de Sousa Soares Instituto Federal Fluminense
  • Jonas Defante Terra Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

plano de cultura, investimento em cultura, cidadania cultural, gestão da cultura

Resumo

Os meandros da elaboração e implantação do Plano de Cultura institucional em meio a situações políticas ainda nebulosas em ambiente de gestão do IFFluminense que passa a incluir a Cultura como um dos pilares para a formação cidadã de seus estudantes e servidores. Estratégias de participação colaborativa na construção do Plano, incluindo a consulta pública on line. Adoção de referências no Plano Nacional de Cultura e no Plano de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Após aprovação por todas as instâncias da gestão institucional, como se apresenta o Plano? Como o Plano de Cultura dialoga com o Plano de Desenvolvimento Institucional, recentemente aprovado? Avaliação preliminar de como o Plano de Cultura está impactando os ambientes formativos dos diversos campi do IFFluminense. Haveria já alguma mudança sob o ponto de vista da gestão dos campi? Como está se dando o apoio financeiro para os grupos artísticos e para os projetos de extensão na área cultural? Os programas de diversidade cultural ampliaram suas abrangências ou minguaram? Está havendo investimento em cultura nestes campi? Há, por parte do setor cultural da reitoria, alguma estratégia de ação que busque cumprir as metas do Plano? Ao longo do artigo, estas indagações serão respondidas para dar visibilidade a todos quantos se dedicaram à construção do Plano de Cultura do IFFluminense e aos que dele poderão se beneficiar a médio e longo prazos.

Biografia do Autor

Kátia Macabu de Sousa Soares, Instituto Federal Fluminense

Professora do Instituto Federal Fluminense de 1992 a 2017. Primeira coordenadora de
Políticas Culturais e Diversidade. Aposentada.

Jonas Defante Terra, Instituto Federal Fluminense

Licenciado em Matemática (2009) e em Teatro (2019) pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Mestre em Engenharia de Produção (2015) pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Educação a Distância (2012) pela Universidade Católica Dom Bosco. Desde 2002, atua como ator e maquiador do Grupo Nós do Teatro. Iniciou, em 2008, sua atuação no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) como Técnico Administrativo em Educação. Atualmente, é responsável pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, sendo responsável pela elaboração e gestão das políticas culturais, como também pelo fomento aos projeto culturais e de diversidade de todos os campi do Instituto. Coordena projetos culturais de extensão que têm a produção cultural como potência para a circulação de fazeres e para o intercâmbio de saberes artístico-culturais.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

SOARES, K. M. de S.; TERRA, J. D. Plano de Cultura do IFFluminense: construção, referências e avaliação preliminar. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/419. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Democracia, Gestão e Políticas Públicas para a Cultura