A análise discursiva de graffitis através da expressão cultural e suas produções de sentido na Avenida 15 de novembro de Campos dos Goytacazes

Autores

  • Alzira Cunha

Palavras-chave:

Expressão Cultural, Análise Discursiva e Produção de Sentido

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise a partir da abordagem de alguns dos conceitos chaves dentro da Análise do Discurso, por meio dos códigos discursivos de interpretação da representação cultural da história Campista, presentes na expressão artística dos Graffitis da avenida 15 de novembro de Campos dos Goytacazes. Portanto, haverá uma analogia de determinados conceitos do estudo levantado, com algumas das imagens das obras escolhidas e assim, constatar a relação entre a perspectiva teórica com a representação da interpretação prática. Além disso, partindo desse pressuposto levantado, por intermédio do Discurso de liberdade abordado em determinadas obras, será apresentado um caminho de comunicação deste, com o conceito de heterotopias, que também está retratado nas mensagens visuais da arte manifestada. Pretende-se, assim, apresentar a construção entre a linguagem discursiva expressada e sua mensagem no campo cultural exposto nas vertentes das obras. Logo, o exposto escrito visa nortear como o dado parecer do processo interpretativo das mensagens visuais, presentes na representação cultural de forma concisa e analógica, como é uma atividade atemporal e constante nas relações sociais e individuais cotidianamente.

Biografia do Autor

Alzira Cunha

Licencianda em Letras (IFFluminense campus Campos Centro), voluntária do
projeto Heterotopias no ambiente escolar – mapeamento e reflexão sobre estratégias de gestão
e sustentabilidade de espaços culturais em instituições de ensino.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

CUNHA, A. A análise discursiva de graffitis através da expressão cultural e suas produções de sentido na Avenida 15 de novembro de Campos dos Goytacazes. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/302. Acesso em: 3 maio. 2024.