Teatro musicado brasileiro

a transversalidade das artes da cena e seu território

Autores

  • Erwin Wagner Filho

Palavras-chave:

Teatro Musicado, Música, Dança

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados do trabalho educativo, cuja metodologia aplicada foi construída a partir de experiências das artes da cena, como atividade didática centrada na descoberta de seus signos e códigos, transversalizando a linguagem teatral com a dança e a música, cuja iniciação ao teatro e cinética por ele proposta funcionou como ligação entre as diversas linguagens artísticas. Teatro é corpo, e nele se potencializa a expressão artística; dança é corpo; voz é corpo; ouvir e reproduzir o som é corpo. Portanto, essa proposta, contribuiu para que os estudantes do campus Quissamã, a comunidade local, em uma troca com os licenciandos em Teatro e Música, puderam através de oficinas com jogos teatrais, exercícios de consciência corporal, fundamentos da musicalidade e montagens cênicas, expandir seu repertório artístico, como apreciadores críticos e conscientes da visão de mundo que a arte traduz, tornando-os capazes de montar processos artísticos refletidos pela cotidianidade da sua região, sua identidade individual e coletiva. Além disto, o projeto permitiu que os integrantes como estudantes-artistas fossem promotores e formadores de sua própria criação e expressão artística, fazendo-os protagonistas de sua história e do seu tempo, no exercício de sua cidadania.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

FILHO, E. W. Teatro musicado brasileiro: a transversalidade das artes da cena e seu território. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/287. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura e Educação