O teatro de sombras corporal e o uso das TIC na sala de aula

Autores

  • Ana Carolina Berto
  • Fabiano Silva

Palavras-chave:

teatro, sombras, TIC, arte e educação

Resumo

O resumo tem o objetivo de compartilhar uma experiência realizada no curso de Licenciatura em Teatro do IFF campus Campos Centro. Trazendo uma proposta para o ensino de arte associando o milenar teatro de sombra às novas configurações tecnológicas no ensino através das TIC. A proposta apresenta o ensino das artes do corpo através do tecido e da luz oposta que criam e constituem o teatro de sombras corporal. Com objetos de fácil acesso, como tecido branco e lanterna de celular, numa sala escura, criando o teatro de sombras. Nossa experiência é uma possibilidade de desenvolver o corpo e suas capacidades criativas e motoras. Ideal para iniciantes no teatro, pois acolhe aqueles que têm timidez de falar e se apresentar diante de uma plateia. Nesta vivência o participante apenas usa o seu corpo e seus movimentos para criar figuras e situações, sem precisar aparecer para o público. Ao final, a prática é filmada e postada na plataforma de vídeos “Youtube”, obtendo uma animação em 2D. Este é um projeto interdisciplinar, unindo saberes da arte e colocando o discente de frente às novas tecnologias, tão discutidas na educação. Assim, as TIC, presentes na vida dos alunos, estabelecem uma relação entre, escola e saberes desenvolvidos por ela. Trazendo para o contexto educacional, celulares e vídeos produzidos por estes, como parte da escola. Desta forma, utiliza-se, a fusão entre a arte motora e corporal, associada às novas tecnologias, visando o aprimoramento dos processos de arte e educação.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

BERTO, A. C.; SILVA, F. O teatro de sombras corporal e o uso das TIC na sala de aula. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/278. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura e Educação